Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Hemose realiza curso sobre Enfermagem em Hemoterapia.

AB

Para proporcionar conhecimento sobre a hemoterapia e os processos relativos à transfusão sanguínea, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde, está preparando o curso com o tema: ‘Enfermagem em Hemoterapia’. A atividade educativa visa melhorar a assistência prestada aos pacientes, garantir a segurança transfusional e promover a atualização hemoterápica dos profissionais de saúde.

O curso, organizado pela gerência da Hemorrede do Estado, será realizado no dia 9 de agosto, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) nos turnos da manhã e tarde, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h. O público alvo são enfermeiros de nível superior e técnicos em enfermagem.

De acordo com a gerente do setor, a médica, Mariamália Newton Andrade, a capacitação irá promover a atualização dos conhecimentos aplicadados na rotina do atendimento transfusional dos hospitais. “A segurança transfusional é regida por leis e portarias que sempre são reformulados. Por isso que é importante apresentarmos aos enfermeiros que estão nos hospitais, as mudanças nessas legislações e, dessa forma, contribuir para uma transfusão sanguínea sem riscos”, salienta.

O serviço da Hemose trabalha vinculado ao hemocentro coordenador e atua na efetivação do Plano Estadual de Sangue no estado. Dentre as suas atribuições está à coordenação de atividades para promoção à educação continuada dos profissionais que trabalham com o processo de utilização do sangue na rede de saúde. “Este curso vem agregar mais conhecimento. Anteriormente, realizamos essa capacitação com médicos, responsável técnico em hemoterapia. E, nesse segundo momento, iremos atualizar as equipe de enfermagem dos hospitais”, informa.

Atualmente, o Hemose coordena cinco Agências Transfusionais (AT’s) localizadas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Regional de Itabaiana, Hospital Regional de Lagarto e Hospital Regional de Estância. As agências são unidades intra-hospitalar que realizam testes de prova de compatibilidade entre doador e receptor, transfusão de plaquetas e hemácias liberadas para transfusões sanguíneas com a retaguarda do hemocentro coordenador, além do armazenamento de hemocomponentes.

Sobre o curso

Para mais informações sobre o curso e como realizar as inscrições, é necessário entrar em contato com a gerência da Hemorrede, de segunda a sexta-feira, no horário, das 8h às 16h, através do telefone: (79)3225-8071 e 3225-8000, ou ainda pelo email: rita.alves@fsph.se.gov.br. Para se inscrever é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível aqui.

ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Leia também