Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Oposição se divide em Sergipe e Belivaldo segue construindo seu espaço!

Habacuque Villacorte

A política é algo subjetivo, passível de uma série de interpretações. Mas dentro desse sistema, existem uma série de fatores, dentre eles o processo eleitoral. Neste caso, a subjetividade sai um pouco de cena e passa a valer a ciência dos números, a frieza do quantitativo, onde nem sempre vence a melhor proposta ou o melhor candidato, mas aquele que obteve mais votos na urna eletrônica. Estamos em meados de 2017, há mais de um ano da eleição de 2018, mas por mais que alguns setores não queiram fazer esta leitura, está claro que a campanha já está em pleno vapor.
Em Sergipe o histórico já comprova que não há espaço para uma “terceira via”, ou seja, passam décadas de embates políticos, sempre entre dois agrupamentos, sempre com as mesmas figuras e com poucas transformações: só o que muda é este ou aquele político que horas está atuando em um agrupamento e que tempos depois está em outro. As propostas “alternativas” a este sistema ainda são “embrionárias”, ricas do ponto de vista ideológico, mas carentes de densidade, sem volume e poder de mobilização. O atual sistema eleitoral dificulta, inclusive, uma renovação nos quadros atuais.
Ainda muito confusa, a oposição ao governo de Jackson Barreto (PMDB) segue bastante desentrosada e desencontrada. Instável, vaidosa e completamente dividida. É uma constatação que o governador não “deslancha”, que seu governo não avança e a prova disso é o seu percentual de rejeição. Mas ainda assim a leitura global é que JB é um candidato com grande potencial para conquistar uma das duas vagas de senador em 2018, seja pela força do Executivo, seja pela falta de foco da oposição. E o que parecia improvável já é uma realidade que começa a ser avaliada: o governo atual ainda pode ser continuado.
E isso não é nenhuma mágica! Em 2014, por exemplo, a soberba da oposição elegeu Eduardo Amorim (PSDB) governador com bastante antecedência. Na urna eletrônica deu Jackson Barreto com uma vitória massacrante. A oposição blefou tanto que, na convenção para apresentar a chapa majoritária, não havia uma definição sobre o candidato a vice. Tanta vaidade e desorganização resultou em uma derrota difícil de digerir. Há quem diga que faltou até a estrutura financeira para bancar a campanha. Pelo visto o agrupamento apostou que venceria aquele pleito apenas com o discurso do “já ganhou”.
A política de Sergipe atravessa um momento diferenciado. O deputado federal André Moura (PSC) é o líder do governo no Congresso Nacional. Um feito inédito em Sergipe e ele tem feito valer a posição de prestígio, viabilizando obras e recursos financeiros para todo o Estado, inclusive para seus adversários tradicionais como o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), e para o próprio JB. Especula-se muito sobre uma candidatura de André ao governo. Inteligente, o parlamentar não se manifesta neste sentido e faz seu trabalho, deixando no ar a dúvida sobre 2018: reeleição, Senado ou Governo.
Mas mesmo com todo este prestígio todo de André, aliados como os senadores Eduardo Amorim e Valadares (PSB) são abertamente contrários às reformas propostas pelo presidente da República e o líder do PSB, por exemplo, uma das referências da oposição em Sergipe, acaba de anunciar seu rompimento político com o governo Temer. Aí como perguntar não ofende: vai romper com André também? Em meio a todo essa turbulência, Belivaldo Chagas (PMDB) segue tocando seu trabalho, sem barulho, despachando e atendendo todo mundo, visitando comunidades e participando de inaugurações. Sem ser notado, vai construindo seu espaço. Até então aparece lá embaixo nas pesquisas. Mas 2014 serve de aprendizado e que depois não vejam com surpresa quando as urnas se abrirem…

Veja essa!
Por mais que a oposição tente contestar o governo de JB, ela precisa se encontrar primeiro. Em BSB, aliados se dividem e confrontam a respeito da presidência da República. É evidente que essa ruptura terá reflexos em Sergipe…

E essa!
Falta na oposição a presença efetiva de um líder efetivo como Edivan Amorim, que montou toda uma estratégia para Eduardo em 2014, mas não tinha como ganhar a eleição para o irmão sozinho. Amorim segue afastado do processo político de Sergipe. Está focado em sua vida empresarial…

Sumiram
Nomes importantes no processo político para a oposição como os empresários Augusto Franco Neto e Ricardo Franco optaram pelo afastamento e também estão centrados em suas empresas, como fizeram anteriormente Marcos e Albano Franco. Nem o ex-prefeito e ex-deputado Zé Franco está se expondo. A Família, por enquanto, dá sinais que ficará longe da política…

