07/07/17 - 06:25:27

SERGIPE RECEBE 14 NOVOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PÚBLICA

O estado de Sergipe recebeu 14 novos profissionais do Programa Mais Médicos. Eles desembarcaram no aeroporto de Santa Maria, em Aracaju, e vão atuar nos municípios de Rosário do Catete, Canhoba, Carira, Estância, Frei Paulo, Indiaroba, Itabaianinha, Poço Redondo e Tomar do Geru. Atualmente, o estado tem 222 médicos pelo programa. Formados em Cuba, eles vão trabalhar em Unidades Básicas de Saúde.

Os profissionais vão passar três anos em Sergipe auxiliando no atendimento básico dos municípios sergipanos. O programa contribui para o desenvolvimento de atividades nas áreas de ginecologia, obstetrícia, geriatria e em ações de prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. Monalisa Fonseca da coordenação de Atenção Básica da SES explica que estes novos profissionais vão auxiliar os médicos dos municípios no atendimento aos pacientes. “Esse programa tem uma importância muito grande, pois com ele poderemos cobrir melhor a assistência no estado. Esses profissionais também vão atuar junto aos pacientes em domicílio”.

Ela também destaca que os médicos também vão auxiliar nas campanhas educativas de saúde. “Esses profissionais que estão chegando aqui em Sergipe vão nos ajudar na divulgação de campanhas de prevenção junto às comunidades. Desde o início do Programa em Sergipe, nós conseguimos melhorar a qualidade da saúde, pois este trabalho é muito importante para a população. Acredito que a chegada destes profissionais tem um efeito muito grande e muito importante no fortalecimento da rede de atenção básica”, destacou Monalisa Fonseca.

O Programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios para aumentar o acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde com a disponibilização de novos médicos para os locais com escassez destes profissionais. O “Mais Médicos” também contempla a reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde. Os municípios sergipanos com maior número de médicos do programa são: Aracaju, Capela, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Poço Redondo, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto.