Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

NÃO PRECISA DE ALVOROÇO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Tentam trazer para o centro das discussões as eleições de 2018. Elas estão nas beiradas e, de alguma forma, provocam um certo furor. Mas é muito cedo para qualquer indício de acirramento. Os mais velhos aconselham que “é bom ir devagar com o andor, porque o santo é de barro”. Em termos de candidaturas aí sim, é tudo muito frágil e propenso às mudanças naturais a qualquer processo eleitoral.

Ninguém ainda é candidato a nada, apesar de indicativos de bastidores e preferências naturais, algumas delas com visão interesseira, o que faz exceder uma ‘torcida hostil’ para que dê certo ou caia em vala profunda. As discussões terminam por não levar a nada, e as candidaturas – de todas as formas e por qualquer lado – passam pela vontade do grupo e de seus líderes maiores.

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) é de fato o nome em evidência na base aliada para disputar o Governo em 2018. Pode não ter a unanimidade, mas conserva a maioria ampla dos que integram o bloco da situação. Tem uma vantagem certa à frente de todos os demais: deve assumir o Governo em abril do próximo ano. Daí, para tentar a reeleição será um pulo.

Outra boa posição: nos bastidores já ouviu de todos o apoio ao seu nome. É o candidato de consenso. Cá pra nós, em absoluto off, até mesmo do governador Jackson Barreto, que o aconselha a ‘meter a cara’ e abrir caminhos. É natural que a oposição tente desqualificá-lo. É bom que se deixe claro que, entre os adversários, não é apenas o deputado Valadares Filho que acha ele não empolga. Os demais comungam dessa ideia, inclusive alguns poucos dentro da situação.

Mas não será assim. Há muito tempo pela frente para chegar aonde pretende e disputar o Governo com as mesmas características daqueles que animam o eleitor apenas com o nome. A disputa de 2018 ainda trará um turbilhão de surpresas… Aguardem

PRÉ-CAMPANHA ESQUENTA?

Ontem, mesmo sem ter candidatura certa, o clima foi ‘animado’ nas prévias para o pleito de 2018 e um ensaio de ‘bate-boca’ entre Belivaldo e Valadares Filho.

Tudo através das rádios e reproduzidos nas redes sociais.

TUDO PELA EMPOLGAÇÃO

O início dessa ‘brincadeira’ de troca de farpas se deu quando Valadares Filho disse que Belivaldo não empolgava como ‘candidato ao Governo do Estado’.

Aliás, isso é o que diz adversários do vice-governador.

BELIVALDO AÍ SE EMPOLGOU

Também em entrevista, Belivaldo se empolgou para dar o troco a Valadares: “o povo quer um gestor eficiente e não puxador de escola de samba”.

Foi o mote para a polêmica entre aliados nas redes.

E FOI BEM MAIS ADIANTE

Belivaldo não parou por aí e alfinetou: “Valadares empolga tanto que já perdeu duas eleições em Aracaju na disputa pela Prefeitura”.

E encerrou: “só debato com Valadares Filho se ele for candidato ao Governo”.

EDVALDO ENTRA NO JOGO

O prefeito Edvaldo Nogueira aproveitou e entrou na ‘dança’. Disse que ainda é cedo para iniciar discussões sobre o pleito de 2018.

– 2018 ainda está distante, estou focado em resolver problemas de Aracaju.

CONVERSAS EM SETEMBRO

Edvaldo aconselha conversas dentro do bloco só a partir de setembro. Mas adianta que está percebendo uma movimentação pró Belivaldo Chagas.

– Belivaldo é um bom nome, por quem tenho carinho, respeito e admiração.

SOBRE LAVA JATO

O senador Valadares (PSB) escreve que a Lava a Jato mostrou que os escândalos em série tiraram bilhões de reais da sociedade.

Em grande parte para financiar campanhas eleitorais.

SOBRE FALA DE HELENO

O ex-prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), também agitou as redes sociais ao repetir que se não tiver vaga para o partido no bloco que está ele pode mudar.

Heleno já chegou a conversar sobre isso com Rogério Carvalho.

DAÍ SE CRIOU PROBLEMA

Setores influentes do bloco oposicionista foram claros e mandaram um recado para Heleno: “aqui na oposição não há espaço para ele”.

E daí? As coisas estão ficando muito difíceis.

PODE SER BEM VINDO

Um desses oposicionistas não negou que Heleno Silva será bem vindo à oposição. Ao mesmo tempo faz uma pergunta de resposta difícil: “mas como acomodá-lo?”

Diz que a chapa majoritária terá André Moura, Eduardo Amorim e Valadares (PSB).

APOIO CERTO A ANDRÉ

Em Poço Verde, no final de semana, o deputado Zezinho Guimarães (PMDB) não escondeu que o seu candidato a governador é André Moura (PSC).

Conversou isso sem reservas durante a festa.