E o exemplo?
Uma autoridade sergipana propaga pelos quatro cantos o ponto eletrônico que fora implantado recentemente em um determinado órgão público. Mas como “em casa de ferreiro o espeto é de pau”, o danado tem no seu convívio gente que atua no serviço público há anos e, pelo visto, nunca soube o que é bater um ponto. Estamos em Sergipe…

Sem piso
Os professores da Rede Municipal de Aracaju paralisaram suas atividades, por 24 horas, para protestar contra o prefeito Edvaldo Nogueira e sua vice Eliane Aquino (PT) pelo não pagamento do piso nacional do Magistério. E pensar que a Educação seria uma das prioridades da nova gestão…

Sem Saúde            Também paralisaram as atividades em advertência algumas categorias da Saúde de Aracaju. A turma que cansou de protestar, durante o último ano da gestão de João Alves Filho (DEM), segue a sina agora com Edvaldo e Eliane. A promessa da PMA é por uma contraproposta em reunião agendada para o próximo dia 3.

Cadê o hospital?
A TV Sergipe visitou o “canteiro de obras” do Hospital do Câncer que, cuja ordem de serviço já foi dada em fevereiro, mas até agora, aparentemente, nada saiu da terraplanagem. Enquanto isso o Movimento Mulheres de Peito, composto por pacientes oncológicas do SUS, segue reivindicando pelas promessas não cumpridas do governo.

Cresce pra baixo
Para justificar a falta de homens trabalhando no “canteiro de obras” do Hospital do Câncer de Sergipe, o secretário de Saúde, Almeida Lima, responsável pelo pagamento das faturas, justificou para a TV Sergipe que no momento a obra “cresce para baixo”, quando as estacas estão sendo fincadas. Com todo respeito ao auxiliar de JB, para este colunista só o que cresce para baixo, além das obras do Hospital, é rabo de cavalo…

Valadares I
O senador Valadares agradou a muita gente em Sergipe que não está satisfeita com o governo de Michel Temer. O líder do PSB encaminhou uma mensagem ao presidente da República anunciando o rompimento político e entregando todos os cargos indicados por ele. “Não apoio a um governo que adota a retaliação para obter apoio incondicional”.

Valadares II
Vale lembrar que sobre o histórico de Valadares, apesar de muita gente criticar sua forma de fazer política, não aparece nenhuma mácula, mesmo após essa onda de investigações, delações e denuncismos que tomaram conta do País. Valadares ainda é uma opção da oposição para o Governo ou até mesmo para o Senado.

Lixo I
O prefeito Edvaldo Nogueira apresenta, na manhã desta terça-feira (27), o edital da licitação definitiva da limpeza pública de Aracaju. O anúncio ocorrerá às 8h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Com a apresentação, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) lançará a concorrência pública de todos os serviços relacionados à limpeza do município.

Lixo II
Os detalhes relacionados à apresentação do edital foram discutidos em reunião realizada, na tarde dessa segunda-feira (26), no gabinete do prefeito, da qual participaram o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, o secretário municipal de Finanças, Jefferson Passos, e o secretário da Comunicação, Luciano Correia.

Socorro I
O morador de Nossa Senhora do Socorro, Uilliam Pinheiro, denuncia que o Governo do Estado de Sergipe, através da DESO, iniciou a obra de implantação da rede de esgoto no bairro do Parque dos Faróis no ano de 2014, que segundo ele encontra-se paralisada desde o fim de 2015.

Socorro II
“Durante a obra, a empresa contratada escavava crateras para colocar os bueiros, as manilhas e caixas de esgoto, entretanto após a colocação das tubulações não restaurava o calçamento corretamente deixando as ruas péssimas condições”, relata o morador.

Dinheiro pelo ralo
“O dinheiro público está sendo desperdiçado duas vezes: primeiro, o dinheiro gasto nos calçamentos está indo para o ralo e segundo os bueiros e encanamentos feitos na REDE de ESGOTO devido ao tempo parado da obra estão ficando deteriorada sendo necessário realizar o serviço tudo de novo”, denuncia o morador.

Alô MPE!
O Ministério Público já foi provocado por manifestação formal dos moradores e aguardam que o MPE auxilie nessa luta. Os moradores do Parque dos Faróis exigem uma resposta da DESO e do Governo do Estado em relação aos transtornos provocados pela obra que era para trazer benefícios, porém está sendo um pesadelo.

