Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

UMA VAGA NA MAJORITÁRIA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Na base aliada, liderada pelo governador Jackson Barreto (PMDB), percebe-se uma ânsia de lideranças distintas em buscar espaço na Chapa Majoritária. Nela cabem apenas seis pessoas, contando com os dois que estarão na suplência. Nenhum líder pode se arrogar de ter força política e ser popular, se tenta eleger-se senador suplente. Pode até ajudar na captação de votos, mas não precisa deles para obter o mandato.

Essas discussões, com candidaturas em excesso, começar a aborrecer políticos que estão na base, têm força de decisão, mas não são candidatos. Um deles chegou a lembrar que para disputar o Senado, que é o desejo da maioria, não tem que fazer coligação. Todas as legendas podem lançar nomes a senador, estando no mesmo bloco, sem que haja qualquer problema.

Quem tiver voto que dispute, mostre força e se eleja. Apenas para ilustrar, o ex-governador Albano Franco (PSDB) foi candidato da legenda em 2010, dentro do que determina a legislação.

O presidente regional do PSDC, Cicinato Jr, que tem acesso a todas as áreas da base aliada, sugere que o governador Jackson Barreto, ao retorna a Sergipe na próxima semana, promova uma reunião com todos os partidos aliados, para traçar um norte sobre o processo que só deve ‘explodir’ a partir de setembro. Acha que é preciso “chamar o feito à ordem”, para que se mantenha a unidade.

Apesar de todos anunciarem que é cedo para falar das eleições de 2018, alegando definições de regras e formato do jogo, as declarações quanto o desejo de integrar a chapa majoritária são excessivas e, de certa forma, com certo tom de ameaça. Pode-se notar que Belivaldo Chagas está definido como candidato de consenso ao Governo do Estado, mas tem aliado cutucando para que ele não empolgue.

De alguma forma, sutilmente, o fogo amigo vem deixando a sua condição de brando…

RETORNO DE JACKSON

O governador Jackson Barreto (PMDB) retorna a Sergipe na segunda-feira e assume o Governo no dia seguinte, já com vários problemas pela frente.

Diante do quadro do momento, certamente seria melhor continuar de férias.

REABERTURA DOS POSTOS

Belivaldo Chagas vai apresentar a Jackson Barreto estudos realizados sobre a reabertura dos postos fiscais nas divisas dos municípios, com objetivo de melhorar a arrecadação.

O fechamento foi um equívoco do Jéfferson Passos.

O MAIOR CONTRABANDISTA

No final de semana, em Cumbe, um agricultor confessou: “sou o maior contrabandista de Sergipe. Tenho carretas e atravesso o Estado sem fiscalização”.

– Tiro notas fiscais no Estado em que a alíquota é mais baixa, disse e manteve-se solto.

UM NOVO GRUPO SURGE

Um grupo do PMDB, que tem à frente o ex-deputado Marcos Franco, está se reunindo e discute as eleições de 2018, inclusive querendo participação na chapa majoritária.

O ex-prefeito Juca de Bala, de Laranjeiras, deve ser candidato a deputado estadual.

BUSCA FORTALECIMENTO

Neste grupo estão Marcos Franco, deputado federal Fábio Reis, ex-deputado Sergio Reis, alem de vereadores, prefeitos etc. Quer se fortalecer para o próximo pleito.

Está certo que esse bloco vai discutir mais adiante uma posição na majoritária.

COMPASSO DE ESPERA

Candidatos majoritários e proporcionais estão se posicionando em relação às eleições do próximo ano, mas todos têm que esperar a reforma política.

A mais esperada é quanto ter coligação ou não.

OLHO NO GOVERNO

O PT trabalha em Sergipe para participar da chapa majoritária do bloco aliado. Diz que é para o Senado, mas também está de olho no Governo.

Aliás, todos têm o direito de reivindicar posições na chapa.

PODE ACREDITAR

Lógico, acredite se quiser, mas o secretário da Saúde, José Almeida Lima (PMDB), tem torcida organizada dentro do bloco aliado.

Torce para que ele seja o candidato ao Governo.

PEDE DESCULPAS

Um assessor assíduo nas redes sociais se encontrou com um político da moda e pediu-lhe desculpas pelo que publica nos grupos sociais intensamente.

– Sou obrigado a escrever o que o patrão manda, lamentou.

ESMERALDO É DOCE

O secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal (PT), trabalha para valer sua candidatura a deputado estadual nos finais de semana junto à sua base do MST.

– Esmeraldo é um “petista doce”, disse um dos seus colegas de Governo.

JÁ JOÃO DANIEL…

Entretanto, o deputado federal João Daniel (PT), na visão do mesmo auxiliar do Governo, é um “petista amargo” e até radical.

Alias, será difícil eleger João Daniel e Marcio Macedo à Câmara Federal.

ARRUMA GABINETE

O presidente do TCE, Clovis Barbosa, dá “um grau” no seu gabinete de trabalho, para usá-lo a partir de janeiro, quando assume o conselheiro Ulices Andrade.

