Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

NÃO DEVEMOS PRECISAR DE HERÓIS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Sob o título acima, o cientista político Murillo Aragão a necessidade de refazer o País fixados nas instituições. Diz ele: “Nossos heróis estão morrendo de overdose de corrupção, de opacidade do Estado, de corporativismo e de abstinência causada por omissão da cidadania. São múltiplas as causas. Sem cidadania ficamos simplesmente irritados.

A saída, porém, não deve ser a criação de novos heróis. Os heróis solitários fracassaram, incapazes de criar um processo. Brecht já  disse ser infeliz a nação que precisa de heróis. Cazuza apontou a morte dos heróis.

O pior é o fato de que continuamos a buscar heróis. Fórmulas que resgatem figuras messiânicas e/ou sebastianistas que desejam ocupar o espaço de nossa omissão. Já olharam para Marina. Agora olham para Joaquim Barbosa.

A saída está nas instituições e no seu funcionamento. No entanto, o que pode fazer com que as instituições funcionem melhor? Esse é o desafio. Proponho uma reflexão. Que nação queremos? Que problemas impedem a realização da nação que queremos?

Para responder a essas duas complexas perguntas, temos de buscar um sentido nunca experimentado em nossa sociedade: o da participação em favor do bem comum, transversal aos interesses partidários e com base nos princípios que fundamentam nossa república.

A saída está nas instituições, que devem ter responsabilidade diante do delicado momento em que vivemos, olhando o estado de direito como meta e o equilíbrio das ações como processo.

Os heróis de nosso tempo deveriam ser atores com um tempo perfeito de atuação. Deveriam cumprir o seu papel e deixar o vazio de sua saída ser preenchido. O último herói que tivemos na Presidência foi FHC. Herói por ser improvável, por estar à frente de uma Presidência improvável e porque jamais se contaminou com a embriaguez do poder. Foi herói simplesmente por não ter buscado sê-lo”.

EMBARQUE NO PODEMOS

Jackson Barreto (PMDB) desembarca hoje em Brasília ao lado de Zezinho Sobral para participar da solenidade de abertura e de filiações do Podemos.

Zezinho deve filiar-se ao novo partido.

TERÁ COMANDO EM SERGIPE

A informação que circula – ainda não confirmada – é que Zezinho retorna ainda hoje a Sergipe e desembarca como presidente provisório do Podemos.

Zezinho é pré-candidato a deputado estadual.

PRÉ-CANDIDATURA CERTA

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) começa a ser tratado oficialmente como pré-candidato ao Governo nas eleições de 2018.

Ele é o indicado de Jackson Barreto.

RENATA E ÁLVARO AUSENTES

A deputada Renata Abreu (Podemos) e o senador Álvaro Dias não compareceram à festa de São Pedro em Capela, como estava marcado para quinta-feira.

A assessoria do senador informou que a viagem não fora agendada.

PARCERIA FORTE COM SUKITA

O deputado federal Luis Mitidieri (PSD) disse que a sua parceria com o ex-prefeito Manuel Messias Sukita é forte e consolidada.

– Estou tranqüilo quanto a isso…

JUNTOS AO FORRÓ SIRI

Ontem, a pedido de Jackson Barreto, Belivaldo foi à sua casa, no bairro de Atalaia, e de lá seguiram juntos para o Forró Siri.

Belivaldo acompanhou JB nos festejos juninos.

BEM MAIOR CONDIÇÃO

O lider do Governo no Congresso, André Moura (PSC), diz que não pode falar por Jackson, mas acha difícil ele tentar eleição pelo Podemos.

André diz que o PMDB lhe dá maiores condições

CONVITE PARA O PMDB

André Moura revelou que recebeu convite do senador Romero Jucá (PMDB) para se filiar ao partido. Isso já faz algum tempo.

Seria através do Diretório Nacional, em Brasília.

SOBRE NOTÍCIA DO ‘NE’

Gilmar Carvalho disse que em nenhum momento o ‘NE-Notícias’, site que comanda, informou que o senador Eduardo Amorim fora expulso do PSDB.

E sugeriu: “leia com atenção e se puder corrija”. Está feito.

ROGÉRIO NA MAJORITÁRIA

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, é o nome da legenda para integrar a chapa majoritária do grupo ligado ao governador Jackson Barreto.

Visa a disputa pelo Senado.

GREVE PERDEU FORÇA

Segundo avaliação de um militante do PT em Aracaju, a greve geral foi menos intensa que a anterior e admitiu que a ausência de duas centrais sindicais influenciou.

Acha também que as chuvas colaboraram para isso.

