Aracaju, 18 de abril de 2024

DE OLHO NO GOVERNO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Política e moralmente o Brasil vive em turbulência. Um ex-presidente condenado a nove anos e seis meses de prisão, dependendo de decisão em segunda instância. O atual presidente em mãos de deputados na Câmara Federal para salvá-lo da denúncia de corrupção passiva que corre no STF. País difícil esse em que os presidentes vivem sempre sobre dependência para provar inocência.

O Brasil está em queda livre. Mas, mesmo os corruptos têm platéia para defendê-los, sem que pense na imagem de um País cada vez mais desacreditado pelos políticos que tem. ‘Toda unanimidade é burra’, como teria dito Nelson Rodrigues. É também perigosa, principalmente quando se refere à cúpula de comando do País. Mas não dá para deixar de nivelar todos os políticos por baixo. As exceções são poucas.

Mesmo nesse tumulto moral, Sergipe continua pensando nas eleições de 2018. Surgem candidaturas que se arrastam por gabinetes. Na superfície, apenas o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) se mostra praticamente em campanha. Teoricamente seria à reeleição, mas passa a impressão que “adoraria” retornar ao Governo, 30 anos depois de sua primeira eleição para o Executivo.

Algumas observações de pessoas próximas ao senador é de que ele não teria mais paciência para tratar de problemas nos municípios e manifestações de servidores. Assim se sentiria melhor onde está. Outros admitem que Valadares, apesar de “estar empolgadíssimo” com resultados de pesquisas em que aparece como o preferido para o Governo e ainda para Senado, não unifica a oposição em torno dele.

Ele faz oposição eventual em Sergipe e não é nome que se possa desprezar. Entretanto, junto ao grupo do qual se aproximou, tem pela frente aliados que miram o mesmo destino que ele traçou: senador Eduardo Amorim (PSDB) e deputado André Moura (PSC). Valadares sabe que não será fácil…

BELIVALDO ESTÁ NO PÁREO

Um deputado da base aliada disse ontem que está havendo tentativas de anular a pré-candidatura de Belivaldo Chagas (PMDB) ao Governo em 2018.

– Esse jogo vem do chamado ‘fogo amigo’.

ESTÁ BEM CONSCIENTE

A mesma fonte diz que Belivaldo Chagas está bem consciente do que vem acontecendo e não vai se deixar contaminar por insinuações quanto à busca por posições.

Acha que o momento não é para precipitações.

NÃO TEM NADA DEFINIDO

Em entrevista à radio Princesa da Serra, de Itabaiana, Belivaldo disse que não tem nada definido sobre a sucessão e nem Jackson Barreto lhe disse que seria o candidato.

Vai tratar sobre isso junto aos aliados em agosto.

QUANTO A ROGÉRIO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, mantém sua candidatura ao Senado e sabe que mesmo ao lado de Jackson Barreto fica difícil eleger os dois na chapa.

Também é em razão disso que ele articula um plano ‘b’.

LAÉRCIO SURPREENDE

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) surpreendeu setores políticos e da imprensa em relação às especulações sobre o seu voto contra Temer na CCJ.

Laércio diz que defende princípios éticos e morais.

ENTENDIMENTO LÓGICO

Laércio diz, através de sua assessoria, que se baseou no entendimento de que todo caso de corrupção deve ser investigado, “independentemente de quem seja o envolvido”.

Provavelmente considerou que com Temer não poderia ser diferente.

GOVERNO SEM PRESSA

Líder do Governo no Congresso, André Moura, (PSC) viu a vitória como “muito importante”, acrescentando que agora Temer não tem pressa para ela ir a plenário.

– O ônus é da oposição que precisa de 342 votos em favor da denúncia.

MITIDIERI REPERCUTE

Repercutiu muito a decisão do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) de votar pela investigação do presidente Michel Temer.

Fábio contraria decisão do partido, que fechou questão.

VAI AO SERTÃO DA PARAÍBA

O governador em exercício Belivaldo Chagas está de viagem agendada para cidades do sertão da Paraíba. Vai ver fazendas modelos de convivência com a seca.

Quer ver o que pode sugerir para Sergipe.

LIDERANÇA EM DÚVIDA

O líder político de Nossa Senhora da Glória, Sergio Oliveira (o Serginho) há anos que não disputa uma eleição. Pensou em candidatar-se a deputado estadual em 2018.

Mas já está querendo desistir da candidatura.

ALBANO SOBRE TEMER

O ex-senador Albano Franco (PSDB) acha que o presidente Michel Temer vai se manter à frente do Governo e até torce por isso.

Por telefone, Temer e Albano conversaram na quarta-feira.

AGRADECEU ARTIGO

Albano ligou ao presidente para parabenizá-lo pela aprovação da Reforma Trabalhista e Temer lhe disse que já era para ter entrado em contato com o ex-senador.