Amorim I
Com objetivo de colocar um ponto final na grande repercussão que foi realizada diante do seu voto contrário à Reforma Trabalhista na Comissão de Assistência Social do Senado, o senador Eduardo Amorim (PSDB) disse que “fiz a vontade do povo. O meu mandato é pra representar o povo, por isso o meu posicionamento em relação ao voto contrário sobre a Reforma Trabalhista”.

Amorim II
“Reafirmo que só defendo o que acredito, e eu não podia admitir que o trabalhador brasileiro pagasse por essa conta tão absurda”, reafirmou Eduardo, completando que a coerência é um atributo pouco utilizado no meio político, onde muito se promete e pouco se cumpre, e que ele acredita ainda que por isso houve tanto alvoroço com seu posicionamento, segundo ele embasado nos seus princípios e valores.

Maria Mendonça
A deputada estadual Maria Mendonça (PP) lamentou a ausência de políticas públicas que garantam o enfrentamento às drogas em Sergipe. Em pronunciamento, quando se celebra o Dia Internacional de Combate às Drogas, a parlamentar cobrou a execução de quatro proposituras de sua autoria (Leis 8.175, 7809 e 7.707) bem como a Indicação 173/2015, que sugerem iniciativas de prevenção e redução dos danos provocados pelo uso de entorpecentes.

Homenagem
O grande expediente da sessão plenária dessa segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa de Sergipe, foi reservado a uma palestra proferida pelo deputado Vanderbal Marinho (PTC), sobre os 80 anos da Sociedade Médica de Sergipe (Somese). Na oportunidade, o parlamentar e o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PMFB) entregou ao presidente da entidade, o professor-doutor José Aderval Aragão, um Diploma de Honra ao Mérito.

Presenças
A Mesa foi composta pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, o presidente da Somese, José Aderval Aragão e outros médicos, a exemplo de Francisco Rollemberg, Lúcio Prado Dias, José Hamilton  Maciel e Henrique Batista, representando o Conselho Federal de Medicina.

Emília Corrêa
A vereadora Emília Corrêa (PEN) participou de palestra sobre a Lava Jato Promovida pelo Tribunal de Contas do Estado: corrupção, ética, liderança e cidadania. A segunda explanação do evento foi do renomado jurista Luiz Flávio Gomes, e o tema foi: “Por um Brasil ético: o dinheiro público é da sua conta”. O evento contou com a presença de autoridades públicas, acadêmicos, servidores e a população em geral.

Laércio Oliveira I
O deputado federal Laércio Oliveira prestigiou os festejos juninos de Estância, ao lado do prefeito Gilson Andrade, de lideranças, do vereador Dode, do ex-vereador Manu. Na programação do dia tinha muito forró autêntico na praça Barão do Rio Branco, a apresentação das espadas e do barco de fogo, que deixou todos encantados com tanta beleza e cultura.

Laércio Oliveira II
“Sou encantado por essa cultura e pelo povo estanciano. Hoje encontramos aqui muito forró autêntico, o tradicional barco de fogo e a apresentação das espadas. Lindo ver o povo na praça curtindo tudo isso. Parabéns ao prefeito Gilson Andrade pela organização dos festejos juninos e por manter a cultura local dessa cidade linda”, enfatizou Laércio.

Georgeo Passos
O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, criticou o Projeto de Lei 62/2017, que propõe alterar a Lei que criou a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). O PL pretende modificar vários pontos da Lei 6.661/2009, que criou a Agrese. Contudo, o deputado afirmou em seu discurso que essas alterações já foram instituídas internamente pelo órgão através de resolução.

E o parlamento?
“Se compararmos o texto da resolução está praticamente igual ao projeto de lei que iremos votar esta semana. Ou seja: o Executivo já fez tudo que tinha para fazer e agora manda para a gente apenas legalizar”, assegurou Georgeo. “O Parlamento não tem mais necessidade de se manifestar? Estamos aqui apenas para legalizar atos que o Governo já normatizou?”, completou o deputado.

Desrespeito
Georgeo também repudiou essa atitude do Executivo, a qual classificou como desrespeitosa com a Assembleia Legislativa. “O poder legislativo precisa se reerguer e ficar em pé de igualdade com os demais Poderes e não de joelhos, como estamos agora. Fica aqui o nosso repúdio ao desrespeito ao Poder Legislativo e a concentração de Poder no Executivo, retirando de nós atribuições instituídas por Lei”, criticou o parlamentar.

