Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

O CASO DA EXPULSÃO DO SENADOR

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A expulsão de um senador da República, de qualquer partido, inevitavelmente seria amplamente divulgado por todos os grandes veículos de comunicação do País. Não é uma notícia simples e nem corriqueira que se deixasse passar despercebida pela mídia. Ontem o portal ‘Ne-Notícias’ divulgou com exclusividade que o senador Eduardo Amorim havia sido “expulso do PSDB”.

Foi um corre-corre e o próprio senador apressou-se em desfazer a informação, ao exibir no Twitter uma foto sua em conversa com o presidente nacional dos tucanos, seu colega Tasso Jereissati. No mesmo espaço escreveu em 40 caracteres que permanecia no PSDB e que não houvera a expulsão. Eduardo foi orientado a não receber telefonemas e só ontem pela manhã concedeu entrevista ao apresentador Fábio Henrique desmentindo tudo e pondo ordem aos fatos.

Pode-se dizer que o ‘Ne-Notícias’ foi longe ao anunciar a ‘expulsão do iluminado senador’. Poderia – ou não – ter ido bem mais a fundo e, quem sabe (?), daria um furo nacional. E seria mesmo, porque não há lembrança recente de que uma legenda tenha coragem de expulsar um senador, apenas por discordância eventual. Talvez a ânsia pela exclusividade não permitiu esse feito histórico.

Aviso aos navegantes e navegadores que não há nenhuma crítica nisso.

Entretanto o ‘Ne-Notícia’ chegou muito perto do ‘orgasmo’. Uma informação que chega de Brasília revela que alguns tucanos de asas atreladas ao Governo Temer, irritados com o voto pré-anunciado do senador contra a reforma trabalhista e concretizado na Comissão de Ação Social (CAS), realmente defenderam a sua expulsão do PSDB ontem à tarde.

Foi salvo pelo grupo que defende o desembarque do Governo, do qual consta o atual presidente, Tasso Jereissati, que ainda não expôs esse seu desejo. Quer dizer, por muito pouco, a notícia do ‘Ne’ não se expandiu pelo Brasil.

JACKSON E O PODEMOS

O governador Jackson Barreto (PMDB) jantou ontem à noite em Capela, na abertura do São Pedro, ao lado da presidente do Podemos, Renata Abreu.

Em conversa reservada, voltou a tratar de sua ida para a nova legenda.

JÁ FARIA FILIAÇÃO SÁBADO

De Brasília chega a informação de que o governador Jackson Barreto já embarcaria no Podemos amanhã, ao lado dos senadores Romário e Álvaro Dias (PR).

A informação ainda precisa de confirmação.

JACKSON VAI CONVERSAR

Governador Jackson Barreto ainda vai conversar com membros do PMDB, que sugerem sua permanência no PMDB, como disse Benedito Figueiredo.

Com certeza Jackson não tomará esta decisão sozinho.

PERCORRENDO FESTEJOS

Jackson, ao lado de Belivaldo Chagas, provável candidato do grupo à sucessão, foi a festas juninas em Aracaju. Ontem estiveram nos festejos de São Pedro, em Capela.

Hoje os dois participam do Forró Siri, em Socorro.

DEPUTADO DE MUITO SELFIE

O deputado Gustinho Ribeiro esmerou-se no selfie, ontem, durante jantar em casa da prefeita Silvany, em Capela. Gustinho está de olho no apoio a deputado federal.

Também estava Fábio Mitidieri, que Sukita apoiou em 2014.

NÃO LIBERA RECURSOS

Ministério do Turismo não liberou os recursos para o São Pedro de Capela, no montante de R$ 300 mil. Mesmo assim a festa vem sendo realizada.

Mas a prefeita Silvany Sukita vai impetrar mandado de segurança.

MOTIVO PARA NÃO LIBERAÇÃO

O motivo para não liberação dos recursos pelo Ministério do Turismo foi porque a prefeita Silvany fez uma Parceria Público Privada (PPP)

Teve a participação de uma cervejaria.

FOGO AMIGO CONTINUA

O deputado federal André Moura (PSC) continua sendo o preferido entre os político que podem disputar mandato majoritário em 2018, para o fogo amigo.

Tem falsos aliados em seu grupo que o detonam.

DEPENDE DE TEMER

Também entre aliados de André Moura a conversa é de que ele depende da permanência do presidente Michel Temer para permanecer com boa representação da Câmara.

Na verdade, esses ‘aliados’ o querem ver distante da disputa majoritária.

ESTÁ APENAS ATENTO

André Moura já disse que não se preocupa com o chamado fogo amigo, porque sabe exatamente de onde está partindo e quem “está atirando”.

Lembrou que ele reserva algumas “balas na agulha”.

TEVE QUE CANCELAR O VÔO

O deputado André Moura viajaria a Aracaju, ontem, ao meio-dia, mas o presidente Temer o convocou para uma reunião e ele teve que cancelar o vôo.

Marcou um outro para as 20 horas.

