Aracaju, 28 de março de 2024

Pobres de Marré deci

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sem dinheiro para concluir o pagamento das aposentadorias relativas a junho último, o governo de Sergipe vai atrasar o próximo repasse dos recursos obrigatórios para o Judiciário e o Legislativo. Isso significa que os dois primos ricos do Executivo também devem atrasar as aposentadorias e salários de seus servidores. Antigo, a falta de dinheiro no cofre do governo é um problema que deve perdurar por muito tempo, pois a atual gestão não sabe como estancar a sangria de recursos na previdência estadual. Além disso, carece de uma moderna política de arrecadação e, perdulário, não se cansa de desperdiçar dinheiro com a contratação de apadrinhados para cargos comissionados. Mesmo sem qualquer culpa, os pobres dos servidores e aposentados estão pagando caro pela falta de gestão do governo.  Lastimável!

Quem me quer?

O sonho de consumo do PRB de Heleno Silva é disputar uma cadeira no Senado juntamente com o governador Jackson Barreto (PMDB). O desejo é tanto que o partido ameaça deixar a base governista se for excluído da chapa majoritária. O diabo é que a oposição não tem demonstrado interesse nos “passes” de Heleno e do deputado federal Jony Marcos. Quem tudo quer, tudo perde!

Pires nas mãos

E o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), foi à Brasília tentar liberar alguns recursos federais. Na agenda, uma visita ao gabinete do deputado federal André Moura (PSC), líder deste governo temerário. Apesar de adversário político do comunista, o parlamentar cristão não se nega a ajudar a administração da capital. Melhor assim!

Fuja da Caixa

A Caixa Econômica Federal ficou no topo do ranking de reclamações do Banco Central. No último trimestre, o banco oficial pulou do terceiro para o primeiro lugar, com mais de o dobro de reclamações do segundo colocado, o Santander. O terceiro em reclamações é o Bradesco, seguido pelo Banco do Brasil.

Fim de linha

Acusado de participação no assassinato do ex-deputado estadual Joaldo Barbosa, o sentenciado Rosemberg Marques foi morto a tiros no centro de Aracaju. O criminoso o atraiu para a porta de um consultório odontológico e o alvejou nas costas. Condenado a 19 anos pelo crime contra o deputado, Rosemberg ganhou o direito ao regime semiaberto e usava tornozeleira eletrônica desde abril passado.

Quase seco

Uma péssima notícia para quem depende do Rio São Francisco: a Agência Nacional de Águas determinou a redução na liberação mínima de água para os reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, em Sergipe. Portanto, desde ontem, os dois reservatórios deverão liberar uma média mínima diária de 550 m³/s de água.

Mar vermelho

Partidos políticos e movimentos sociais, como o MST, começam a se mobilizar para a visita do ex-presidente Lula (PT) a Sergipe. A caravana do petista deve percorrer o Nordeste a partir do próximo dia 16, começando pela Bahia. As visitas do petista a Lagarto e Itabaiana fazem parte da agenda de Lula como pré-candidato a presidente da República, além de ser o seu primeiro grande ato após ter sido condenado a 9,5 anos de prisão.

Sem camisinha

E os jovens entre 15 e 24 anos são os que menos usam camisinha na hora do vamos ver. Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo nessa faixa etária. Com parceiros eventuais o uso caiu de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013. Já com parceiros fixos a queda foi de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013. Por conta disso, houve o aumento dos casos de Aids em jovens de 15 a 24 anos. Horrível!

Governo burguês

O governo de Sergipe tem movido paus e pedras para defender as belas mansões construídas pela burguesia em área de preservação permanente na praia do Saco, em Estância. Numa reunião realizada ontem em Palácio, ficou decidido que o estado fará todo que estiver ao seu alcance para impedir a demolição das belas moradias, como deseja o Ministério Público Federal. Enquanto defende quem destruiu o mangue, as lagoas naturais e dunas, o governo usa a polícia para escorraçar miseráveis que invadiram terrenos na periferia de Aracaju. Cruz credo!

Não é montaria

Ex-aliados políticos, o governador em exercício Belivaldo Chagas (PMDB), o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado federal Valadares Filho – ambos do PSB – vivem se bicando. A última de Vavá foi insinuar que o hoje adversário tem o pescoço grosso. Informado sobre a estocada do ex-amigo, Chagas alertou pai e filho que “em meu pescoço ninguém monta”. Misericórdia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também