Aracaju, 28 de março de 2024

Os homens do presidente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O ditado popular “diga-me com quem andas e te direi quem és!..

O ditado popular “diga-me com quem andas e te direi quem és!” cabe como uma luva no ainda presidente Michel Temer (PMDB). Em vez de pessoas de bem e do bem, ele sempre preferiu se cercar de homens de bens, a exemplo do dono da JBS, Joesley Batista, criminoso confesso, rico o suficiente para encher malas de dinheiro e distribuí-las com figurões corruptos da República. Por motivos vários e esmiuçados pela Polícia e  Justiça, Temer prefere ter ao seu lado figuras que exalam suspeitas e colecionam processos. E é grande a relação dos homens do presidente. Entre eles estão Eduardo Cunha, Henrique Alves, Lúcio Funaro, Geddel Vieira Lima, Aécio Neves, Rocha Loures, Eliseu Padilha, Moreira Franco, André Moura, Romero Jucá, o hoje desafeto Joesley Batista, além de outros menos votados. Todos estes amigos diletos do presidente têm algo em comum: respondem por crimes diversos, com destaque para a corrupção e lavagem de dinheiro. Ora, com uma renca dessa em seu entorno, o ainda inquilino do Palácio do Planalto não deveria se surpreender com as graves acusações que pesam sobre sua cabeça. A ele também cabe o ditado popular “quem com porcos se mistura, farelos come”.

Terra de ninguém

O fuzilamento de dois homens no interior do Hospital de Itabaiana é mais uma prova que Sergipe virou terra de ninguém, o paraíso dos bandidos. Enquanto a Polícia tenta, sem sucesso, desmentir os alarmantes índices da violência, os marginais tocam o terror à luz do dia. Até parece que voltamos ao século passado, quando cangaceiros comandados pelo facínora Lampião entravam nas cidades e botavam os policiais pra correr, quando não os sangravam em praça pública. Uma lástima!

CPI na marra

A Justiça obrigou a Câmara de Aracaju instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar graves denúncias sobre a coleta de lixo domiciliar. A decisão da magistrada Simone de Oliveira Fraga garante o direito de a minoria – um terço dos vereadores – propor a instalação de comissão investigativa. Desatualizado, o velho regimento interno da Câmara prega que a CPI só pode ser instalada se tiver o referendo da maioria parlamentar.

Tucano dissidente

O senador Eduardo Amorim (PSDB) segue desafiando o Palácio do Planalto. Ontem, ele foi um dos votos contrários ao pedido de urgência para votação da reforma trabalhista. O requerimento foi aprovado pelo Plenário do Senado, com 46 votos a favor e 19 contra. “Meu voto foi não por entender o momento não é de votar a reforma trabalhista”, discursa o tucano. Então, tá!

Comigo não violão

E o governador Jackson Barreto se encontra hoje com o presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá. Na agenda, o comando do partido em Sergipe, oferecido pelo próprio Jucá ao deputado federal André Moura (PSC). JB vai desfilar um rosário de queixas contra este governo temerário e dizer que se for pra continuar a pão e água, trocará de partido. Na sexta próxima, o governador se reúne em São Paulo com o ex-presidente Lula (PT) para discutir a coligação entre os partidos que comandam e as eleições de 2018. Em seguida, Jackson tira férias, pois ninguém é de ferro. Aff Maria!

Mangue cortado

Alguém sabe qual a providência tomada pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) sobre o corte de parte do manguezal no entorno do Shopping Riomar? Segundo ambientalistas, a vegetação foi devastada pela empresa que amplia aquele centro de compras. Coincidentemente, o Riomar está apresentando a exposição fotográfica “Jogando limpo com o mangue”. Marrepare!

Apaga velinhas

Pode parabenizar o empresário Walter Franco, aniversariamente desta quarta-feira (5). Superintendente do Sistema Atalaia de Comunicação, ele é conhecido pelas fortes posições em defesa da coisa pública e da democracia. No início dos anos 80, o então deputado estadual Walter Franco apoiou o movimento civil em favor das eleições diretas para presidente. Vida longa!

Cutucando JB

E o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) não perde uma oportunidade para chinfrar com o governador Jackson Barreto (PMDB). Após assistir entrevista do desafeto, Vavá postou o seguinte nas redes sociais: “JB recorre a Deus pra pagar salários em dia. Primeiro ele tem que cumprir a sua parte. Ao dar sinais de que sonha em ser senador, JB traduz o porquê daquela declaração raivosa de que eu deveria me aposentar. Quer ganhar por WO”. Será?

Turismo religioso

A Assembleia vai promover uma audiência pública sobre turismo religioso. Organizado pelo deputado estadual Moritos Matos (PROS), o evento acontecerá, nesta sexta-feira, no plenário do Legislativo. O diretor da Operadora de Turismo Catedral, Claudemir de Carvalho, já confirmou presença. Segundo o parlamentar, o objetivo da audiência pública é divulgar o patrimônio sergipano: “Queremos que a Catedral coloque Sergipe no roteiro do turismo religioso do Brasil”, diz Moritos.

Frio de lascar

As baixas temperaturas fizeram os sergipanos tirarem os cobertores do armário. Em Aracaju, a temperatura chegou a 19 graus. No interior, as madrugadas têm sido ainda mais frias, principalmente em Simão Dias, Riachão do Dantas, Carira e Glória. A notícia é que nestes municípios os termômetros marcaram 14 graus. Nada como uma boa cachaça pra espantar o frio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também