Aracaju, 28 de março de 2024

CORRUPÇÃO CONTAMINA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Os bastidores da política em Sergipe estão em efervescência. A impressão é que muita coisa começa a se definir para a formação de chapas majoritárias dos dois lados. Não surgirá uma terceira via, mas tudo ainda depende das regras que regerão o jogo. As conversas entre lideranças políticas casam bem com o que parece especulação e tudo leva a crê que a disputa ao Governo será mesmo entre Belivaldo Chagas (PMDB) e Eduardo Amorim (PSDB).

Para o Senado podem se enfrentar Jackson Barreto e Valadares. Ambos desejam isso em razão do acirramento das divergências, que se ampliou desde quando Valadares Filho não foi o candidato a prefeito com apoio da base aliada liderada por JB.

O jogo partidário também está ficando nítido. O senador Eduardo Amorim (PSDB) não se sente mais à vontade no tucanato, dando apoio ao presidente Michel Temer (PMDB). Votou contra a reforma trabalhista e manterá sua posição em plenário. Tucanos próximos a Temer chiaram contra a posição, mas, em Brasília, desde ontem, que a possibilidade de desembarque do Governo está no noticiário como certo… Ou quase.

Segmentos do PMDB, partido do próprio presidente, não estão satisfeitos. Já há quem admita necessidade de deixar a legenda, por receio de ser contaminado pelas acusações que fragilizam o atual inquilino do Planalto, o que pode ser fatal no pleito de 2018, pela reação do eleitorado que demonstra cansaço com esse clima de denuncias que atingem diretamente o presidente.

As eleições do próximo ano podem tomar rumos opostos aos pleitos anteriores, porque o ilícito se alastrou e atingiu diretamente políticos e partidos que há anos dominam toda a estrutura dos podres poderes, hoje sem moral para oferecer nomes que mudem esse modelo corrupto viciado.

LULA QUER PSB E PDT

O ex-presidente Lula disse ontem que pretende fazer um bloco de esquerda inserindo partidos como o PSB e o PDT já para as eleições de 2018.

Em Sergipe estariam com o PT Valadares e Fábio Henrique. Será?

CONVERSA CONFIRMADA

Está confirmada a conversa entre o governador Jackson Barreto (PMDB) e o ex-presidente Lula, amanhã, no ‘Instituto Lula’, em São Paulo.

A conversa inclui as eleições de 2018.

DEPOIS DO RETORNO

Jackson Barreto viaja para férias de 15 dias e, quando retornar, vai começar a atuar politicamente, já pensando nas eleições de 2018.

Em agosto deve iniciar conversas para maiores definições.

PDT MANTÉM CIRO

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) diz que a ideia do partido é de apoiar Ciro Gomes a presidente em 2018, mas pode conversar com Lula caso ele seja candidato.

– Neste momento o PDT está bem afinado com Ciro, disse.

DURANTE VIAGEM

Fábio Henrique acha que durante a viagem do governador Jackson Barreto, a partir de sexta-feira, os partidos aliados vão conversar muito sobre as eleições de 2018.

– O PDT defende a candidatura de Belivaldo ao Governo, antecipou.

PREOCUPAÇÃO ALIADA

Um influente membro do PMDB acha que o governador Jackson Barreto deve mesmo sair do partido, porque teme que a legenda se torne impopular em 2018.

A situação do presidente Temer pode influenciar negativamente para a legenda.

CHAPA ESTÁ FORMADA

Segundo ainda informação do peemedebista, a chapa majoritária para 2018 já está formada: será Belivaldo a Governo, Jackson e Rogério ao Senado.

A vice ainda está para acomodações.

POR COINCIDÊNCIA

Aliás, também de fonte segura da oposição, a chapa do bloco também está definida. Será Amorim ao Governo, Valadares Filho a vice e senador Valadares à reeleição.

A outra vaga de senador fica para atrair novos aliados.

JÁ PENSA EM 2020

O nome do deputado Valadares Filho (PSB) a vice-governador visa 2020. Se eleito, ele assumirá uma secretaria que tenha maior acesso à população de Aracaju.

O objetivo é abrir caminho para disputar a Prefeitura.

QUANTO A ANDRÉ

O grupo imagina que o deputado federal André Moura, líder do Governo no Congresso, deve disputar a reeleição, embora André sinalize a governador.

– A ligação forte com Temer inviabiliza André, admite.

ROGÉRIO E SEU PROJETO

O ex-deputado Rogério Carvalho (PT) está pondo em pratica o seu projeto 2018, que é disputar o Senado. Ontem reuniu-se com lideranças de Aracaju.

– A ideia é debater o presente e planejar o futuro, disse.

RECUSAM-SE A ASSINAR

Os senadores Eduardo Amorim e Valadares recusaram-se a assinar emendas da bancada em que constava o nome do deputado Laércio Oliveira como coordenador.

