Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

MINISTÉRIO RECONHECE SITUAÇÃO EMERGÊNCIA EM POÇO VERDE

Reconhecida situação de emergência em mais 26 cidades de seis estados

Medida da Defesa Civil se dá em função de ocorrências diversas como enxurradas, vendavais, chuvas, inundações e estiagem

Brasília-DF, 23/06/17 – A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em 26 municípios dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo, afetados por enxurradas, vendavais, chuvas intensas inundações e estiagem.

Nas cidades de Riacho de Santana (BA), Nova Porteirinha (MG) e Poço Verde (SE), os reconhecimentos federais são decorrentes do extenso período de estiagem. Em Palmital (PR) e nas gaúchas Canoas e Porto Vera Cruz (RS), a medida advém dos vendavais e inundações. Já situação de emergência em Jaguariaiva e Rosário do Ivaí, ambas no Paraná, Matão, em São Paulo, e Arroio do Sal, Cândido Godói, Ciríaco, Constantina, Entre-Ijuis, Liberato Salzano, Mato Leitão, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Porto Lucena, São Nicolau, Seberi, Tapejara, Três Palmeiras, Viadutos, Vista Gaúcha e Vitória das Missões, essas todas no Rio Grande do Sul, são decorrentes das chuvas intensas e enxurradas.

Procedimentos – A medida, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23), permite às prefeituras solicitarem apoio federal para ações de socorro e assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.  A portaria tem vigência por 180 dias e segue critérios fixados pela Instrução Normativa nº 2, que define procedimentos da Defesa Civil Nacional para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública decretada por municípios, estados e Distrito Federal.

Auxílio emergencial – Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Acesse a portaria.

Ministério da Integração Nacional

Leia também