Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

COMO FICA COM PRISÃO DE LULA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A decisão do juiz federal Sérgio Moro que condena o ex-presidente Lula a nove anos e seis meses de prisão, provocou reboliço na militância. A ordem é ir às ruas para tentar salvar Lula nas instâncias superiores. A maioria acredita que vai conseguir e as primeiras manifestações já vêm sendo realizadas por todo Brasil.

Por um instante frustra-se a perspectiva da candidatura de Lula a presidente em 2018. Embora a militância esteja indócil e se sentindo injustiçada, precisa ter um mínimo de serenidade nesse momento [e até os próximos seis meses], porque a confirmação da sentença em segunda instância já o deixa impedido de disputar mandatos.

O PT vem readquirindo a popularidade perdida no período Dilma e no decorrer de todos os escândalos expostos. Quando as investigações da Operação Lava Jato começaram a mirar os demais partidos – principalmente Aécio Neves, do PSDB – e chegaram firmes ao presidente Michel Temer (PMDB), o PT começou a virar o jogo, mas sem perder a desconfiança de parte da sociedade.

Entretanto, com isso, os petistas começaram a perder o discurso de que a Lava Jato fazia um trabalho seletivo, visando apenas membros da sigla. Ao colocar Lula, Aécio Neves e Michel Temer no mesmo barco, esses argumentos foram de água abaixo.

Apesar de se imaginar que a prisão de Lula criaria uma comoção popular – e deve acontecer de fato – a cúpula nacional do PT acha que o tom de perseguição em relação ao ex-presidente não surte o mesmo efeito de antes. A preocupação maior do partido, além de tentar desfazer a sentença dada por Moro, é a disputa eleitoral de 2018. Sem Lula os petistas perdem musculatura no pleito pelo Planalto. Nos Estados as chances são poucas para eleger majoritários.

Agora é esperar que a reação da militância não se exceda e prejudique na decisão de segunda instância…

ROGÉRIO TRATA COM PRB

O ex-deputado Rogério Carvalho (PT) recebeu ontem em seu gabinete Heleno Silva e membros do PRB para tratar sobre posições na chapa majoritária.

A conversa teria sido muito longa… E boa!

EXPOSIÇÃO DO PLANO ‘B’

Uma fonte bem enfronhada nos bastidores da política disse que na reunião com Heleno, Rogério Carvalho teria exposto o seu plano ‘b’, que é disputar o Governo.

Nesse caso Heleno iria ao Senado e o PSD indicaria o vice.

NEGA ENCONTRO LONGO

À noite, o PRB, através de Heleno Silva, negou que tivesse mantido um encontro longo com Rogério Carvalho: “foi uma conversa muito rápida”, disse.

E acrescentou: “não temos nada contra Rogério”.

QUESTÃO LULA INFLUENCIA

A sucessão em Aracaju, no caso do PT, ainda tem um quadro a se definir. Lula em caso de não disputar eleições em 2018 fica muito difícil ‘chover votos’.

Tudo vai depender desse novo cenário.

ALIADOS COM BELIVALDO

A maioria dos partidos da base aliada acha que Belivaldo é o nome para governador e que não dá mais para discutir isso. Seria fato consumado.

Todos admitem que Belivaldo precise fazer mais política.

CONDENAÇÃO DE LULA

É possível que o ex-presidente Lula saia dessa condenação, mas se ela permanecer, o cenário muda muito em Sergipe, em caso de Temer permanecer.

Se isso acontecer, André Moura é o candidato da oposição ao Governo.

NATURAL QUE SEJA

Os dois outros prováveis candidatos, Eduardo Amorim (PSDB) e Valadares (PSB), são oposição a Temer e não estão com o PT.

O que dificulta em questão de grupo.

GRITO DE SIMÃO DIAS

Através de telefone, estrondou um grito de Simão Dias: “o voto é do senador Valadares para governador no próximo ano”.

E complementou: “a honestidade vale a pena!”

GOVERNO GOLPISTA

Para Rogério Carvalho (PT), sobre a condenação de Lula, “eles querem é tirar o foco dos julgamentos sobre esse governo golpista, que retira direitos do povo”.

– A decisão sobre o julgamento de Lula é claramente política, disse.

GRUPO NÃO GOSTOU

Pelo menos três políticos da base aliada do Governo gostou de Rogério ter dito que seria candidato ao Senador e Belivaldo ao Governo do Estado.

Criticaram quando ele disse que ‘ainda depende de pesquisas’.

JERÔNIMO DESABAFA

Ex-deputado Jerônimo Reis desabafou ontem. Disse que hoje ‘quem for mais moleque’, tem maior prestígio com os governantes.

– Os bons políticos não têm vez e são nivelados por baixo.

PRIMEIRO MANDATO

Jerônimo Reis Lembrou que desde seu primeiro mandato começou a perceber que 99% dos grandes líderes hoje estão envolvidos em crimes de corrupção.

