Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

A NOVELA DO BLOCO DE OPOSIÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O cenário do bloco oposicionista em Sergipe não aparenta ser o melhor, embora haja absoluta tranquilidade entre os seus integrantes. Nos festejos juninos, por exemplo, as lideranças oposicionistas estiveram praticamente em todos os municípios, participando ao lado de correligionários e expondo todos a alegria natural de quem está bem com o grupo e com o povo.

Ontem o cenário nos bastidores era de absoluta preocupação. O senador Valadares entregou os cargos que detinha no Governo Federal. Natural que o fizesse desde quando o seu partido se afastou do Planalto. Da mesma forma, o senador Eduardo Amorim (PSDB) manifesta o desejo de também desembarcar do Governo, desde quando causou certo constrangimento em votar contra a reforma trabalhista na Comissão de Ação Social (CAS) do Senado.

Em poucas palavras: Os senadores Eduardo Amorim (PSB) e Antônio Carlos Valadares (PSB) passam a ser oposição a Michel Temer em Brasília e ao Governo do Estado. Já o deputado federal André Moura (PSC), líder do Governo no Congresso, é aliado próximo do presidente da República e terá que conviver – ou não? – com os parlamentares anti-Temer em um mesmo grupo político em Sergipe.

O futuro de como sair desse embaraço é imprevisível. Fica difícil manterem-se juntos em um bloco que revela contraste. Valadares diz que é candidato à reeleição, mas não deixará de disputar o Governo se o “cavalo passar selado”. Eduardo Amorim tem a mesma prosa. Com relação a Temer, os dois pensam iguais e são contrários à posição de André Moura que está ligado ao Planalto.

Como sair dessa? André também ensaia para disputar a sucessão estadual e pode ficar só no meio do imbróglio. Uma das saídas seria manter a unidade e montar uma chapa majoritária. Mas aí viria o problema: quem disputará o quê, quando todos desejam o mesmo mandato? Será uma novela de vários capítulos…

CHAMADO POR TEMER

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), estava em Siriri no domingo, quando recebeu telefonema do Planalto convocando-o para uma reunião à noite.

Conseguiu chegar à reunião com Temer e ministros.

TEMER TERIA SE CHATEADO

O presidente Michel Temer teria se chateado com o voto contrário do senador Eduardo Amorim (PSDB) ao projeto de reforma trabalhista em comissão do Senado.

Mas vai aguardar as novas votações, porque considera que não é hora de retaliar.

JACKSON VAI A JANTAR

O governador Jackson Barreto (PMDB) participa de jantar, amanhã, em Capela, para a abertura do São Pedro. Estará ao lado de Renata Abreu, presidente do Podemos.

Também estará o senador Álvaro Dias (PR), que vai para o partido.

MUDANÇA DE PARTIDO

Não há nada definido em relação a uma saída abrupta de Jackson Barreto do PMDB, porque ainda há muita conversa a rolar com a direção do partido.

Mas o Podemos será a opção primeira em caso de mudança.

E-MAIL DE VALADARES

O e-mail enviado pelo senador Valadares ao ministro Padilha, da Casa Civil, repercutiu também em Brasília. O Planalto vai receber os cargos devolvidos por ele.

O PSB se desvinculou da base aliada e passou a ser oposição.

TENTATIVA DE APAZIGUAR

O deputado federal André Moura vai tentar acalmar os ânimos e evitar transtornos para o grupo em Sergipe, que não tem como ficar contra o Governo.

Caso o bloco se mantenha contra Temer, como fica André?

PODE DEIXAR O TUCANATO

Em pleno vôo para Brasília, o senador Eduardo Amorim (PSDB) avisou que se o partido tirá-lo de membro suplente da CCJ, ele estará fora da legenda.

Amorim é favorável ao desembarque do PSDB do Governo Temer.

TEMER LADEIRA ABAIXO

O deputado federal Valadares Filho (PSB) acha que o Governo Temer está ladeira abaixo, despencando. Reafirma que o partido entregou os cargos.

Valadares já vinha votando contra projetos do Governo.

PRB QUER MAJORITÁRIA

Também durante o vôo a Brasília, o ex-prefeito Heleno Silva (PRB) disse que ou o seu partido participa da majoritária em 2018, ou a legenda vai para a oposição.

Heleno pareceu bem disposto a tomar uma decisão.

DURANTE CONVERSA INFORMAL

Durante conversa informal com radialistas da Xodó-FM, Heleno Silva anuncia que vai disputar uma das vagas para o Senado Federal no próximo ano.

Pretende estar ao lado de Jackson Barreto.

CONVERSA BEM À VONTADE

Aliás, o ex-prefeito Heleno Silva esteve no vôo a Brasília conversando muito com parlamentares da oposição, como Eduardo Amorim e Valadares Filho.

A bordo também estavam Cicinato Jr, Sergio Reis e Marquinhos do PSB.

INFORMAÇÃO QUE ROLOU

Também no vôo a Brasília rolou a informação de que o deputado Adelson Barreto (PR) pode reaver os cargos federais em Sergipe (Dnit e Ibama).

