Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

PROPÍCIO À TERCEIRA VIA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Com o parecer favorável do relator, deputado Sérgio Zveiter (PMDB), ontem, na CCJ da Câmara, favorável à admissibilidade da denúncia de crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, cessam todos os prognósticos para formação de chapa majoritária visando o pleito de 2018.

Políticos da oposição e situação esperam dois fatos para vislumbrarem qualquer tipo de especulação quanto a prováveis candidatos ao Governo ou ao Senado. É unânime a opinião que se Temer for afastado o cenário será “x”. Se permanecer será “y”. Avalia-se a mesma variação de quadro em uma outra tese futura em se tratando do ex-presidente Lula. Seria ou não candidato ao Planalto?

Hipóteses de cenários são exatamente contrários ao montado para a questão Temer.

Muita coisa, evidentemente, vai rolar em relação ao pleito de 2018 em todos os Estados, com a formação de uma nova perspectiva de cenário. Mas, seja ele qual for, o nome para o Governo continua sendo o de Belivaldo Chagas (PMDB) e, segundo pensam membros da base aliada, não existe plano “b”… Nem “c”.

O senador Valadares (PSB) disse ontem, durante entrevista a George Magalhães, que não há conversa para acordo futuros. E mandou um recado sutil a quem imagina que ele vai se dobrar a pressões do bloco oposicionista: “o PSB poderá até ter um candidato próprio”. Valadares mexe bem as pedras no tabuleiro político e até consegue derrubar a rainha, mas não tem encontrado muito espaço no grupo liderado por Eduardo Amorim e André Moura.

A verdade é que muitas águas vão rolar. Existem insatisfeitos de todos os lados, o que se torna propício a uma terceira via, desde que não esteja contaminada pela política corriqueira que se pratica no Estado.

É esperar e ver…

NOME NOVO A GOVERNADOR

Um nome novo pode disputar o Governo. Um grupo do Rede Sustentabilidade começa a falar sobre sucessão estadual e o delegado Alessandro Vieira é bem avaliado.

A tempo: se houver unidade do grupo, Alessandro topa.

GRUPO DE OPOSIÇÃO REAGE

A formação da chapa majoritária da oposição não será de cima para baixo e começa a haver reações em relação à divulgação de prováveis chapas majoritárias.

Os membros da oposição acham que os nomes devem sair do consenso.

SOBRE O NOME DO SENADOR

Quanto ao nome do senador Valadares (PSB) na chapa majoritária, um deputado deixou bem claro que Eduardo Amorim ou André Moura é que decide se ele fica.

Lembrou que o PSB fez uma composição para a Prefeitura de Aracaju.

QUEM MEXE AS PEDRAS

O parlamentar considerou que o senador Valadares e o deputado Valadares filho são essenciais no grupo de oposição neste momento.

– Mas quem vai mexer as pedras é Amorim e André.

PORQUE TOMOU FÔLEGO

A mesma fonte disse que o senador Valadares viu que Eduardo Amorim deu uma recuada na sua candidatura. Com isso tentou ocupar o espaço de líder do bloco.

Mas não será fácil o domínio do grupo assim de entrada.

NÃO VÃO SE SEPARAR

André Moura e Eduardo Amorim estão no mesmo bloco já há anos e jamais alguém vai separar os dois politicamente, dentro do campo de oposição.

– Ambos jamais vão disputar o mesmo mandato, disse a fonte.

O RISCO DE SER LULA

Peemedebista de quatro costados admite que se o ex-presidente Lula for candidato ao Planalto, Rogério Carvalho (PT) pode querer “peitar para disputar o Governo”.

Rogério, entretanto, anuncia disputa por uma das vagas ao Senado.

O DEM TOMA PULSO

Para quem imagina que o Democratas está morto, se enganou. O DEM pode fazer o governador de Pernambuco, caso o ministro Mendonça Filho se candidate.

Também terá o presidente com o desmonte de Temer.

CONVERSA DE BAR

Papo nostálgico em uma mesa de bar: “um político quando está sem mandato não encontra ninguém nem para dar dinheiro”.

O desabafo era de um ex-parlamentar que se sentia abandonado…

COM A ISONOMIA

Do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD): com a isonomia de quem nunca foi petista, digo: é errado culpar um único partido pelas mazelas da nossa nação.

– Não tem só santo nessa paróquia!

PSD TRABALHA PELA VICE

Fabio declara que o PSD quer a vice e vai trabalhar por isso: “com todo respeito aos demais, acho que o partido faz jus ao mandato”.

– O PT sempre foi nosso aliado e sempre esteve como uma opção de majoritário.

TODOS FICAM NO PMDB

Até o momento, os deputados do PMDB na Assembléia Legislativa declaram que não vão deixar o partido, mesmo que Jackson Barreto o faça.

Nenhum deles, entretanto, acredita que JB vá para outra sigla.

