Aracaju, 28 de março de 2024

Belivaldo Chagas e Fundação Telefônica Vivo lançam projeto de educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ass

O governo do Estado e a Fundação Telefônica Vivo, por meio da secretaria Estadual de Educação, lançam nesta quarta-feira, 12, o Projeto Aula Digital. A ação irá beneficiar 18.500 estudantes de 310 escolas em 28 municípios e consiste no desenvolvimento de conteúdos digitais e de dispositivos tecnológicos com objetivo de facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças de entornos vulneráveis. O governador em exercício Belivaldo Chagas fará a abertura do evento, que ocorre no Hotel Radisson, em Aracaju, a partir das 08 horas.

Os municípios beneficiados são: Arauá, Aracaju, Areia Branca, Capela, Carmópolis, Cristinápolis, Cumbe, Divina Pastora, Feira Nova, Gararu, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Laranjeiras, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Poço Verde, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, São Cristóvão, Simão Dias, Siriri e Umbaúba, além de Graccho Cardoso e Lagarto. A iniciativa vai formar e acompanhar 775 educadores das redes estadual e municipais de ensino, com o objetivo de fomentar uma educação mais inovadora a crianças de entornos vulneráveis.
Os educadores participantes do projeto receberão até 50 horas de formação presencial, nas quais serão abordados temas ligados à inovação educativa para ampliação do repertório dos educadores, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais. Também serão disponibilizados conteúdos pedagógicos digitais, um ambiente virtual de aprendizagem colaborativo e intuitivo que combina no mesmo espaço a gestão das etapas de ensino e aprendizagem de um centro escolar. O sistema conta com uma interface simples com funcionalidades para os diferentes papéis: docentes e estudantes.

“A Fundação Telefônica Vivo trabalha com o conceito de inovação educativa, o que significa que todos os projetos passam pela inovação na aprendizagem, dentro e fora da escola. Neste contexto, acreditamos que oferecer novas ferramentas e formação aos professores e gestores escolares, é uma maneira de potencializar ainda mais as iniciativas de educação que já ocorrem nos municípios envolvidos no projeto”, explica Américo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Após a etapa de formação sobre práticas inovadoras, as escolas serão beneficiadas com kits tecnológicos compostos por notebook e roteador para o professor e tablets para alunos, além de projetor e tela de projeção. As ferramentas digitais trazem uma nova dinâmica para a sala de aula, motivando estudantes e professores com inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem. Os educadores receberão, ainda, visitas regulares de um facilitador do projeto, com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e prestar apoio aos educadores em sala de aula com sugestões de atividades e conteúdos.

O evento contará com a presença do secretário de Estado de Educação, Jorge Carvalho, além dos prefeitos e secretários de educação dos municípios beneficiados e da fundadora e presidente do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, que fará palestra intitulada “O sonho sergipano é possível”.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes na Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

Serviço

O quê- Lançamento do projeto Aula Digital em Sergipe;

Onde- Hotel Radisson Aracaju – Rua Doutor Bezerra De Menezes, 40 – Coroa do Meio, Aracaju;

Quando- Quarta-feira, 12 de julho, das 8h às 12h.
Fonte: ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também