Aracaju, 28 de março de 2024

Estrutura do Hotel Palace é discutida em coletiva no Corpo de Bombeiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
AAAAAAAA

Nesta sexta-feira, 14, ocorreu uma coletiva de imprensa na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe para prestar esclarecimentos à população acerca das vistorias realizadas no decorrer dos anos no prédio do Hotel Palace, localizado na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, o qual, segundo informações veiculadas nas redes sociais nessa quinta-feira, 13, havia iminente risco de desabamento. Participaram da coletiva os representantes do próprio Corpo, do Ministério Público, da secretaria de Estado de Turismo, Defesa Civil de Aracaju, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb), e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, tenente-coronel Matheus, não há risco de desabamento, mas há vários riscos de menor importância que estão sendo trabalhados pela Defesa Civil do município e outros órgãos, a fim de evitar a decisão mais drástica de interdição. “Há infiltrações graves no prédio, descolamento de pastilhas, risco de queda das vidraças, todos esses itens já foram pontuados em reunião com o Ministério Público, para que o poder público possa sanar os problemas”, destaca.

O secretário de Estado de Turismo, Fábio Henrique, afirmou que o Estado se preocupa com a segurança das pessoas que trabalham e transitam pelo prédio. Prova disso foi a reunião no MPE realizada na última terça-feira, 11, provocada pelo governo, justamente para ajustar as medidas necessárias para que não haja risco. “A torre pertence ao Estado e há mais sete salas que também pertencem ao Estado. Também existe um andar inteiro que pertence à União e várias salas que pertencem a particulares. Isso, de uma certa forma, dificulta a tomada de qualquer iniciativa porque você tem que envolver e o Ministério Público está fazendo isso, chamando todos os interessados, inclusive os proprietários das salas ali do antigo Hotel Palace ”.
O Estado solicitou, junto ao CBM e ao Crea, a produção de relatório de inspeção que foi realizado nessa quinta-feira, 13, a partir da qual serão realizadas novas inspeções para coleta e análises laboratoriais que permitirão um diagnóstico mais preciso da gravidade estrutural da edificação. O prazo para conclusão do relatório é de 60 dias.

Como medida preventiva, o comandante do CBM, coronel Erivaldo Mendes, relatou que outros órgãos foram acionados. “O município de Aracaju também participará do processo, por meio da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb), a qual realizará o trabalho de retirada dos ambulantes que ali ficam na via pública, objetivando a redução dos riscos. Junto ao governo Estadual, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), será solicitada a colocação de uma tela para que eventuais objetos que se desloquem, a exemplo de pastilhas ou vidro, caiam diretamente sobre o chão”, concluiu.
ASN- Agência Sergipe de Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também