06/07/17 - 14:20:31

Ceac Itinerante vai a povoados de Lagarto. Jenipapo, Colônia Treze

Escola cheia, comunidade satisfeita e diversos benefícios sendo ofertados à população. Foi assim durante toda esta quarta-feira, 05, no povoado Mariquita, município de Lagarto, com a efetivação de mais uma etapa das ações realizadas pelo Governo Estado, através do Centro de Atendimento ao Cidadão, o Ceac Itinerante.

A população do Mariquita e adjacências ficou satisfeita com a presença do Ceac Itinerante. A estudante Manuela Maria, do município de Lagarto, foi uma das que comemorou. “Se não tivesse essa ação aqui, teria que ir para Aracaju para tirar minha Carteira de Identidade. Como possuo deficiência física ficaria mais complicado, pois na cidade de Lagarto não está sendo possível tirar a segunda via devido a problemas técnicos no órgão. Então aproveitei esta oportunidade, pois é mais prático”, disse, satisfeita.

O presidente da Associação Comunitária de Produtores da Mariquita, José Carlos da Conceição, comentou que no povoado tem muita gente sem documento e se todos tivessem que ir até a capital, ia dar muito trabalho e ter muito gasto. “Se o governo está ofertando essa ação de graça, temos que aproveitar. Essas iniciativas são boas para a população”, disse, enfatizando que ia conhecer também quais são os outros atendimentos prestados pelo Ceac Itinerante, que vai ajudar a muita gente pobre.

Para o lavrador Lilinho de Loro, a intenção do serviço itinerante chegou à comunidade em forma de presente. “Há uma dificuldade do povo muito grande em se deslocar e ter ciência de cada serviço e programa que o governo oferece. Como Aracaju fica muito distante, as pessoas mais carentes dos povoados têm dificuldade em saber onde podem realizar os serviços”, pontuou.

Presente na ação, a deputada estadual Goretti Reis destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Ceac Itinerante no povoado lagartense. “A proposta de trazer para zona rural os serviços de inclusão e cidadania em um único espaço, beneficiando a comunidade local, é uma forma de valorizar a vida do cidadão”, afirmou a parlamentar.

Para os vereadores lagartenses, Gilberto da Farinha e Washington da Mariquita, o Ceac Itinerante nos povoados era um sonho para a população. “A maior dificuldade para o pessoal das comunidades era tirar um RG, e hoje através desta ação que chegou para beneficiar a população mais carente do nosso município, o sonho se tornou realidade”, destacou o vereador Washington, ressaltando que a ação no povoado atendeu cerca de 400 moradores.

Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosman Pereira, a pedido dos vereadores de Lagarto, os atendimentos no munícipio foram fracionados e a população de Mariquita, Jenipapo, Colônia Treze e adjacências terá acesso facilitado aos serviços durante esta semana, sem precisar se deslocar para a capital. ”Nesses três dias o Governo de Sergipe está levando cidadania e oferecendo diferentes serviços de interesse público, através da integração de diversos órgãos e de forma gratuita”, disse.

Revela o diretor-geral dos Ceac´s, Felipe Feitosa, que o Ceac Itinerante oferta cerca de 75 serviços considerados essenciais a população, dentre eles, a emissão de carteira de identidade, inscrição de CPF, renovação de habilitação, contagem de tempo de serviço, declaração de regularidade do INSS, assessoria jurídica e integral do Procon.

O Ceac Itinerante estará nesta quinta-feira, 06, no Povoado Jenipapo, no Colégio Estadual Senadora Maria do Carmo Alves; e no dia 7, o Ceac Itinerante estará na Colônia Treze, no Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira.

Fonte: ASN- Agência Sergipe de Notícias.