SERGIO TENTA MAJORITÁRIA

O ex-deputado federal Sérgio Reis (PMDB) vai trocar de sigla. Alguns partidos já o procuraram para conversar e convidá-lo para filiação.

Quer disputar chapa majoritária.

DEPUTADOS NÃO SAEM

A informação é de um parlamentar do PMDB na Alese: “se o governador Jackson Barreto trocar de partido, os deputados estaduais não sairão”.

Alegou que o partido é que vai bancar as campanhas.

POSIÇÕES PRECIPITADAS

Jackson Barreto não tem gostado da reação de seus aliados mais próximos ao declarar sobre sua posição em termos de troca de partido.

Acha que está havendo precipitação.

CANDIDATURA É REAL

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) avisou ontem que sua candidatura ao Senado Federal no pleito de 2018 não é um desejo, mas uma realidade.

– As pesquisas revelam isso a todos, disse.

JONY VAI À REELEIÇÃO

O deputado federal Jony Marcos (PRB) será candidato à reeleição. O partido considera que ele faz um bom trabalho e quer Heleno na chapa majoritária.

O partido vai permanecer ao bloco aliado.

JÁ ESTÁ EM PRÉ-CAMPANHA

Heleno já está em pré-campanha através das redes sociais. Evitar falar em candidatura, mas mostra o que fez como prefeito e quando esteve na Câmara Federal.

Dia 22 de julho fará grande festa em Monte Alegre, pelo seu aniversário.

SOBRE HOSPITAL CIRURGIA

Dentro de mais quatro meses o Hospital Cirurgia supera a demanda reprimida da quimioterapia e radioterapia. Tudo estará superado.

O Cirurgia vai triplicar a capacidade no Estado.

Notas

Temer agoniza – O presidente Michel Temer, ontem, em evento no Palácio do Planalto: “Não podemos deixar que nada impeça essa respiração extraordinária que o país está tendo.” Segundo ‘O Antagonista’, Michel Temer só respira porque ainda há quem respire por ele. Nesse caso, o Temer agoniza.

0x0

Envolve Mantega – Edson Fachin enviou para a Justiça Federal de São Paulo um dos processos envolvendo Guido Mantega. Trata-se do processo que investiga a informação repassada por Marcelo Odebrecht, em sua delação, de que o ex-ministro teria solicitado 1 milhão de reais, em nome do PT, para a Revista Brasileiros.

0x0

Delação revista – Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu ontem que o julgamento sobre a validade da delação da JBS, fixando o entendimento de que benefícios a delatores podem ser revistos ao fim do processo caso eles não cumpram os deveres assumidos no acordo de colaboração. Isso animou os corruptos.

0x0

Não vota urgência – O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), decidiu não colocar em votação ontem um pedido de urgência para o projeto de reforma trabalhista em razão da baixa presença de senadores em plenário. Ele tomou a decisão após consultar o líder do governo e autor do requerimento, Romero Jucá.

0x0

Ilegalidade flagrante – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse ontem que o julgamento no STF fortalece o instituto da colaboração premiada. A Corte decidiu, por maioria, que o plenário pode rever a homologação de acordos de delação feitos pelo relator, mas somente caso seja descoberta alguma ilegalidade flagrante.

0x0

Produção agrícola – A CEF informou ontem que disponibilizará mais de R$ 10 bilhões para o ano safra 2017/2018, que começa amanhã. O crédito estará disponível em linhas com recursos obrigatórios, livres e do BNDES. A maior parte dos recursos será para custeio da produção agrícola.

Conversando

Frieza para greve – A greve geral não perde força, mas há uma certa frieza das entidades sindicais para realizá-la nesta sexta-feira.

Demonstra pressa – As discussões políticas podem se alastrar a partir de julho, apesar da distância que existe para a realização do pleito. Muita gente demonstra pressa.

Trânsito maior – Desde quarta-feira que há trânsito mais intenso nas rodovias que ligam Aracaju a cidades do interior, para os festejos de São Pedro.

Vai até domingo – A cidade de Capela foi a mais concorrida pelas bandas que se apresentam durante os festejos, que se prorrogam até o domingo.

Pouco turista – Sem o Forró Caju o chamado ‘Arraiá do Povo’, na orla, traiu um maior número de pessoas. Poucos turistas na cidade.

Amendoim cozido – Na orla, a deputada Ana Lúcia (PT) distribuiu folder que conta um pouco da história do amendoim verde cozido, patrimônio imaterial de Sergipe.

Se Temer sobreviver – De Cláudio Nunes no twitter: Contagem regressiva: julho e agosto. Depois, Janot sai. Se até lá Temer sobreviver.

Sargento Edgard – Quase todas as instituições brasileiras estão podres, só uma intervenção militar pode salvar o Brasil. Em 2018, eleições diretas.

Blog do Remilton – Pensando cá com meus butões… Já tivemos Fora Collor, Fora Lula, Fora Dilma e agora Fora Temer… Qual será o próximo Fora?!

Leia também