DOMINGO COM TEMER

O deputado André Moura retorna a Brasília amanhã para reunião com Temer. Viaja na madrugada, depois de participar do Forró Siri, em Socorro.

André passará o domingo no Planalto.

ÂNIMOS FICAM EXALTADOS

Na semana passada quem estava na delicatessem ‘Pandoro’ se assustou com a discussão entre o marido de uma prefeita e um radialista.

Tratavam de patrocínio para determinado programa.

RADIALISTA FALOU ALTO

Segundo informou um frequentador assíduo da Pandoro, o radialista queria patrocínio imediato para seu programa e o marido da prefeita disse que só poderia fazer no Natal.

Em voz alta, o radialista falou: “eu quero isso para ontem”.

MANIFESTAÇÃO FANTASMA

O deputado Capitão Samuel pergunta como políticos ou sindicatos podem comemorar uma manifestação fantasma? Fica imaginando as eleições de 2018.

Com brancos, nulos e abstenções.

TROCA DE TELEFONEMAS

A troca de telefonemas entre uma liderança política e Roberto Jefferson (PTB) foram intensas. Queria a legenda aliada do Governo no Estado.

As conversas ainda acontecem com insistência.

SAMUEL VÊ DIFICULDADE

O deputado Capitão Samuel diz que bandidagem da politicagem ele não aceita de lado nenhuma. O povo está cego ou é cúmplice.

– Realmente difícil ficar na política. Cansei !!! (sic)

Notas

Moeda fecha em alta – O dólar fechou ontem com leve alta ante o real, com cautela dos investidores, mas a crise política que atingiu em cheio o presidente Michel Temer no mês passado levou a moeda norte-americana a acumular valorização de quase 6 por cento no segundo trimestre, maior salto em três meses desde o final de 2015.

0x0

Cicerone perfeito – Raquel Muniz (PSD), uma das deputadas que compuseram a claque de Michel Temer no pronunciamento de terça-feira, aproveitou o vazio da semana de São João para passear pelo Congresso com estudantes que queriam entrevistar parlamentares sobre como a imprensa trata a corrupção. (de Radar)

0x0

Baixa da gasolina – A Petrobras reduziu o preço médio nas refinarias em 5,9% para a gasolina e em 4,8% para o diesel. A decisão acompanha a política de preços da companhia e ocorreu após avaliação do Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp). Os novos valores começam a ser aplicados a partir de meia-noite de ontem

0x0

Loures esta solto – O ministro do STF, Edson Fachin, relator das ações da Lava Jato no Corte, mandou soltar o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), preso há mais de um mês na carceragem da Polícia Federal em Brasília. Em troca, Loures deverá cumprir algumas medidas cautelares, como recolhimento domiciliar.

0x0

Encontro sobre Temer – Segundo Andréa Sadi, da Globo News, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), pediu um encontro na próxima semana com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, para ouvir a ministra sobre a tramitação que a denúncia contra o presidente Michel Temer deverá ter na Câmara.
0x0

Bolsa sem aumento – O Governo decidiu suspender o reajuste do Bolsa Família que faria em julho, após a equipe econômica avaliar que, em meio à crise financeira, não há espaço no orçamento para isso a decisão foi tomada horas depois do Governo desistir de tirar dinheiro da Educação, para destravar a emissão de passaporte.

Conversando

No Forró Siri – O governador Jackson Barreto esteve ontem no Forró Siri, em Socorro e hoje participa do encerramento do Forró do Povo, na Atalaia.

Bem atendido – O deputado federal André Moura (PSC) diz que Sergipe tem sido muito bem atendido pelo governo Michel Temer.

Só via André – O Governo de Sergipe reclama que não tem acesso ao Planalto e que consegue liberação de recursos através do deputado André Moura.

Queda nos hotéis – Setor hoteleiro preocupado com a ausência de turistas no período junino. “Foi o a pior ocupação dos últimos anos”, informa.

Dever de casa – João Nascimento acha que “precisamos fazer o dever de casa contra os corruptos da nossa terra Sergipe”.

Fizeram besteiras – Do Sargento Edgard: “são caras de pau, fizeram besteiras durante 13 anos e fazem de conta que não têm nada a ver com isso”.

Mais fraca – Greve Geral desta sexta-feira teve menor intensidade do que a anterior, em razão de algumas centrais sindicais não participarem.

Rodovias liberadas – Os sindicatos em greve tentaram impedir a entrada em Aracaju, fechando todas as rodovias de acesso. Todas já foram liberadas.

Festa em Capela – Em Capela o São Pedro foi um dos mais animados de todos os anos, com a presença de artistas nacionais.

Leia também