Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Jackson discute empregos e exploração de fertilizantes da Vale em Sergipe

jaja

Preocupado com a venda da Vale Fertilizantes, pertencente à Vale S.A., ao grupo americano Mosaic Fertilizantes, o governador Jackson Barreto se reuniu na tarde desta segunda-feira, 03, no Palácio de Despachos, com os diretores da unidade da empresa em Sergipe, instalada no município de Rosário do Catete. No encontro, o governador pediu aos executivos que façam uma ponte entre os futuros donos da Vale Fertilizantes e o governo do Estado, para que possa conversar sobre as perspectivas da empresa para a unidade de fertilizantes situada em Sergipe.

O governador quer solicitar aos novos proprietários a garantia de manutenção dos empregos dos trabalhadores, a continuidade da exploração e produção do cloreto de potássio da usina mina Taquari/Vassouras e o prosseguimento dos estudos de tecnologia do Projeto Carnalita.

A unidade Taquari/Vassouras instalada em Sergipe é a única mina de potássio do Brasil. A operação é uma parceria com a Petrobras. Todas as vendas são direcionadas para o mercado brasileiro e a capacidade de produção é de 625 mil toneladas por ano, com geração de mais de 1.300 empregos.

O governador disse que pretende empreender uma agenda positiva de desenvolvimento para o Estado, junto com o futuro grupo que irá assumir a Vale Fertilizantes. “O país está passando por uma grave crise e não podemos prescindir dos empregos dos trabalhadores e nem da produção da unidade de fertilizantes sergipana”, acentuou Jackson Barreto.

O diretor geral da empresa em Sergipe, Paulo Dorneles D’Ângelo, afirmou que toda a produção do cloreto de potássio, a manutenção do projeto da Carnalita e os empregos dos trabalhadores estão garantidos até a chegada do novo grupo.

Ele disse que a Vale vai fazer a ponte entre o governo e a Mosaic, porém, tudo só pode ser conversado após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovar a venda da empresa ao grupo americano.

Venda

No dia 16 de dezembro de 2016 a Mosaic Fertilizantes anunciou o acordo para a aquisição da Vale Fertilizantes, pertencente à Vale S.A., pelo valor agregado de US$ 2.5 bilhões.

Depois da conclusão da venda, a aquisição deverá transformar a Mosaic na líder em produção e distribuição de fertilizantes no Brasil, um dos mercados agrícolas mais promissores do mundo.

A aquisição irá integrar aproximadamente 8.000 funcionários, aumentando para aproximadamente 17.000 o número de colaboradores da Mosaic pelo mundo.

Presenças

Participaram da reunião, o também diretor da unidade em Sergipe, Francisco Cisne; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Pereira; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Eugênio Dezen; o secretário de Estado da Comunicação Social, José Sales Neto e o assessor especial do Governo José Oliveira Júnior.

Fonte: ASN- Agência Sergipe de Notícias

Leia também