Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Mais de 12 mil candidatos deverão fazer Exames Supletivos neste domingo, 16

aaaaaaa

Já está tudo pronto para os Exames Supletivos da Secretaria de Estado da Educação, que serão realizados no próximo domingo, 16, em nove municípios do estado. As provas serão para os ensinos Fundamental e Médio, e os alunos inscritos ainda podem ver o cartão de identificação do local da prova até o dia do exame, no Portal do Supletivo (www.seed.se.gov.br/supletivo).

“O objetivo dos Exames Supletivos para os ensinos Fundamental e Médio é possibilitar a jovens e adultos que estão fora da escola ou da idade regular de ensino a possibilidade de obter a certificação escolar e prosseguir os estudos”, explicou o professor Edson Aragão, coordenador dos Exames Supletivos.

Ao todo, 12.721 candidatos se inscreveram, número bastante superior às edições anteriores. As provas serão aplicadas nos municípios de Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Propriá, Gararu e Nossa Senhora da Glória. O resultado final das provas acontecerá no dia 18 de agosto.

A professora Aldjane Costa, chefe do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, lembra que é importante os candidatos se manterem informados sobre a aplicação do supletivo “Reforçamos que a listagem dos municípios e das escolas em que ocorrerão as provas pode ser consultada no Portal do Supletivo. A gente pede que o candidato verifique onde irá fazer o exame e que compareça ao local indicado com uma hora de antecedência para evitar problemas e imprevistos”, disse Aldjane Costa.

Local e horários

As provas objetivas e a prova de redação serão realizadas em unidades de ensino da rede pública estadual e terão início às 9h. O candidato deverá levar documento oficial e original de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. Não será permitido o ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado. Serão considerados documentos oficiais o RG, Carteira de habilitação, Passaporte brasileiro, Carteira Profissional e Certificado de Reservista.

Durante a realização das provas, o candidato não pode fazer qualquer consulta a: calculadora eletrônica ou similar, corretivo líquido, consultar textos, livros ou pessoas. Também não será permitido o uso de telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico durante a realização das provas.

Prova de Redação

A prova de Redação será aplicada no mesmo dia e horário da prova objetivo, devendo ser realizada dentro das quatro horas previstas. O texto deverá ser desenvolvido na folha de redação, personalizada, fornecida juntamente com o cartão de respostas da prova objetiva.

Ao terminar a prova, o candidato deve entregar a folha de redação ao fiscal de sala, juntamente com o cartão respostas. As provas de redação que não atingirem o limite mínimo de 15 linhas para o Ensino Fundamental e 20 linhas para o Ensino Médio serão anuladas. O limite máximo de linhas para a redação é de 30 linhas.

Cronograma

O cronograma de execução para a realização dos Exames Supletivos 2017 estabelece o seguinte calendário:

06 a 16/07/2017 – Retirada do Cartão identificando o local de prova no Portal do Supletivo – www.seed.se.gov.br/supletivo
16/07/2017 – Realização da prova
19/07/2017 – Divulgação do Gabarito da prova
11/08/2017 – Divulgação do Resultado Provisório da prova
14 e 15/08/2017 – Recebimento dos Recursos da prova
16 e 17/08/2017 – Análise dos Recursos
18/08/2017 – Resultado final da prova

Locais de prova

Na capital, as provas serão realizadas nas seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Dom Luciano, Colégio Estadual Gov. Gonçalo Rolemberg, Colégio Estadual Nelson Mandela, Centro de Excelência Prof. José carlos Souza, Centro de Educação Profissionalizante José de Figueiredo, Centro de Referência em EJA Profº Severino Uchôa, Colégio Estadual. Tobias Barreto, Colégio Estadual Profº João Costa e Colégio Estadual Gov. Djenal Tavarez de Queiroz.

No interior, os Exames Supletivos acontecerão em escolas dos municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação. Estância, Lagarto, Itabaiana, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Gararu e Nossa senhora da Glória.

ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Leia também