Aracaju, 18 de abril de 2024

MAL-ESTAR RONDA A OPOSIÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Nem tudo são flores no bloco da oposição. As coisas andam ‘respeitosamente’ silenciosas no espaço em que as lideranças se mexem. O senador Eduardo Amorim ainda está livre dos “tiros amigo”, até porque mantém a cautela em relação a 2018 e põe no ar que pode ser candidato à reeleição, sem deixar de colocar seu nome à disposição para o Governo do Estado.

Alguns membros da oposição estão preocupados com o clima entre o senador Valadares (PSB) e o líder do Governo no Congresso, deputado André Moura (PSC). Um deles disse que o “senador chegou ao bloco de oposição há apenas um anos e já começa a provocar discórdia”. A publicação de uma provável chapa da oposição para 2018, com Eduardo Amorim para o Governo, Valadares Filho a vice e o senador Valadares à reeleição e a outra vaga ao Senado ficaria para negociações, não foi bem vista.

– A nossa chateação é porque Valadares afasta André Moura da majoritária…

Uma análise rápida feita por um integrante do bloco liderado por Amorim, diz que o senador Valadares “sempre moveu as peças do tabuleiro para traçar estratégia que favoreça a ele e seu grupo”. Mas, segundo ainda análise do membro da oposição, “hoje ele não tem mais condições de fazer isso, porque o comando do nosso conglomerado não passa por uma orientação dele”.

De fato, fica clara a necessidade de afastar André Moura da chapa majoritária. É que o senador Valadares tem consciência que se ele e Amorim disputarem reeleição, um dos dois vai perder. Há uma possibilidade, ainda não exposta, em caso de André Moura ser candidato ao Senado: “não haveria dificuldade dele (André) e Jackson trocarem votos para que os dois sejam os eleitos”.

ENCONTRO COM LULA

O ex-presidente Lula e o governador Jackson Barreto bateram um papo ontem, no Instituto Lula, em São Paulo. Foi o reencontro de ‘velhos amigos’.

A conversa teve o tom político visando 2018.

MARTELANDO O PEDIDO

Jackson Barreto teria reforçado o seu compromisso de acompanhar a tendência mais progressista nas próximas eleições, como sempre fez.

Viajou de férias martelando o pedido de Lula para disputar o Senado.

AGORA SEM DÚVIDA

Se o governador Jackson Barreto dizia apenas que estava refletindo sobre candidatura ao Senado, depois do encontro com Lula bateu o martelo.

Jackson estará nos palanques em 2018 como candidato.

POSIÇÃO NA CHAPA

O ex-deputado federal Rogério Carvalho (PT) tem vaga garantida na chapa majoritária do grupo liderado por Jackson Barreto em Sergipe.

Rogério está de olho no Senado.

SÓ POR COINCIDÊNCIA

Por absoluta coincidência, Rogério Carvalho também estava em São Paulo ontem, mas não teve acesso ao encontro de Lula com Jackson.

Na próxima semana Rogério e Lula se encontram.

VISITA DE LULA A SERGIPE

Rogério Carvalho acha que a vinda do ex-presidente Lula a Sergipe, em agosto, consolida o campo de força do partido no Estado.

Sobre a influencia eleitoral do PT, Rogério diz: ‘tudo que tem raiz renasce’.

PMDB TEM DNA DE JB

Para o secretário Benedito Figueiredo (PMDB) o governador Jackson Barreto não deixa o partido, apesar do momento difícil que se passa.

– O DNA de Jackson está no PMDB, disse ele.

SE PROMOÇÃO PEGA…

Tem bar dando desconto de 20% no consumo de cervejas especiais, em Goiana, aos clientes que gritarem – em alto e bom tom – o ‘Fora Temer’.

Isso não demora e chega a Sergipe.

VEM E VOLTA RÁPIDO

O deputado federal André Moura desembarcou ontem em Aracaju e cumpriu agenda em cidades do interior. Junto com ele, um grupo de prefeitos e lideranças do interior.

Já hoje retorna a Brasília para reunião com Temer, que retorna da Alemanha.

ANDRÉ ACHA CEDO

André Moura diz que ainda é cedo para a oposição em Sergipe começar a discutir chapa majoritária, em razão de indefinições políticas quanto à regra do jogo.

Tem consciência de duas hipóteses: uma com Temer e outra sem Temer.

VALADARES SOBRE JACKSON

O senador Valadares (PSB) fala da frieza de Jackson Barreto: “Governo em crise, salários atrasados etc., e ele deixa o Estado por 15 dias”, cutuca.

– ‘Homi’ como, Deus pode lhe ajudar desse jeito?

ESTIMULA A CORRUPÇÃO

Valadares disse que o presidencialismo de coalizão serviu para estimular a fraude, a corrupção e enfraquecer a democracia.