Seu partido teria assegurado, em Brasília, o voto dele a favor de Temer.

SOBRE CHAPA MAJORITÁRIA

Atualmente o nome mais cotado para ser o candidato a vice na chapa majoritária liderada por Jackson Barreto (PMDB) é o ex-prefeito Fábio Henrique (PDT).

Fábio pensa em disputar vaga na Câmara Federal.

NOME DE HELENO CRESCE

Quem também é cotado para disputar a vice pela chapa da base do Governo é o pastor Heleno Silva (PRB), principalmente pela sua votação no interior.

Mas ninguém bate Fábio Mitidieri na preferência.

ROGÉRIO TAMBÉM INTEGRA

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, deve ser candidato ao Senado ao lado do governador Jackson Barreto (PMDB). Seu nome está no projeto.

A dedução é que o PT mantém o eleitorado cativo em Sergipe.

ALGUNS DESCONTENTAMENTOS

Há, entretanto, um descontentamento de setores do PT sobre a boa relação entre o governador Jackson Barreto e o deputado federal André Moura.

Os petistas estão meio ‘cabreiros’.

MACHADO E AS REGRAS

José Carlos Machado (PSDB) está esperando as regras do jogo eleitoral para definir o novo partido que deve se filiar, com objetivo de disputar mandato de deputado federal.

Machado é candidato e tem se mantido ao lado de André Moura.

GAMA FALA SOBRE AMORIM

O presidente regional do PMDB, João Augusto Gama, não acredita que o senador Eduardo Amorim (PSDB) seja candidato a governador do Estado.

Gama disse que o próprio Eduardo sabe que não empolga.

Notas

Só pensa em Lula – Segundo O Antagonista, O PT ainda não disse uma única palavra sobre a condenação de Antonio Palocci, mas a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann soltou uma “nota oficial” garantindo que Lula é inocente e que não pode ser condenado. Os demais podem Lula da Silva não.

0x0

Antecipar eleições – O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) levantou fortes críticas ao seu partido e repetiu que a legenda deveria deixar a base de apoio ao presidente Michel Temer. Afirmou que Temer deveria ter “gesto de grandeza” e enviar ao Congresso proposta para antecipar as eleições presidenciais e realizar o pleito daqui a oito meses.

0x0

Partido influenciou – O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) enviou o e-mail ao ministro Alexandre Padilha na sexta-feira passada, depois de chamar membros do partido e comunicar. A decisão do senador era praticamente uma exigência do partido, que já deixou o Governo e faz oposição ao Governo Temer.

0x0

Embaraça investigação – O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou o relatório final sobre as investigações das delações da JBS, enviado no início da noite à Corte pela Polícia Federal (PF). No documento, a PF diz que o presidente Michel Temer e o ex-ministro Geddel Vieira Lima cometeram crime de embaraço às investigações.

0x0

O próximo será Lula – Segundo O antagonista, depois de Antonio Palocci, o próximo é o ex-presidente Lula da Silva. Como disse o jornal ‘O Globo’, “as alegações finais da defesa de Palocci foram protocoladas uma semana antes das alegações do ex-presidente, cuja defesa se manifestou na segunda-feira passada”.

0x0

Seria decepcionante – O presidente do TSE, Gilmar Mendes,  defendeu na tarde desta segunda-feira que o Brasil precisa discutir a reforma política como um “tema urgente” ao país. Segundo ele, porém, a solução não sai do Judiciário. Nas palavras do ministro, uma república de promotores ou de juízes seria decepcionante.

Conversando

Oposição se agita – A oposição começa a se agitar em Aracaju com possível rompimento com o Governo Temer, que teve início com carta do senador Valadares.

São João e chuvas – Apesar das chuvas torrenciais, o São João foi lotado por habitantes de todas as cidades que promoveram a festa. São João e chuvas, tudo a ver.

Sem solidariedade – Samarone diz que condenaram Genoíno, Vaccari, Delúbio, Dirceu e Palocci, altos dirigentes do PT. Nenhum teve a solidariedade do Partido.

Sacar conta inativa – Fiquem atento: oito milhões de trabalhadores têm pouco mais de 30 dias para sacar conta inativa do FGTS.

Janaina Pascoal – Aos seguidores da “Igreja do Petismo dos Últimos Dias”, esclareço: nunca fui PSDB, sempre fui AntiPT. Mas PSDB e PT se revelaram uníssonos!

Quadrilha atua – Até o momento não apareceu nomes de envolvidos na máfia do Glaucoma de oftalmologistas sergipanos. A quadrilha atuou em Sergipe.

Imagem de bandido – Sargento Edgard diz que é impossível destruir a imagem de bandido, que Lula conquistou ao longo de sua carreira corrupta.

Aguardem Julho – Em julho, durante o recesso parlamentar, podem ocorrer algumas mudanças na política sergipana, com algumas decisões que serão anunciadas.

Fim de coligações – Uma das maiores preocupações das chamadas legendas de aluguel é com o fim das coligações. Sem isso elas estão perdidas.

Leia também