Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

A DANÇA DO OPORTUNISTA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A política está meio tumultuada no País. E nos Estados também. As eleições de 2018 não serão iguais a todas que já passaram. Imagina-se que o voto de qualidade e honesto vai escolher os novos políticos. Muito provável que muita gente viciada caia fora e não faça falta. É que o país sofre consequências profundas da ação desonesta de políticos que se apresentavam como salvadores da Pátria e vendiam esperança.

Reinicia-se a dança das tendências partidárias. Nada ideológica, mas excessivamente oportunista. Políticos estão à busca de uma lugar que não seja contaminado pelo passado dos ex-presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff (ambos do PT). Nem pelo presente, presidente Michel Temer (PMDB). A dúvida de estar com um ou com outro é em relação ao que pensa o eleitor, e não por uma mudança de comportamento que se preocupa com os danos que já causaram ao Brasil.

A previsão é de tentativas de se amoldar ao tipo do modelo de político que hoje passa pelo imaginário popular. Não do eleitor de cabresto que continua sendo um verme que corrói a dignidade e a ética eleitoral, mas daqueles que imaginam uma reforma no modelo praticado pelos candidatos para elegerem-se. Chega de lavagem de dinheiro, de compra de votos, de caixa2 e de tantos crimes que praticam em nome do cumprimento de um mandato sério e voltado para o povo.

Muita gente – milhares até – que estava com o então presidente Lula e ouvia Dilma Rousseff fugiu deles quando começaram a explodir todos os escândalos de corrupção, que teve início com o mensalão. Migrou para Temer depois do impeachment. Agora o abandona em razão das denúncias que atingem diretamente o Planalto e muitos outros que pousavam de sérios e honestos.

Agora estão vagando contra todos, sem definir posição, até que encontrem algum outro farsante que os acolha doce e lucrativamente. E o povo ó, vitima de tudo e enganado sempre…

FARÁ QUEIXAS

O governador Jackson Barreto (PMDB) desembarca hoje em Brasília e terá encontro com o líder do PMDB no Senado, Romero Jucá.

Fará queixas do tratamento que vem recebendo do Planalto.

ESTARÁ COM ANDRÉ

Jackson Barreto também vai conversar com o deputado André Moura (PSC), para tratar da liberação de verbas junto ao Ministério dos Transportes.

André já se colocou à disposição para atender ao governador.

ENTRA DE FÉRIAS

Jackson retorna ainda hoje e sexta-feira tira 15 dias de férias, quando viaja a São Paulo para o encontro com o ex-presidente Lula (PT).

A conversa com o ex-presidente será à tarde, na Fundação Lula.

NÃO ANTECIPA

Jackson Barreto desfez especulações sobre a antecipação da desincompatibilização para dezembro, quando passaria o Governo a Belivaldo Chagas (PMDB).

– Sairei dentro do tempo que determina a lei eleitoral.

GANHAR POR WO

Senador Valadares diz que ao dar sinais de que sonha em ser senador JB traduz o porquê daquela declaração “raivosa de que eu deveria me aposentar”.

– Quer ganhar por WO.

QUER O GOVERNO

Aliados do senador Valadares (PSB) não o quer disputando a reeleição. Acham que ele deve se candidatar a governador do Estado no próximo ano.

Pesquisas realizadas no interior o colocam em primeiro lugar ao Governo.

SOBRE EMPREGOS

O PSB de Sergipe entregou todos os cargos que tinha no Governo Federal, mas até o momento ninguém foi demitido. E pode demorar a sê-lo.

Temer está aguardando a votação das reformas.

É A CARA DO PMDB

O secretário da Cultura, João Augusto Gama (PMDB), acha que Jackson Barreto não vai resolver nada sobre legenda agora. Deve deixar para o final do ano.

– Para onde Jackson for será a cara do PMDB, disse.

PREVÊ MUDANÇAS

Um influente membro do Governo prevê mudanças na Política de Sergipe já a partir de outubro, que incluem algumas prováveis candidaturas.

– Tudo que está acontecendo no País vai refletir nos Estados, inclusive Sergipe, disse.

PREVISÃO PROVÁVEL

Um líder político avisa que se Jackson Barreto apoiar o ex-presidente Lula, os partidos da base vão pedir que Rogério Carvalho (PT) fique fora da majoritária.

E que seja aproveitado com cargo importante em Brasília.

POLÍTICO ANTIGO

O ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita passa a aconselhar parlamentares como Gustinho Ribeiro e Fábio Mitidieri a avançarem na mentalidade política.

– Não dá mais para pensar como político antigo, disse.

BUSCA APOIO POLÍTICO

Gustinho Ribeiro (PRB), pré-candidato a deputado federal, diz que é amigo de Sukita há muito tempo e está construindo o apoio dele e de seu grupo em 2018.