Apenas a senadora Maria do Carmo assinou…

FICAR OU SAIR DO PMDB

O deputado federal Jony Marcos (PRB) diz que a princípio ‘somos aliados de Jackson Barreto, mas estamos analisando se ele permanece ou não no PMDB’.

– Ficar dá uma previsão, no Podemos o quadro político é outro, falou.

VER O MELHOR CAMINHO

Jony Marcos conversou com o ministro Marcos Pereira, da Indústria, que é o presidente licenciado do PRB. Ele deixou o partido em Sergipe à vontade.

O diretório estadual deve tomar a melhor solução.

PREFEITOS EM BRASÍLIA

Um bom número de prefeitos de Sergipe está em Brasília à busca de restos a pagar que Temer, agora bonzinho, prorrogou a liberação até 30 de novembro.

Todos estão lutando para conseguir o benefício.

SÉRGIO ESTÁ ATUANDO

O ex-deputado federal Sérgio Reis ainda não definiu o novo partido a filiar-se, mas já está atuando junto com o irmão Fábio, por interesses do Estado.

Sérgio mantém o desejo de ser o suplente de Jackson na disputa pelo Senado.

GOL JÁ CONFIRMOU

A companhia aérea Gol confirmou o voo internacional direto de Aracaju a Buenos Ayres, que se inicia no dia 04 de novembro.

Em agosto a direção da Gol virá a Sergipe para o lançamento.

GOVERNO PARTICIPA

O Governo do Estado tem participação nesse voo direto Aracaju a Buenos Ayres, através da redução de alíquotas do ICMS.

Acredita que haverá compensação através do fluxo turístico.

Notas

Diz Lauro Jardim – É tenso o clima no Itamaraty com a viagem de Michel Temer para a Alemanha, para participar do G-20. Os diplomatas têm dito que é possível que Temer passe por novos constrangimentos como o causado por Erna Solberg, a primeira-ministra norueguesa. Afinal, “quem vai querer aparecer na foto com o Temer?”

0x0

Moreira testemunha – O ministro Moreira Franco, tentou, mas não conseguiu ser dispensado de prestar depoimento como testemunha em uma ação penal em curso na Justiça Federal de Brasília. Ele será ouvido na condição de testemunha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A data do depoimento ainda será definida.

0x0

Programa pragmático – O ex-presidente Lula (PT) afirmou, ontem, que sonha em construir um bloco de esquerda progressista para disputar as eleições presidenciais em 2018. Em entrevista à Rádio Arapuan, de Campina Grande (PB), ele citou os partidos PT, PSB, PDT e PCdoB para construírem um “programa pragmático” no pleito.

0x0

Votação da reforma – Com o pedido de urgência aprovado, a votação da reforma trabalhista já poderia ter ocorrido ontem, como havia anunciado o líder do governo no Senado, Romero Jucá, há alguns dias, mas houve um acordo entre base e oposição para que a votação definitiva ocorra apenas dia 11 de julho, próxima terça-feira.

0x0

Relatório Reservado – Gilmar Mendes arrumou tretas graves em duas escolas de direito das mais afamadas do país. Um delas, Gilmar, com sua incontinência verbal, tachou de “pilantra”. O ministro do Supremo está sendo processado, se bem que é duvidosa a eficácia de uma ação sobre autoridades acima do bem e eivadas do mal.

0x0

Mudança na escolha – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, ontem, a admissibilidade de uma PEC que modifica o processo de escolha dos ministros do STF. Entre outras mudanças, está a fixação de mandato de dez anos de duração e a proibição de recondução ao cargo.

Conversando

Órgãos de controle – Almeida Lima diz que todos os órgãos de controle irão se pronunciar a respeito de aluguel do novo prédio.

Muito frustrante – Sargento Edgard se impressiona porque os professores das escolas do RJ condenam os policiais e não os traficantes. Isso é muito frustrante para nós.

Prejudica serviços – Capitão Samuel diz que a demissão de terceirizados no HUSE está sobrecarregando os trabalhadores e prejudicando os serviços prestados ao povo.

Paixão diária – Clovis Silveira ensina que o segredo para manter uma mulher ao seu lado, é se apaixonar todos os dias, como se você temesse perdê-la.

Poder de aumento – Segundo Kátia Santana, vereadores passaram para o prefeito de Aracaju o poder de aumentar passagem de ônibus.

Cair do cavalo – Secretário da Saúde, Almeida Lima, diz que todos aqueles que fazem crítica a aluguel do prédio “vão cair do cavalo”.

Má previsão – Presidente do Deso anuncia que, em 30 anos, todo Sergipe ficará dependente do rio São Francisco para captar água.

Câmara submissa – Nivaldo Fernandes diz que Nitinho Vitale deixa a Câmara de Aracaju submissa ao chefe do Executivo, Edvaldo Nogueira.

Abuso no horário – Gilmar Carvalho diz ter denunciado a Viação Atalaia no Ministério do Trabalho por abusos na carga horária dos rodoviários.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também