UMA BELA CONFUSÃO

Um dos deputados do PMDB diz que haverá uma ‘bela’ confusão e muita briga por uma das vagas do Senado e disse que o Governo ‘anda muito devagar’.

– O pessoal da área econômica é muito fraco, observa.

FRANCISQUINHO E OS TELES

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), disse que não tinha nenhum problema com os Teles e informou que jamais pediu ajuda financeira a eles.

– Agora, se os Teles têm alguma coisa contra mim que digam.

O LÍDER DO GRUPO É JESUS

Francisquinho também disse que o líder do grupo político que ele integra é Jesus Cristo e até ironiza: “tem líder de bairro, de casa, de tudo”.

– Se ela [deputada Maria Mendonça] achar que é a líder então é ela.

PRB E POSIÇÃO NA CHAPA

Repercutiu muito a informação de que o PRB não aceita ficar fora da chapa majoritária em 2018 e que pode até integrar outro grupo caso não aconteça no que está.

Heleno Silva quer disputar o Senado.

MUDOS E SAEM CALADOS

O médico Antônio Samarone publica que deputados federais de Sergipe entram mudos e saem calados nos debates parlamentares.

E classifica: ‘zero de contribuição’.

JONY VOTA COM RELATOR

O deputado Jony Marcos (PRB) avisa que vota pela admissibilidade da denuncia contra o presidente Temer e quer que ele seja investigado.

– Nunca ‘esfriei’ em relação a isso, disse.

LIMINAR SOBRE CASA NO SACO

Juiz federal, em Recife, concede liminar ao ex-ministro Simpliciano Fontes, em relação à demolição de sua casa, localizada na praia do Saco.

A Justiça Federal está determinando a demolição das residências.

Notas

Por ministérios – Segundo ‘O Antagonista’, domingo à tarde, por exemplo, Romero Jucá prometeu um ministério a Benito Gama, do PTB. Ele tomaria o lugar de Ronaldo Nogueira, do mesmo partido. Comovido com a oferta, Benito Gama foi pressionar Rodrigo Maia, que estava na casa do deputado Heráclito Fortes.

0x0

Maranhão sem emenda – Todas as bancadas estaduais apresentaram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, exceto uma: a do Maranhão. Faltou assinatura de senadores. Segundo resolução, é necessário 2/3 dos deputados e 2/3 de senadores. Na Câmara tudo correu como o esperado. (Radar Online)

0x0

Será um problema – O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que é do PSDB, disse o que o prefeito de São Paulo, João Doria, do mesmo partido, deveria estar dizendo: “Eu acho que o PSDB já deveria ter deixado o governo e continuar votando a favor das reformas”. Dória será um problema no galho tucano (O Antagonista).

0x0

Auxílio moradia – Faltam poucos meses para completar um ano que ministro Luís Roberto Barroso liberou para a pauta do STF a votação do auxílio-moradia dos juízes. Apesar da promessa de Cármen Lúcia, feita ainda em novembro de 2016, até hoje o processo não foi para a pauta. A informação é de Lauro Jardim.

0x0

Cartão de débito – Os consumidores pagaram R$ 674 bilhões com cartão de crédito e R$ 430 bilhões em transações com o cartão de débito, em 2016, com crescimento de 3% e 10%, em relação ao ano anterior. As Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, referentes a 2016, forma divulgadas ontem.

0x0

Reforma tributária – O assessor especial da Presidência da República para a reforma tributária, Gastão Alves de Toledo, disse ontem que não há mais previsão de quando a proposta chegará ao plenário da Câmara para votação. Há uma semana, o relator do projeto havia declarado que a previsão era até o começo de setembro.

Conversando

Sargento Edgard – Cada vez que ouço falar na fortuna desses corruptos, mais me convenço que a Receita só fiscaliza trabalhador, quando imposto é retido na fonte.

Muito estranho – O São Pedro está se estendendo com os seus festejos ‘julhinos’. Na próxima semana tem novas comemorações no interior. Muito estranho.

Chega o Livres – O novo partido ‘Livres’ já chegou na cidade de Monte Alegre. Filiados realizaram solenidade na Câmara Municipal no final de semana passado.

Ato na Deso – Servidores fazem ato em frente ao Deso, hoje por todo o dia, contra a privatização e que a empresa continue pública.

Aumento real – A arrecadação das loterias federais apresentou aumento real de mais de 6% no segundo trimestre de 2017, comparado com igual período de 2016.

Contra população – Descaso na câmara municipal Emília Corrêa afirma que Nitinho mudou de posição e agora só vota contra os interesses da população.

Lança a deputado – O deputado Gilmar Carvalho (sem partido) diz que se “Distritão” for aprovado Prefeito Valmir (?) lançará seu filho a deputado estadual.

Nos dois sentidos – José Carlos Machado diz que Avenida Euclides Figueiredo não tem mais como funcionar com tráfico nos dois sentidos.

Qualquer banco – Desde ontem que os boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco.

Leia também