– Queria lhe agradecer pelo seu artigo publicado em O Globo, disse-lhe.

MACHADO EM SILÊNCIO

José Carlos Machado (PSDB) está em silêncio, embora continue conversando muito sobre possível candidatura a deputado federal no próximo ano.

Machado espera que se defina as regrar do jogo para as próximas eleições.

TROCA É PROVÁVEL

Machado deve trocar de legenda dentro do período hábil, mas fica em uma sigla de oposição. Defende a candidatura de André Moura ao Governo.

Mas admite que essa seja uma decisão de grupo.

VOTAÇÃO DA DENÚNCIA

Está marcada para 02 de agosto a votação em plenário da Câmara da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.

A bancada de Sergipe tem certo seis deputados que votam contra Temer.

MELHOR NOME DO PRB

Nas redes a opinião política: “sem Heleno Silva para atrapalhar o meio campo, o melhor nome do PRB, é sem dúvida, o do ex-prefeito de Estância, Ivan Leite”.

Ivan está em silêncio sobre as eleições de 2018.

FALTA DE BOA POLÍTICA

Um ex-prefeito de cidade da região Sul disse, ontem, em off, que não existe em Sergipe uma política para desenvolver o Estado “na perspectiva de crescimento”.

– Nem estrada nós temos para transportar a produção.

PARA FICAR NA HISTÓRIA

Para o ex-prefeito, Jackson Barreto tinha condição de ficar para a história de Sergipe: “era só ajustar as finanças do Estado e entregar nos trilhos ao sucessor”.

Sugere um movimento para pensar Sergipe e seu futuro.

Notas

Abrir comportas – Segundo o Relatório Reservado, Paulo Rabello de Castro começa a abrir as comportas do BNDES. Após concluir o empréstimo de R$ 670 milhões para a construção de 12 parques eólicos no Rio Grande do sul, o banco prepara um pacote para financiar a instalação de usinas solares.

0x0

Procura-se tornozeleira – Segundo revela “O Antagonista”, assim como em Brasília, não há tornozeleira eletrônica para o detento Geddel Vieira Lima na Bahia. O ex-ministro de Michel Temer foi solto ontem pelo desembargador Ney Bello, mesmo sem a garantia da disponibilidade do aparelho.

0x0

Reforma sancionada – Segundo o ‘Brasil de Fato’, aprovada pela Câmara Federal no mês de abril passado e pelo Senado na terça-feira passada, a reforma trabalhista foi sancionada na tarde de ontem durante cerimônia no Palácio do Planalto pelo presidente ‘golpista’, Michel Temer (PMDB).

0x0

Não tem pressa – O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse ontem que o governo federal “não tem pressa” para votar a denúncia contra o presidente Temer no plenário da Câmara dos Deputados.  A declaração foi dada após cerimônia no Palácio do Planalto em que foi sancionada a reforma trabalhista.

0x0

Vai liberar recursos – A próxima revisão da programação do Orçamento, a ser anunciada no fim do mês, deve liberar recursos para os ministérios, informou ontem o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele não disse quanto será liberado, mas anuncio que a arrecadação de junho traz números positivos.

0x0

Componente político – O ex-presidente Lula se pronunciou publicamente após ter sido condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção pelo juiz federal Sérgio Moro. Em declaração à imprensa na sede do PT na capital paulista, Lula diz que a sentença aplicada por Moro tem componente político e que provará sua inocência.

Conversando

Começa do zero – Eliane Aquino lamenta falta de políticas habitacionais e diz que  gestão da Prefeitura de Aracaju está começando do zero.

Agricultura familiar – O secretário da Ação Social Zezinho Sobral (PMDB) fala sobre seminário a tratará do incentivo à agricultura familiar.

Reformar estatuto – Sargento Edgard diz que O Estatuto do ‘Criminoso Dimenó’ tem de ser urgentemente reformado! Vamos eleger quem não proteja bandido em 2018!

Tudo confirmado – Rogério Carvalho praticamente confirmou em entrevista tudo o que foi publica pela coluna ontem.

Lula e a ironia – Ex-presidente Lula ironiza: “se não me prenderem logo, quem sabe eu não mande prende-lo depois”.

Sem prova, não – Deputado João Daniel (PT): defenderemos sempre a verdade e a justiça. Condenação sem prova, não! Somos todos e todas Lula.

Rock sergipano – O senador Eduardo Amorim anuncia que fazendo uma pesquisa na Internet encontrou um documentário de Werden Tavares sobre o rock sergipano.

Susta conversas – Os fatos que acontecem em Brasília, com Temer e com Lula, susta especulações sobre as eleições de 2018 em Sergipe.

Baixos índices – Roberto Freire diz que petistas não escondem constrangimento de verem Lula condenado e com baixos índices de aprovação e grande rejeição.

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também