E clama: “Parlamentarismo Com Diretas-Já!”

DETALHE QUE SE PERCEBE

O grupo da oposição tem problema de convivência visível: fica muito claro que o bloco do BSB não é simpático ao deputado André Moura (PSC).

Nesse caso a recíproca é verdadeira…

COM TOLERÂNCIA ZERO

O presidente regional do PPS em Segipe, Clóvis Silveira, diz que “se quisermos construir um país decente, temos de ter tolerância zero com a corrupção”.

– Também com a falta de ética. Só assim a economia irá deslanchar!

DESEMBARQUE DO PMDB

Gerson Camarotti informa que PSDB marcou reunião de emergência para segunda-feira, em São Paulo. Vai discutir questões internas.

Uma delas, o desembarque do partido do governo Michel Temer.

GOSTO DA PALAVRA PROJETO

O deputado federal Jony Marcos (PRB) disse, ontem, depois de ler sobre o encontro de Lula e Jackson, que gosta da palavra projeto.

Ela foi citada por JB ao se referir sobre as eleições em 2018.

DEVE FECHAR A EQUAÇÃO

Jony acha muito cedo para quaisquer definições sobre o pleito de 2018, mas insistiu que com vaga certa na chapa majoritária “o PRB está dentro”.

Admite que “tem que se fechar essa equação”.

NÃO VÊ MUITA DIFERENÇA

Membro de um partido aliado telefona para dizer que não vê diferença entre ficar com Michel Temer ou acompanhar o ex-presidente Lula da Silva.

– Estão todos contaminados pela corrupção, disse.

Notas

Temer fala da crise – Ao discursar ontem na reunião do Brics, bloco formado pelo Brasil, Rússia, India, China e África do Sul, o presidente Michel Temer destacou que só com diálogo com a sociedade e o Congresso Nacional o país está superando a crise econômica que enfrenta desde o ano passado.

0x0

Inscrições no Fies – Os alunos que quiserem financiar a mensalidade em universidades privadas por meio do Fies deverão se inscrever entre os dias 25 e 28 de julho, pela página eletrônica do programa. No segundo semestre deste ano serão oferecidas 75 mil novas vagas. A portaria já foi publicada no Diário Oficial.

0x0

Economia vai bem – A economia brasileira vai bem, avaliou ontem o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em entrevista a jornalistas, em Hamburgo, na Alemanha, onde acontece a Cúpula do G20. Meirelles disse ainda que houve alguns ajustes de cronograma na aprovação de reformas.

0x0

Está em depressão – Segundo revela O Antagonista, os ânimos estão exaltados no palácio do Planalto com a iminente divulgação de novas denúncias envolvendo ministros de Michel Temer. As novas delações que estão por vir podem agravar mais a situação do Governo, que já está em depressão em razão das denúncias já feitas.

0x0

Temer e desemprego – Em um vídeo publicado em sua conta oficial no Twitter após participar de reunião com chefes de Estado do G-20, na Alemanha, Michel Temer (PMDB) cometeu um engano e disse que seu governo está “fazendo voltar o desemprego” no País. A oposição explora isso como “revelação do inconsciente”.

0x0

Rejeição a Lula – A rejeição a Lula para as próximas eleições presidenciais chegou a 58,8% no Paraná, onde se concentra a Lava-Jato. O levantamento é do Instituto Paraná Pesquisas. Em segundo vem Marina Silva, com 19,9%, seguida por Bolsonaro, com 17,9%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 15,4%. (Radar On-line)

Conversando

Mulher que apanha – A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, diz que está ‘igual à mulher que apanha’, ao falar sobre críticas ao Judiciário.

Receio de anular moro – Sargento Edgar diz que está com muito receio que consigam anular Sérgio Moro. Ele pode acabar sozinho nessa luta jurídica.

Compor chapas – Internamente os grupos políticos de Sergipe começam a discutir estratégias para compor chapas majoritárias.

Causa problemas – Chuvas constantes que acontecem em Sergipe, já a mais de uma semana, tem causado uma série de problemas nos bairros.

Frio já incomoda – No sertão o sol não é intenso e o frio já incomoda moradores de várias cidades. Mesmo assim ele comemoram a perspectiva da boa safra.

Índice de mortes – A Polícia está muito preocupada com o aumento da criminalidade no agreste. Itabaiana tem um índice de mortes que assusta aos moradores.

Mais citado – No alto sertão o nome do ex-prefeito de Canindé, Heleno Silva, é o mais citado para disputar o Senado pela chapa do bloco que apoia.

Defende pato – A vereadora Kitty Lima cobra da Seinfra resposta à denúncia de maus-tratos aos patos dos lagos da Orla de Atalaia.

Como acreditar – Como se acreditar em um Congresso que tem um detento votando em projetos que se transformam em lei?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também