– Apoio político é uma questão de construção e empatia, disse.

COMO SUPERMERCADO

Segundo o deputado Gustinho Ribeiro, o apoio político não é “igual ao supermercado que você com dinheiro compra tudo que quiser”.

– Tem-se que conquistar, que adquirir confiança e definir uma ação conjunta, disse.

ESTÁ MAIS EM PALÁCIO

O deputado federal André Moura (PSC) disse ontem que está mais em conversa com o presidente Temer, do que frequentando a Câmara Federal.

Desde domingo que está ‘desligado’ de Sergipe.

PTB COM RODRIGO

A Executiva do PTB já decidiu que qualquer compromisso em Sergipe tem que passar por Rodrigo Valadares. Houve tentar de setores do Governo em adquirir a sigla.

Roberto Jefferson diz que adotou Rodrigo.

AINDA TENTA VIABILIZAR

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), ainda tenta viabilizar o nome do filho, Talysson Costa, para disputar vaga na Câmara Federal em 2018.

A dúvida está nos recursos para bancar a campanha.

SOBRE OS CANDIDATOS

Valmir também analisa a questão das candidatura a deputado federal pela oposição e avalia as chances reais de Talysson chegar à Câmara.

Vai depender de quem estará disputando o mandato do bloco que integra.

SALTO MAIS ALTO

Valmir de Francisquinho tentará salto mais alto em 2022 e não esconde que seu desejo é disputar o Governo do Estado dentro de mais quatro anos.

Admite que a Administração em Itabaiana pode levá-lo ao Palácio.

Notas

Votos contra reforma – O senador Valadares (PSB) votou contra o requerimento de urgência para tramitação da reforma trabalhista. Disse que entendeu que o projeto precisa de uma análise mais aprofundada para ser levada a Plenário. Eduardo Amorim (PSDB) também votou contra, confirmando o voto que dera na CAS.

0x0

Atribui à prisão de Geddel – Palácio do Planalto atribuiu à prisão de Geddel Vieira Lima – um dos homens mais próximos ao presidente Michel Temer – à tentativa do Ministério Público “criar fatos” para aumentar pressionar deputados, que terão de aceitar ou não a denúncia contra Temer, disseram à Reuters fontes palacianas.

0x0

Corre sem sigilo – Segundo “O Antagonista”, que  obteve em primeira mão a informação a decisão da juíza Fátima Cristina Ruppert Mazzo, que negou o pedido do ex-presidente Lula para que o inventário de Marisa Letícia corresse em sigilo. Segundo a juíza, “não se vislumbra interesse público na manutenção do sigilo”.

0x0

Relator da denuncia – O deputado Sergio Zveiter (PMDB) foi escolhido ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal como relator do processo de denúncia do presidente Michel Temer por crime de corrupção passiva. A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

0x0

Emissão de passaporte – O projeto de lei que libera R$ 102,3 milhões para que a Polícia Federal possa retomar a emissão de passaportes foi aprovado, ontem, pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso. A matéria precisa ainda ser aprovada pelo plenário do Congresso, o que deverá ocorrer ainda nesta semana.

0x0

Lula não sabia – Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em depoimento à Justiça Federal, que não tinha conhecimento sobre a suposta influência do ex-deputado federal Eduardo Cunha na liberação de recursos do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS).

conversando

Inicia reparo – Após obras de esgotamento sanitário Deso inicia reparo no asfalto na Rua Maria Vasconcelos na Aruana.

Rajadas de vento – As rajadas de vento têm provocado uma série de danos em Aracaju, como derrubada de muros, de árvores e até de telhado.

Feita denuncia – A Seese e Mova-SE denunciam aluguel de imóvel irregular da Secretaria do Estado da Saúde. A SES alugou o prédio onde funcionava o Mistão.

Sobre Segurança – Segundo o Capitão Samuel, os sergipanos e turistas deram nota dez à segurança dos festejos juninos em Aracaju.

Sobre Podemos – O ex-prefeito Sukita determina sobre o Podemos e diz que o partido em Sergipe não deve ser administrado por terceiros.

Essa foi forte – Procurador Rodrigo Janot chama núcleo do PMDB da Câmara de organização criminosa em plena atividade.

Turismo religioso – Assembleia Legislativa anuncia audiência pública para discutir o crescimento do turismo religioso em Sergipe.

Sargento Edgard – Tem gente que a incoerência chega a ser uma doença, Geddel foi ministro de Lula, Dilma e Temer, ou seja, sempre no mesmo saco.

Raras exceções – Atitude honesta não se vê entre políticos deste País. Com raras exceções a quase totalidade está vinculada à corrupção.

Leia também