19/07/17 - 21:17:17

EDVALDO COORDENA REUNIÃO DE FORUM DE SECRETÁRIOS

 O prefeito Edvaldo Nogueira coordenou, nesta quarta-feira (19), a reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com presidentes e representantes de Fóruns e Redes de secretários para debater as pautas que mais demandam atenção nos municípios. O encontro, que foi  realizado em Brasília, reuniu representantes de diversas áreas, como Educação, Saúde, Finanças, Assistência Social, Segurança Pública e Meio Ambiente.

“Para avançarmos, precisamos aprimorar o nosso diálogo. A participação de vocês é fundamental para o trabalho da FNP”, destacou Edvaldo, que é vice-presidente de Fóruns e Redes da Frente de Prefeitos. Segundo ele, a reunião foi “mais um importante passo na busca de articular os fóruns, promover o compartilhamento de experiências e o aperfeiçoamento da gestão nos municípios”.

Para Edvaldo, a participação das redes de secretários e dos fóruns que discutem temas de interesse das cidades contribui para um maior protagonismo dos municípios na busca de soluções para os problemas nacionais. “É preciso amadurecer esta nossa relação. E gostaria de declarar aqui que vamos ter que focar em soluções não convencionais. Porque os caminhos de sempre não vão solucionar os problemas”, declarou o prefeito, conclamando os fóruns “para pensar com a modernidade que o contexto atual exige”.

A iniciativa de congregar os grupos foi bem avaliada pelos participantes. O coordenador geral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito (FNTT), Fábio Mota, declarou que a reunião é uma oportunidade de intensificar as discussões técnicas e viabilizar estratégias para ações efetivas nos municípios. “Este é o caminho. A nossa parceria com a FNP é antiga e temos consciência da importância desse tipo de trabalho. Se queremos contribuir de alguma forma, precisamos centralizar os esforços em debates técnicos”, defendeu.

Para o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Rogério Menezes, o momento exige união e comprometimento. “A nossa pauta tem dois pontos principais: evitar retrocessos na legislação e lutar pelo financiamento das políticas públicas ambientais”, completou Menezes.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, também ratificou o discurso no que diz respeito à necessidade de manter os fóruns e os governos locais em permanente articulação. “Precisamos nos articular. Juntos, teremos condições de subsidiar tecnicamente nossos prefeitos para a tomada de decisões”, disse. Sobre a atuação do Conasems, Junqueira pontuou a preocupação com o congelamento dos recursos para a saúde nos próximos 20 anos.

Participaram da reunião representantes da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais, do Fórum Nacional dos Procuradores Gerais das Capitais, do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura, do Fórum Nacional de Secretários e dirigentes de Desenvolvimento Econômico, do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, da Rede Proteção à criança e ao adolescente, da Rede de Gestores de Economia Solidária, da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento.

Caixa – Além do evento da FNP, o prefeito Edvaldo Nogueira também esteve reunido com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. Na audiência, da qual também participou o secretário municipal da Fazenda, Jefferson Passos, foi discutido o andamento do processo para liberação de R$ 50 milhões que servirão de contrapartida para que a prefeitura de Aracaju reinicie 20 obras que estão paralisadas na cidade. Eles também trataram sobre novas linhas de crédito do governo federal para a capital sergipana.