Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

DISCUSSÃO SOBRE TROCA DE PARTIDO É LONGA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As declarações do governador Jackson Barreto (PMDB) sobre a possibilidade de trocar de legenda, deixando o seu partido e ingressando na sigla Podemos, geraram uma série de comentários nos papos políticos de mesas de restaurantes e nos bastidores dos gabinetes. Todos os seus aliados não negam que o acompanham em possível nova trajetória partidária, com o objetivo de manter o bloco fortalecido.

Dois fatos podem influenciar a troca de partido pelo governador. O principal são o desprezo e indiferença com que o Palácio do Planalto trata o Governo de Sergipe, em termos de liberação de recursos para a realização de obras e na estrutura da sigla em âmbito federal. O isolamento de um governante dentro da concepção política em detrimento de posições passadas, não o anima a continuar sob o domínio de uma estrutura que começa a perder a credibilidade do povo.

O outro fato é a possibilidade do PSDB aceitar uma composição com o PMDB nas eleições de 2018. A análise é que nesse cenário, ainda incerto, haverá dificuldade no pleito estadual, que naturalmente deve acompanhar a decisão nacional. Será muito difícil para Jackson ter que se submeter a um entendimento com adversários, porque pode dificultar o lançamento de uma chapa majoritária do seu bloco.

Há um, porém, o PSDB está nesse chove não molha. Sair ou não da base aliada a Temer é a grande questão. O próprio Eduardo Amorim defende abertamente o desembarque do tucanato do Governo Temer. Como ele, vários outros integrante do partido defendem essa posição, como é o caso, inclusive, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Isso pode acontecer antes que haja quaisquer chances de composições, levando em consideração as denúncias contra Temer na Justiça.

A decisão de JB de deixar o PMDB passa pela posição do PSDB em sair ou ficar no Governo e por uma reavaliação do tratamento a ele como governador de Sergipe.

ESPERA PELO PLENÁRIO

O Planalto vai ficar na expectativa e por isso não pretende retirar cargos indicados pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) em Sergipe. Ele votou contra a reforma trabalhista.

Resolveu esperar pelo comportamento do senador em plenário.

POSIÇÃO JÁ DEFINIDA

Eduardo Amorim, entretanto, não está preocupado com essa chance do Planalto, porque já decidiu que manterá seu voto contra a Reforma Trabalhista.

Não tem mais no que recuar…

QUESTÃO DE COMPOSIÇÃO

Um aliado de primeira hora de Jackson Barreto avaliou ontem que possível alinhamento do PSDB com PMDB pode ser um dos motivos para os entendimentos com o Podemos.

– Se o PSDB compor com o PMDB fica difícil Sergipe seguir essa aliança.

DEPENDE DAS REGRAS

A mesma fonte diz que “enquanto não houver uma redefinição da legislação eleitoral, revelando novas regras e complicado uma troca de partido, tudo fica em dúvida”.

Acha que se o PSDB sair do Governo não há necessidade de trocar de legenda.

NÃO SERÁ SURPRESA A TROCA

Para o aliado, não será surpresa Jackson Barreto tomar a decisão de trocar de legenda, porque ele está sentindo dificuldades junto ao Governo Federal.

Mas diz que isso só será definido bem mais adiante.

NÃO ACREDITA EM SAÍDA

O presidente do PSDC, Cicinato Jr, não acredita que Jackson Barreto deixe o PMDB: “ele não vai perder o precioso tempo de propaganda político-partidária”.

– Muito menos o fundo partidário, avalia.

PARA JB SE VALORIZAR

Cicinato diz que o presidente Michel Temer ‘já era’ do ponto de vista político-eleitoral: “posso apostar que essa de trocar de partido é para se valorizar”, disse.

Admite que Jackson Barreto tenha um plano ‘B’.

TRANSCENDE AO PARTIDO

Cicinato Jr ainda acha que a força eleitoral de Jackson Barreto transcende a qualquer partido, tanto que ele tem uma história em diferentes legendas.

– Não haverá problema de JB ser candidato a senador pelo PMDB.

NOVOS NOMES AO PODEMOS

Chega a informação de que os deputados Gilmar Carvalho (sem partido) e Fábio Reis (PMDB) também foram convidados a se filiarem ao Podemos.

Ainda não manifestaram suas posições…

VOTAÇÃO EM LULA DA SILVA

O presidente de um partido aliado do bloco liderado por Jackson diz que “ele pretende votar em Lula para presidente da República em 2018”.

E apelou: “Deus livre a gente de um novo Governo de Lula”.

ANDRÉ AINDA NÃO SE ANIMA

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), acha que, com Jackson acenando para trocar de partido, poderá voltar a ser convidado para filiar-se ao PMDB.

André tem mais espaços no PSC e se sente confortável.

TEM OS PRÓS E OS CONTRAS

Numa análise rápida, existem prós e contras para André Moura trocar o PSC pelo PMDB. Terá mais espaço na TV e maior fundo de participação.