Gualberto I
Em resposta a Georgeo Passos, o deputado Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Casa, disse que “a agência regulamentou atividade de seu agente por Resolução. E isso não enfraquece a Assembleia, pelo contrário, essa Casa não é para regulamentar a atividade de um servidor. Ela tem a função de aprovar leis  que  regulamente o funcionamento do Estado,  e obviamente que Executivo tem papeis  que a Assembleia Legislativa lá não precise estar”.

Gualberto II
“São poderes diferentes, e não vejo qualquer lógica para enfraquecer o Legislativo.  O deputado esqueceu que esse projeto nem em pauta está! Foi retirado da bancada do governo, que foi o deputado Zezinho Guimarães”, justificou Francisco Gualberto.

Gilmar Carvalho I
O deputado Gilmar Carvalho informou que o projeto da “Lobinha” do Corpo de Bombeiros poderá ser votado na Alese, nesta quarta-feira (28), caso seja encaminhado pelo governo até as 10h desta terça-feira (27). O parlamentar disse que manteve contato com o secretário de Governo, Benedito de Figueredo, pedindo que apressasse, o envio do projeto à Assembleia.

Gilmar Carvalho II
“Nós falamos com o secretário de Governo e acreditamos que se o projeto chegar a esta Casa antes das 10 h de terça-feira, poderemos votar na quarta. Temos o aval do presidente Luciano Bispo, para que isso ocorra”, assegurou o deputado. Com relação ao Código de Ética dos militares, Gilmar explica que, esse, só deverá chegar à Alese depois do recesso parlamentar que termina em Agosto.

Lobinha
“Não consigo entender essa demora que só prejudica a situação dos militares, já que algumas promoções devem acontecer em agosto”, ressalta o parlamentar. O Projeto de Lei da Lobinha, dispõe sobre a organização Básica do Corpo de Bombeiros, redistribuindo o efetivo dentro das vagas oferecidas pela corporação, otimizando, assim, a prestação de serviços e atendendo a uma reivindicação antiga dos servidores.

Cabo Amintas
O vereador de Aracaju ainda celebra o primeiro projeto de sua autoria aprovado por unanimidade na Câmara Municipal que versa sobre a isenção do IPTU para as pessoas que sofrem com doenças graves. Uma proposta extremamente sensata e com um contexto social importante.

Palhaço Soneca I
Uma das indicações do vereador Palhaço Soneca (PPS) solicitando melhorias na segurança pública de Aracaju vai sair do papel para o sossego dos moradores do bairro Olaria, zona oeste da capital.  Nascido na região, o parlamentar conhece de perto os problemas de insegurança e já havia alertado a prefeitura de Aracaju sobre os constantes assaltos na comunidade, inclusive a luz do dia. Em resposta, a Guarda Municipal informou que está em fase de conclusão a construção de uma base da GMA no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUS), que fica naquela área.

Palhaço Soneca II
Palhaço Soneca agradece ao subinspetor e diretor Geral da GMA, Fernando Mendonça, pela atenção dedicada ao bairro Olaria. “Felizmente, a guarda municipal de Aracaju teve bom senso e observou o quanto a nossa comunidade é perigosa. Espero que a partir da instalação dessa base os assaltos diminuam e a população fique mais sossegada”, declarou o vereador. O diretor da GMA informou que a partir da nova base de segurança será possível intensificar as ações no bairro e levar mais tranquilidade para as pessoas do bem.

Greve Geral I
A Direção do PT de Aracaju conclama toda sua militância para, em conjunto com a Frente Brasil Popular, Centrais Sindicais e demais Movimentos Sociais, uma grande mobilização nacional unificada contra as reformas da Previdência/Trabalhista e pelas Eleições Diretas no Brasil. No dia 30 de junho, estão previstas diversas paralisações e manifestações em todo o Brasil.

Greve Geral II
“O PT de Aracaju conclama todos e todas, neste dia 30 de junho, a demonstrarem o seu descontentamento, ajudando a paralisar Aracaju e o Brasil e já no início do mês de julho convocaremos uma ampla reunião com os dirigentes municipais, a militância com atuação nos movimentos sociais, partidos e movimentos aliados para discutir a defesa do Lula e da Democracia no Brasil”, convoca Jefferson Lima, presidente do PT de Aracaju, em nota à imprensa.

Ribeirópolis
O vereador Max de Zé de Toinho (DEM) celebra que, apesar de muita dificuldade, o prefeito Antônio Passos (DEM) abriu o atendimento a urgências aos finais de semana na clínica da família de Ribeirópolis. “Sem o apoio do governo estadual ou federal, o prefeito já mostrou que está disposto a fazer a diferença para a população de Ribeirópolis, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o nosso povo”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também