Está no melhor gosto. Um luxo!

LAÉRCIO E A REELEIÇÃO

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) disse ontem que será candidato à reeleição e que vai aguardar as mudanças políticas que virão.

Estava embarcando para o Rio e não falou em outro projeto.

PDT REIVINDICA

Fábio Henrique (PDT) diz que o seu partido reivindica participação na chapa majoritária. Acha que como legenda aliada, “temos direito de fazer esse pleito”.

O nome de Fábio sempre surge com chances de disputar a vice.

NÃO EXISTE ACORDO

Fabio também informou que o ex-ministro Ciro Gomes será o candidato do PDT a presidente da República e que não existe nenhum acordo com Lula (PT).

– Pelo menos no momento…

ANDRÉ E EDVALDO

O deputado André Moura ligou ontem à noite para o prefeito Edvaldo Nogueira, em Brasília, para desculpar-se do desencontro entre os dois.

Iriam juntos à CEF e em seguida se reuniriam no gabinete do parlamentar.

VÊ DIA MARCANTE

O deputado Fábio Mitidieri vê o dia 02 de agosto como marcante na história do País. “Cada parlamentar deverá escolher como quer entrar para a história”.

– Eu defini pela aceitação da denúncia contra o presidente Temer, disse.

FECHAR OS OLHOS

Para Mitidieri, o Brasil não pode fechar os olhos à corrupção, a pretexto de que está próximo à nova eleição, a economia está melhorando ou seja lá qual for a desculpa.

– Temos que dar exemplo na vida pública.

Notas

Tentou sabotar – Diz ‘O Antagonista’ que depois de jantar com Michel Temer, Rodrigo Maia toma café-da-manhã com Henrique Meirelles. A deslealdade do presidente da República, que tentou sabotar o DEM em seus encontros clandestinos com o PSB, permite que Rodrigo Maia se mova com mais desenvoltura.

0x0

Lauro Jardim – Depois do mico do G-20, há dez dias, em que não teve nenhum encontro bilateral com outro chefe de governo, Temer terá mais uma oportunidade, em setembro, para mostrar a irrelevância de seu governo na política externa. Se ainda for presidente até lá, Temer irá a Xiemen, na China, para a cúpula dos Brics.

0x0

Buscas em contas – Segundo informa “O Antagonista”, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) embolsou R$ 27 milhões com suas palestras. Sugere que se o Banco Central só encontrou pouco mais de 600 mil reais nas contas de Lula, basta procurar o resto nas contas da LILS Palestras.

0x0

Lexotan proibido –  Em tempos de políticos e empresários tensos com a Lava-Jato, não é notícia que tranquiliza: a Anvisa proibiu a venda de um lote do medicamento Lexotan, indicado para combater a ansiedade e estresse. A Roche, seu fabricante, terá de recolhê-lo, também de acordo com o DO de ontem. (Por Lauro Jardim)

0x0

Venda da maconha – As primeiras horas de venda da maconha legalizada no Uruguai transcorreram sem grandes problemas, apesar das filas que os consumidores encontraram na maioria dos estabelecimentos cadastrados pelo governo na capital Montevidéu. O país começou a vender a maconha em farmácias desde ontem.

0x0

Doações a Instituto – Joesley Batista doou R$ 2,5 milhões ao Instituto Lula em 2014. O pedido foi feito por Paulo Okamotto durante um encontro do empresário com o ex-presidente na sede do instituto, em São Paulo. Lula havia chamado Joesley para reclamar dos “boatos de internet” que vinculavam seu filho Fábio ao grupo JBS.

Conversando

Eduardo Amorim – Engana-se quem pensa que aprendizado é só na universidade. A gente aprende todos os dias. Estar na política é cumprir uma missão.

Está nas secretarias – Governador Belivaldo Chagas, durante o exercício do mandato, está despachando das Secretarias para soluções dos problemas mais imediatos.

Mais emergentes – Hoje um dos problemas mais emergentes do Governo é executar a recuperação de todas as rodovias estaduais, em razão das chuvas que caem no Estado.

Recebe recursos – Em outubro, Sergipe deve receber recursos da repatriação, que serão infinitamente menores dos que foram pagos na primeira.

Recesso e viagem – Com o recesso, candidatos à reeleição e pré-candidatos estão viajando pelo interior para se reaproximar das bases ou conquista-las.

Emília não para – A vereadora Emília Corrêa não tem descansado neste recesso e passa a impressão de que pode tentar um mandato na Assembleia Legislativa.

Sargento Edgard – “O caso do cunhado de Ana Hickmann, robustece o que tenho dito, a bandidagem tá poderosa. A inversão de valores é gritante.

Brasil invertido – Madrasta que matou Isabella Nardoni já está solta e cunhado de Ana Hickmann, que salvou família, é denunciado por homicídio.

Enfim, legal – Primeiro dia de venda de maconha legalizada no Uruguai começa com filas intensas de usuários em frente às farmácias.

Leia também