Aracaju, 28 de março de 2024

Alunos da Escola Estadual Coelho Neto se formam no curso do Proerd

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
abbb

Após 10 semanas de aulas, 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coelho Neto concluíram o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na manhã desta terça-feira, 11. Promovido pelo comando da Polícia Militar, a ação teve como objetivo ensinar às crianças a evitar os tipos de violência, seja a doméstica, o bullying, entre outras, além de evitar o uso de drogas e álcool.

Durante 10 encontros, o sargento Alexandre Prado esteve com os estudantes passando informações e conhecimentos sobre cidadania. Cada semana foi dada uma lição diferente, abordando assuntos como pressão dos colegas, riscos e consequências, bullyng, modelo tomada de decisões responsável, seguro e saudável.

De acordo com o sargento Prado, o Proerd melhora os alunos e alcança também as suas famílias. “Temos relatos de que a partir do curso os alunos começam a se comportar mais. A gente tem testemunho de algumas crianças que disseram que os pais pararam de beber. Isso dá um resultado satisfatório para nós”, disse ele, explicando que dentre as atividades realizadas pelos alunos, houve cinco conversas em família, oportunidade em que eles debatiam com os pais sobre o que aprenderam.

A diretora da escola, Ana Prado, destacou que o curso surtiu uma grande mudança na postura das crianças. “Estou honrada de participar deste evento. Sentimos uma grande mudança e vemos isso no comportamento deles no dia a dia. Eles têm a responsabilidade de levar para as suas casas o que aprenderam aqui e repassar às suas famílias. Por onde eles forem, tenho certeza que farão a diferença”, afirmou.

Formatura

Durante a solenidade de formatura, foram apresentados os três alunos que se destacaram na redação que fizeram com o tema “O que aprendi com o Proerd”. Aldeir Amaral da Silva, Carlos Alessandro de Oliveira e Lícia dos Sanros receberam premiação pelo destaque.

Houve ainda uma homenagem à professora Douglaciene Barreto, que foi uma grande parceira nesta da PM durante o curso. “Percebemos o quanto o Proerd tem sido bom. Eles se tornaram mais responsáveis e confiantes, até mesmo para se expressarem. O nosso desejo é que eles levem esses conhecimentos para suas casas”, disse.

Os alunos também elogiaram as aulas que tiveram no Proerd. Foi o caso de Fantini Santos de Queiroz. “O programa nos ensinou muitas coisas boas, como não consumir álcool e drogas e não praticar violência. Sinto que me tornei uma pessoa mais responsável”, declarou.

Já a sua colega Lícia dos Santos Ferreira disse que após a conclusão das aulas, ela se tornou uma cidadã melhor. A mãe da aluna Fantini, Poliana Cruz Santos, disse que o curso beneficiou sua filha. “Ela sempre chegava em casa dizendo que tinha gostado das aulas. Foi muito bom para o aprendizado dela como pessoa”, afirmou.

O aluno Lucas Nunes deu o testemunho de como o curso lhe transformou. “Eu já sofri bullyng e já pratiquei também. Com essas aulas do Proerd, aprendi a evitar isso e me conscientizei de que não devemos praticar esses atos”, declarou.

Participaram também o sargento Ismael, representando a coordenação estadual do Proerd, e Renato de Oliveira, representando os pais de alunos.

 

Fonte: ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também