– Só o baixo clero ainda se salva…

SUGERE BELIVALDO

Sobre as eleições majoritárias de 2018, Jerônimo acha que Belivaldo Chagas é o melhor candidato, porque tem acesso a todos os partidos e se dá bem com lideranças políticas.

Mas admite que ele precisa se mobilizar mais…

ELIANE VÊ TEMERIDADE

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) acha que é uma temeridade a prisão de Lula, um dia após se aprovada a reforma trabalhista no Senado.

– Uma condenação sem provas e que agride o Direito.

MOMENTO PERIGOSO

Eliane acha que o momento é perigoso para o País, “até mesmo porque Lula ainda é a maior liderança política do País, reconhecida pelo povo”.

– Transformar isso numa prisão midiática é muito ruim para o Brasil.

CONVITES NEGADOS

A vice-prefeita Eliane Aquino já recebeu convites de outras legendas para disputar vaga na Câmara Federal em 2018. Mas isso não passa por sua cabeça.

– Nunca isso vai acontecer. Jamais deixaria o PT, disse.

ENTRE OS PARTIDOS

O PP, PMDB, PSD e PR fecharam questão. Votam contra as denuncias ao presidente Michel Temer, sexta-feira, em plenário.

Fábio Mitidieri avisa: “voto contra o partido (PSD) e a favor da denúncia”.

POUCA MANIFESTAÇÃO

Em Sergipe a sentença proferida por Sergio Moro contra o ex-presidente Lula da Silva foi criticada por membros do PT com toda a indignação.

Filiados a outras legendas preferiram o silêncio.

Notas

Opinião política – Segundo revela “O Antagonista”, o juiz federal Sérgio Moro frisou na sentença de condenação do ex-presidente Lula que ele “não está sendo julgado por sua opinião política e também não se encontram em avaliação as políticas por ele adotadas durante o período de seu Governo”.

0x0

Não será preso agora – Segundo a coluna Radar On-line, apesar da condenação de nove anos e meio de reclusão, Lula não será preso agora. O petista só pode parar na tranca caso ele recorra e perca em segunda instância, ou seja, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que em geral dura ser meses para decidir sobre o assunto.

0x0

Ficamos assim – Lauro Jardim, colunista de “O Globo”, escreve: “Então, ficamos assim: o Brasil tem ao mesmo tempo um presidente denunciado por corrupção e um ex-presidente condenado a nove anos e meio de prisão, também por corrupção. Ambas situações inéditas”. E péssima para a imagem do Brasil.

0x0

Moro admite – Também revela a coluna Radar On-line que, “apesar da condenação, o juiz Sergio Moro reconheceu (talvez ironicamente) o mérito do governo Lula no ‘fortalecimento dos mecanismos de controle, abrangendo a prevenção e repressão, do crime de corrupção no Brasil”. Lula fortaleceu a Polícia Federal.

0x0

Teses mirabolantes – Aliados de Lula já começam a propagar teses mirabolantes para defender o ex-presidente. João Pedro Stédile, o chefão do MST, vai lançar hoje o “Plano Popular de Emergência”, para reunir apoio e convocar “uma Assembleia Nacional Constituinte, destinada a refundar o Estado de direito” (Lauro Jardim).

0x0

Falta consistência – Assim como o PMDB, a bancada do PSD na Câmara dos Deputados também decidiu, em reunião realizada ontem, que vai votar pela não admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Acha que a denúncia carência de consistência jurídica.

Conversando

Reação de sentença – Reação da militância petista se movimenta em todo o País desde o anuncia da sentença de Moro que condena o ex-presidente Lula.

Gravidade a mais – Gaudêncio Torquato diz que crise é aguda. Mas a mídia põe camadas de gravidade a mais. O que há é muita torcida contra o governo.

Nenhuma prova – A deputada Ana Lúcia (PT) reage sobre a sentença de Moro contra o ex-presidente Lula: “Absurdo! Muitas convicções, nenhuma prova”.

De Ana Lúcia – “Impossível não ver relação. Um dia votam a reforma trabalhista no outro sai sentença contra o Lula. Qual tema será explorado pela mídia hoje?”

Dólar em queda – Dólar ampliou a queda e já estava no patamar de 3,20 reais após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido condenado em primeira instância.

Faca no pescoço – Simão Dias amanheceu tensa com, ontem, com um homem que fez um servidor refém com a faca no pescoço, literalmente.

Graça ao Prouni – O deputado federal João Daniel (PT) pergunta: “Por que querem destruir Lula? Quase 300 mil estudantes formados no ensino superior graças ao Prouni”.

Augusto Santana – Quero ver se o povo vão votar (sic) nesses deputados e senadores desse congresso cheio de bandidos a mafiosos, em 2018, vamos tira 98% deles.

Sobre desemprego – Sargento Edgar diz que concordo com tudo, só acrescento, que o desemprego foi causado por Dilma e Temer, já que ele era o vice.

Leia também