Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

JACKSON DECIDIDO PELO SENADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Jackson Barreto é candidato ao Senado Federal. Não há mais dúvida sobre isso. Ontem, em conversa por telefone com um aliado político, insistiu que estava repensando sobre a disputa majoritária de 2018. Terminou a conversa praticamente confirmando que estará nos palanques, depois que o amigo perguntou: “e se o cavalo passar selado”. JB sequer respirou para responder:

– Não vou perder o cavalo selado, disse JB.

A resposta não deixa dúvida das suas pretensões, naturais a quem já exerceu todos os mandatos políticos do Estado, faltando exatamente o de senador.

Ele tem recebido incentivos de todo o grupo que lidera, mesmo que exiba uma posição de que ‘não esteja nem aí’ para participar de mais uma eleição. Por sua cabeça passam uma ou outra manifestação, feitas no início do Governo, quando revelou que não se candidataria mais a nada. Encerraria a sua carreira política ao concluir o mandato. Lembra que, para fortalecer a decisão, pediu ao eleitor que não votasse mais nele caso participasse de um novo pleito.

Jackson Barreto se preocupa com a situação política do País. Aliás, não é apenas JB que está pensativo em relação ao destino de um Brasil que sangra por ‘todos os poros’. Acha que a reforma política é que faz uma verdadeira democracia, mas percebe que não há tempo para discutí-la, porque neste momento crítico só se vê delações, mas não se revela qualquer preocupação com as eleições, que podem mudar a péssima imagem que se costruiu e trazer novas perspectivas para o Brasil.

Essa reforma já deveria ter sido aprovada ontem, claro. Se até setembro não acontecer alguma modificação na legislação eleitoral, ela será feita pelo ministro Gilmar Mendes, que hoje preside o Tribunal Superio Eleitoral (TSE).

E, em sendo Gilmar, já se dá para imaginar como ela virá…

CONVERSA COM LULA

O governador Jackson Barreto passou o Governo para o vice Belivaldo Chagas e tira 15 dias de férias. Desembarca hoje em São Paulo.

Às 15:30 horas conversa com o ex-presidente Lula.

SOBRE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Jackson Barreto acha que dentro do atual momento político e do quadro que se apresenta, não dá para mexer em filiações partidárias.

Admite que há necessidade de tratar da reforma política.

POSIÇÃO SUSTA MUDANÇAS

Com o pensamento exibido por Jackson Barreto, ontem, pode-se deduzir que a questão da troca de partido pode ficar para outra ocasião… E nem acontecer.

Para ele o importante é superar a crise política e econômica do País.

REDES SOCIAIS ATACAM

Nas redes sociais foram postadas queixas, ontem, contra o senador Eduardo Amorim (PSDB), que votou favorável ao arquivamento do processo contra Aécio Neves.

Acha que o voto de ontem ele desfez o que ele deu contra a reforma Trabalhista.

EDUARDO EXPLICA VOTO

Senador Eduardo Amorim explicou: “se o STF, que investiga o Aécio Neves, determinou o seu retorno, não me sentí na obrigação de votar cotra”.

Diz que não foi pressionado pelo PSDB.

JULGAMENTO DO MÉRITO

Eduardo ainda explica que no julgamento do mérito e se chegar a uma decisão de condenação de Aécio Neves, ele votará pelo afastamento.

– Já comuniquei isso a ele e ao partido, disse Eduardo.

AVISA POR TELEFONE

Um influente membro da oposição telefona para avisar que a chapa publicada pela coluna como provável para o bloco, teria sido plantada por membros do PSB.

– A impressão é que foi para deixar André Moura de fora, disse.

PROTAGONISMO INCOMODA

A mesma fonte disse que o “protagonismo de André Moura está incomodando” e avisou que ele [André] não deixará de disputar Governo ou Senado.

– Só André unifica a oposição, admite.

REVELA DETALHES NA NOTA

Segundo ainda o membro da oposição, pelo formato da chapa, o senador Valadares (PSB) limpa a área para que ele dispute o Senado sem risco.

Coloca Eduardo para o Governo e tenta que André vá para a reeleição.

PROCESSO CONTRA PREFEITO

Está no TSE processo contra o prefeito de Canindé do São Francisco, Ednaldo da Farmácia, ainda referente às eleições de 2012, na qual ele foi candidato e perdeu.

Mesmo condenado nesse processo ele não perde o mandato.

ADVOGADO EXPLICA

Segundo o advogado Fabiano Feitosa, pelo entendimento do TRE durante as eleições de 2016 é possível que o prefeito Ednaldo sequer perca direitos políticos.

Exatamente em razão do processo ser das eleições de 2012.

LULA VEM A SERGIPE

Segundo o ex-deputado Rogério Carvalho (PT), o ex-presidente Lula (PT) fará visita a Sergipe na segunda quinzena de agosto.

