Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Laboratório do Huse realiza mais de 290 mil exames no primeiro semestre

we

O laboratório de análises clínicas do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), classificado como excelente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), funciona em regime de 24 horas e visa atender todas as unidades assistenciais. Somente no primeiro semestre de 2017, o serviço foi responsável pela realização de 290.392 exames laboratoriais.

O serviço oferecido apresenta uma produção crescente a cada ano, além de possuir um complexo tecnológico que aprimora a assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é responsável pela realização de exames de caráter emergencial e de urgência, definindo o diagnóstico e dando suporte na tomada de decisão de conduta clínica. Foram 80 mil exames de hematologia, 307 parasitológico, 187.575 bioquímica, 16.082 coagulação, 4.766 sumário de urina e 1.662 imunologia.

O laboratório obedece a norma 306, que é o regulamento técnico da Anvisa e conta com profissionais que atuam para manter o controle de qualidade diário dos serviços. São biomédicos, técnicos e auxiliares de laboratório, oficiais administrativos celetistas e estatutários, além de equipes de higienização.

De acordo com a biomédica, Deborah Karlla Gomes, a maior demanda ainda é o pronto socorro adulto e os equipamentos que o serviço dispõe são fundamentais para a celeridade do tempo resposta dos exames. “Aparelho de hemocultura, microscópios, analisadores bioquímicos, hematológicos e microbiológicos são os melhores em automação de diagnóstico in vitro, além da equipe de profissionais que atuam no local”, ressaltou.

A estudante Keynne Ribeiro, 34, precisou de um hemograma e se dirigiu até o laboratório do hospital para realizar a coleta. Ela ficou encantada pela forma como foi recebida pelos profissionais. “As atendentes foram bem simpáticas e o profissional que coletou o sangue foi muito educado, cantou uma música bem suave e me tranquilizou. Eu achei maravilhoso, a mão muito leve e o bom humor dele deveria ser seguido por outros profissionais de saúde”, ressaltou.
ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Leia também