ROGÉRIO É UNANIMIDADE

Por unanimidade, o Partido dos Trabalhadores em Sergipe definiu o nome de Rogério Carvalho para chapa majoritária em 2018.

O PT fez uma plenaria ontem à noite.

LUCIANO E ITABAIANA

Luciano Bispo, em entrevista ontem em Itabaiana, disse que não acredita que haja rompimento entre o prefeito Valmir de Francisquinho e os Teles de Mendonça.

– Eles vão pensar, se abraçar e sair juntos em 2018.

É TUDO “LADAINHA”

Para Luciano Bispo, presidente da Assembleia Legislativa, essa história de briga entre Valmir e os Teles “é tudo ladainha”.

Luciano sugeriu a Valmir que calçasse a sandália da humildade.

É TUDO ESPECULAÇÃO

Para o ex-deputado José Carlos Machado, o que se fala em Sergipe sobre eleições em 2018 é especulação: “tudo ainda vai depender de Brasília”.

Em outras palavras, o quadro no Planalto vai influenciar no Estado.

QUER UNIR OPOSIÇÃO

Machado faz um trabalho em busca da unidade total do grupo de oposição e conversa com Eduardo, com André e com o senador Valadares.

Acha que o bloco tem que sair coeso.

BELIVALDO NOME NATURAL

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) disse ontem que vice-governador Belivaldo Chagas é o candidato natural do grupo à sucessão de Jackson Barreto.

– Ele tem demonstrado que é um bom gestor.

PREFEITURA COM DINHEIRO

Diferente do que aconteceu no ano passado, as prefeituras de cidades do interior têm muito dinheiro. Fizeram festas juninas intensas e prolongadas.

Domingo ainda se comemorou o São Padro em Poço Verde.

Notas

Cavalo de troia – O advogado Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, disse ao Estadão que a “emenda Lula” é um “cavalo de troia”. Segundo ele, “Na verdade, é um cavalo de troia porque vem com uma capa de algo que já vinha sendo reivindicado pelo movimento contra a corrupção eleitoral”.

0x0

Contas inativas – O pagamento de faturas atrasadas do cartão de crédito com o dinheiro das contas inativas do FGTS foi a prioridade para 21% dos trabalhadores das classes mais baixas da sociedade. Já para 16%, o foco foi o pagamento de contas de concessionárias, como água, luz e gás e 10% para pagar empréstimos.

0x0

Tentativa de anistia – Efraim Filho, titular da comissão especial da reforma política, disse a O Antagonista que a “emenda Lula” não terá acolhida, nem pela comissão nem pelo plenário da Câmara. “Essa emenda do Vicente Cândido é muito parecida com aquela tentativa de anistia do caixa 2.

0x0

Simulador na Justiça – Auto-escolas espalhadas por todo o Brasil impetraram aproximadamente 500 ações no Judiciário para discutir a legalidade de uma resolução do Contran que estabelece a obrigatoriedade de utilização de simuladores de direção veicular no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

0x0

Ação penal não anda – Mais de sete meses após transformar em réu o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o Supremo Tribunal Federal ainda não deu andamento a abertura da ação penal que decidirá se condena ou absolve o peemedebista da acusação de peculato – desvio de verba pública.

0x0

O Antagonista – Por que Lula nunca fala em público ao lado de seus filhos milionários? Por que os Lulinhas não se manifestam publicamente em defesa do pai? Por que Lula não dá uma coletiva na sala de estar de sua casa? Por que Lula não mostra ao povo seu verdadeiro estilo de vida?

Conversando

Problemas efetivos – Valadares Filho (PSB) diz que Jackson Barreto (PMDB) só fala sobre política e se esquiva dos problemas efetivos do estado.

Cidades do interior – Violência em cidades do interior é crescente, principalmente nos finais de semana. No sertão e agreste registros de assassinatos é imenso.

Presença maciça – Final de semana de muitas festas nos municípios com a presença maciça de políticos que pretendem disputar mandatos em 2018.

Retorno de Jackson – O governador Jackson Barreto se mantém em viagem de féria e seu retorno está previsto para a próxima terça-feira.

Heleno mexe – Heleno Silva mexe com as redes sociais ao anunciar que pode ir para a oposição caso não esteja na chapa majoritária liderada por Jackson Barreto.

Sargento Edgard – Aproveitem a preocupação com a alimentação de presos e denuncie que policiais militares de Sergipe, recebem 8 reais para alimentação. Dá para comer?

Em dia nos repasses – Superintendência da Caixa Econômica em Sergipe confirma que Prefeitura de Aracaju está em dia nos repasses com o banco.

Gera empregos – Economista concede entrevista e diz que reforma trabalhista proporcionará mais geração de empregos no Brasil.

Abala estruturas – A delação de Eduardo Cunha vai abalar as estruturas do Congresso. Para muitos, era melhor Cunha morto.

Leia também