Rogério está em Brasília com Lula e lideranças petistas.

VISITA DUAS CIDADES

Marcio Macedo (PT) também avisou que Lula fará uma “jornada” pelo Nordeste no próximo mês. Em Sergipe, Lula visitará Aracaju.

Mas também vai a Lagarto e Itabaiana.

VALADARES É CONTRA

O Conselho de Ética do Senado decidiu, ontem, por 11 votas a 4, por arquivar a representação contra o senador Aécio Neves (PSDB).

O senador Valadares (PSB) votou pela continuidade da ação.

PELA UNIÃO DA BANCADA

O senador Eduardo Amorim conversou ontem com o deputado Laércio Oliveia e com o senador Valadares para que assinassem as emendas para Sergipe.

Amorim quer desfazer a pendenga pela coordenação da bancada.

TENTA APENAS CONCILIAR

Durante a conversa, Eduardo Amorim sugeriu o rodízio na coordenação da bancada: um ano seria de um deputado e o outro de um senador.

Laécio já aceitou, mas Valadares ainda arenga…

JACKSON SUGERIU VOTO

O governador Jackson Barreto teria enviado recado a Eduardo Amorim de que se ele quizesse mesmo ajudar Sergipe, votasse pelas emendas.

– Votei, mas não porque Jackson pediu.

PALESTRA EM CAMPINA

O senador Eduardo Amorim está em Campinas (SP), onde faz palestra no Congresso Internacional da área médica e fala sobre a dor.

– Vou falar do tema que mais afeta o cidadão: ‘a dor coletiva’.

Notas

Publica O Antagonista – A defesa de Renato Duque comunicou à Justiça que o ex-diretor da Petrobras abriu mão de 20,5 milhões de euros depositados em contas no exterior. Dessa forma o processo para repatriação do dinheiro desviado da Petrobras pode começar. Só lembrando: o dinheiro não era dele.

0x0

Aplausos à esquerda – Segundo a coluna Radar, de Veja, uma meia-dúzia de embaixadores compareceu ontem à posse da senadora Gleisi Hoffmann na Presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O representante da Coreia do Norte foi extremamente aplaudido. Só perdeu para o de Cuba.

0x0

Busca de parcerias – Após anunciar suspensão e restrição temporárias de serviços por falta de recursos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) busca parcerias na esfera federal, para recompor o orçamento, e junto a estados e municípios, para  viabilizar ações, informou o porta-voz da corporação, Diego Brandão.

0x0

Emissão de passaporte – O presidente do Senado, Eunício Oliveira, informou ontem que o Congresso deve votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o crédito suplementar de R$ 102,4 milhões para regularizar emissões de passaportes antes do recesso parlamentar. O Congresso não deve ser convocado extraordinariamente.

0x0

Temer está recuando – Senador Alvaro Dias não acredita que reforma da Previdência passe pela Câmara no governo Temer. Na reforma trabalhista a avaliação é diferente: “Temer está recuando. Num novo governo, ela terá que ser rediscutida, porque como está, não atende às expectativas do capital nem do trabalho”, disse o senador.

0x0

Geddel cai no choro – “Ao final do depoimento de 1h23 minutos que deu ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, o ex-ministro Geddel Vieira Lima caiu no choro ao ouvir que vai permanecer na prisão por tempo indeterminado. Ele pensava que teria prisão relaxada (por Radar).

Conversando

Confunde detenção – Sargento Edgard diz que a pior coisa é falar sobre aquilo que não se tem conhecimento, aí o cara confunde detenção disciplinar com prisão.

Erros na condução – O policial Antonio Moraes diz que policiais têm sido perseguidos pela gestão da Secretaria de Segurança por ter questionado erros na condução de presos.

Discurso progressita – Zezinho Sobral diz que o Podemos tem discurso progressista, mas ressalta que Jackson Barreto continua sendo seu grande líder.

Recebee Lula – Os preparativos para a visita de Lula a Sergipe vão se iniciar em agosto. A ordem é por mais de dez mil pessoas para recebê-lo.

Capa asfaltica – Aracaju realmente está intransitável neste período de chuvas, porque a capa asfaltica que faz ‘arranjos’ no tapa buraco não resiste a uma neblina.

Nos braços da tropa – Capitão Samuel diz que novo comandante dos Bombeiros homenageia coronel Carlos, ex-comandante que sai nos braços da Tropa.

Atende a pedido – Senador Dário Berger, presidente da CMO, reabriu o sistema para receber emendas à LDO da bancada federal em favor de Sergipe, a pedido de Valadares.

Arrecada menos – Segundo o portal imprensa, com exceção de Veja e Época, mídia tradicional diminui arrecadação com publicidade estatal.

Vence o Lava Jato – A corrupção está conseguindo vencer a Lava Jato para institucionalizar a ação de quadrilhas que se locupletam no Poder

 

 

Leia também