O contra é que o PMDB está lotado de caciques…

TEM MUITAS PENDÊNCIAS

De qualquer forma essas mudanças partidárias vão depender das novas regras do jogo para as eleições, porque há muitas conquistas e interesses políticos em jogo.

Tudo terá que ser muito bem planejado.

SÃO JOÃO EM ITAPORANGA

André Moura desembarcou quinta-feira na praça de eventos de Itaporanga D’Ajuda com uma caravana de aproximadamente 30 lideranças que o apóiam.

Prefeitos, vereadores, ex-deputados e deputados estavam ao seu lado.

PODERES DE AUMENTO

A votação que retirou poder da Câmara Municipal e passou para o prefeito Edvaldo Nogueira decidir o aumento de ônibus, não teve apoio da oposição.

Os sete vereadores do bloco oposicionista votaram contra.

SURPRESA FOI O CABO

A surpresa, segundo um dos vereadores, foi o Cabo Amintas, ferrenho opositor, votar com a bancada de apoio a Edvaldo, autorizando-o a aumentar passagens.

– O que levou Amintas a esse voto? Será que mudou de bancada?

FOTO REVELA DISTÂNCIA

Foto enviada por um político mostra como André Moura e Eduardo Amorim estão tão distantes nas festas juninas que frequentam pelo interior.

A legenda diz: os dois já não falam mais a mesma linguagem.

REUNIÃO SOBRE O LIXO

Aconteceu em gabinete de um órgão de comunicação a discussão sobre a questão do lixo em Aracaju, com a participação de um promotor.

O documento foi registrado em cartório. Aguardem

Notas

Capela Santo Antônio – José Carlos Machado (PSDB) acompanhou Suzana Valois, que representava a comunidade do bairro Farolândia, para audiência com o presidente da Emurb, Antônio Sérgio Ferrari.  Machado defendeu um pleito antigo dos moradores que é a construção da Capela Santo Antônio.

0x0

Grana para Demóstenes – Segundo o site Congresso em Foco, mesmo afastado do Ministério Público, ex-senador Demóstenes Torres recebeu em média R$ 45 mil mensais entre salários e outras verbas. Demóstenes conseguiu anular na Justiça grampos de conversas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

0x0

Envelope com fezes – Segundo o IG, Alguns gabinetes de Ministérios e do Congresso receberam nos últimos meses correspondências indigestas: dentro do envelope, com os respectivos endereços, papéis higiênicos sujos de fezes. Na sexta-feira passada que recebeu um envelope do tipo foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

0x0

Festa em Capela – A cidade de Capela realiza, a partir de quinta-feira, o São Pedro mais animados dos últimos anos. Animado e caro. A busca pelo mastro será acompanhada por Bel Marques e as atrações da noite vão levar milhares de pessoas ao município. Os festejos só terminam no domingo, dia 02 de julho.

0x0

Gleisi fala da Justiça – A presidente do PT, Gleisi Hoffmann lamentou que o poder Judiciário atualmente esteja tendo uma atuação política e garantiu que “o juiz Sérgio Moro, pelo estado democrático de direito, observando o devido processo legal, só pode absolver Lula, não pode condená-lo”. A senadora disse isso em Fortaleza.

0x0

Livra de ser multado – A Câmara concluiu na aprovação de projeto que livra motorista de ser multado quando não estiver com a carteira de habilitação ou o documento do veículo no momento em quer for abordado, nos casos em que policial possa fazer a checagem das informações via consulta das informações nos bancos de dados oficiais.

Conversando

Mudança repercute – Repercutiram nos meios políticos as declarações do governador Jackson Barreto de que poderia trocar o PMDB pelo PODEMOS.

Ainda não sabia – Até ao meio-dia de ontem o secretário de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB) ainda não sabia sobre a possível troca.

Única filiada – A prefeita de Capela, Sylvani, é a única filiada ao PODEMOS em Sergipe, ao lado do marido Manuel Messias Sukita, que tem mandato.

Saque do PIS – O PIS/Pasep estará disponível para saque até a próxima semana. Quem trabalhou com carteira assinada até 2015 pode ter direito a dinheiro extra este ano.

Sargento Edgard – A justiça não é cega, não é justa e tão pouco imparcial. Tudo depende do status e quanto dinheiro uma pessoa tem para contratar advogados.

Área apertada – Sem a realização do Forró Caju, os festejos juninos na orla de Atalaia atrai milhares de pessoas e torna a área ‘apertada’.

Arraiá do Povo – Jackson Barreto, ao lado do vice Belivaldo Chagas, abriram na quinta-feira os festejos juninos do chamado “Arraiá do Povo, na praia da Atalaia”.

Nada atrapalha – As chuvas continuam em Sergipe mas não atrapalham os festejos juninos. O povo vai para o arrasta-pé mesmo sob intensa chuvarada.

Políticos na festa – A presença de um maior número de políticos nas festas do interior demonstra que as eleições já estão pegando para valer.

Leia também