Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CHILIQUES DOS INCONFORMADOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A notícia de que Ricardo Franco teria recusado ser candidato a vice na chapa liderada por Belivaldo Chagas em 2018 mexeu. Lógico que criou um fato político. Alguém pode até reduzir para um factóide, mas deixou preocupação. Isso é bom para o momento e mostra que vale à pena divulgar fatos que podem ou não conflitar com interesses políticos e eleitorais de um ou de outro que vislumbra candidatura majoritária.

Mas, de qualquer forma, a disputa política começa a se acirrar. Nos bastidores com uma certa timidez. Com maior contundência nos grupos de watsapp que tratam de política, onde se percebem preferências e desejos enrustidos, que vão se soltando através de frustrações em relação ao que não case com o pensamento de cada um. É da democracia esse tipo de manifestação e até natural em momentos de formação de chapas majoritárias e proporcionais.

A verdade é que as conversas estão existindo, independente da publicação de novos fatos. Todas buscando a concretização de desejos e até de utopias. Faz parte do jogo, mesmo que ainda não tenham regras definidas. A notícia não é o fato comum, natural, objetivo e nem previsível. A boa notícia está onde se dá o contrário do normal. É a velha e repetida história do ‘homem que morde o cachorro”.

Tem muito político que pensa em ser vice. É que o mandato abre caminho para assumir o Governo e até tentar a reeleição, caso a legislação eleitoral permaneça sem reforma. Na base aliada ao Governo, os partidos desejam ocupar esse espaço importante e as conversas rolam nesse sentido, com um tom de disputa interna. É legítimo que aconteça mesmo que provoque fissuras indesejáveis no segmento unidade.

Não deve ser candidato a vice, nem na oposição ou na situação, quem agrade a alguma legenda, mas quem sirva para atrair votos e vencer o pleito. É assim que funciona e é assim que será, mesmo que haja chiliques dos inconformados.

BELIVALDO SE MOVE

O governador em exercício, Belivaldo Chagas (PSDB), está se movimentando. Durante a semana concedeu várias entrevistas em rádios de Aracaju e do interior.

Teria iniciado a pré-candidatura?

SEMANA CORRIDA

Foi uma semana muito corrida para Belivaldo, inclusive com despachos em Secretarias para solução de alguns problemas mais imediatos.

O ritmo, a partir de agora, será este.

ROGÉRIO E VISITAS

Rogério Carvalho (PT) está sim em pré-campanha ao Senado. Na sexta-feira circulou por várias cidades da região Sul e conversou com aliados.

Não podia ver um microfone que falava.

ANDRÉ E RODRIGO MAIA

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), tem certeza de que a denúncia da PGR contra o presidente Temer “será derrubada”.

Segundo ele, a relação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, melhorou muito.

LEMBRA HERANÇA MALDITA

André Moura tem absoluta consciência de que o Governo Michel Temer, do qual é líder no Congresso, não é popular.

Mas lembra a herança maldita deixada pelo governo do PT.

SOBRE CONVITE PARA VICE

O empresário Ricardo Franco (sem partido) decidiu que não participaria das eleições do próximo ano e que não aceitaria ser vice de nenhum candidato.

Ricardo conversou com a família e chegou a essa decisão.

OS GRUPOS COMENTAM

A informação sobre a conversa para Ricardo Franco ser o vice na chapa de Belivaldo, foi o assunto mais discutido pelos grupos de watsapp ontem.

Cada analista tinha uma opinião diferente e grosseira.

VALADARES E MIGRAÇÃO

O deputado federal Valadares Filho (PSB) disse ontem que não é contra e nem a favor a fusão do seu partido com o Democratas.

Mas o assunto palpita nas conversas em Brasília.

QUE ESTÁ ACONTECENDO?

De fato, dez deputados federais do PSB, que não concordam com a saída da sigla do Governo, estão querendo migrar para o DEM.

Já houve até jantar no Planalto sobre isso.

FESTA DE HELENO

O ex-prefeito Heleno Silva comemora neste sábado os seus 50 anos, com um show gospel que será realizado na cidade de Monte Alegre, pela cantora Damares.

Vários políticos participam do evento.

BELIVALDO VAI AO SHOW

O governador em exercício Belivaldo Chagas (PMDB) participa da festa de Heleno e vai ouvir dele agradecimento por te-lo orientado politicamente.

Os dois foram deputados juntos de 1999 a 2002.

QUER DISPUTAR O SENADO

Heleno Silva (PRB) pretende disputar o Senado ao lado de Belivaldo e já está em pré-campanha para isso. No sertão vai bem nas pesquisas que realiza.

Para disputar o Senado, os pretendentes vão ‘ralar’ muito.

UNHA E CUTÍCULA

O deputado Jony Marcos, que vai para a reeleição pelo PRB, está ‘unha e cutícula’ com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PCdoB).

O padre e o pastor estão afinados politicamente.

MÃO NA MASSA

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), pôs a mão na massa literalmente. Com pá às mãos ele estava ajudando a tapar buracos na rodovia Lagarto/Itabaiana.

Disse que o Governo não atendeu a sua solicitação.

DESEMBARQUE TUCANO

O PSDB pode começar a desembarcar do Governo Temer, com a possibilidade de trocar Bruno Araújo (PSDB), por Gilberto Kassab (PSD) no Ministério das Cidades.

Tudo pela troca dos votos do partido. E aí Fabio Mitidieri?

JUCA DE BALA DISPUTA

O ex-prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala (PMDB), está animado para disputar vaga na Assembleia Legislativa com apoio do grupo que integra.

Conta com as graças de Fábio Reis e Marcos Franco.

RECUPERA PREVIDÊNCIA

Via whatsap, um leitor falou sobre o projeto de reabertura dos postos nas rodovias e acha que “se pode recuperar o que ‘muita’ gente deve de sonegação do ICMS”.

– Com isso se recupera a Previdência e atualiza salário dos aposentados.

CUMPRE DISPOSITIVO

O mesmo leitor acrescenta que com a recuperação do ICMS “também se cumpre o dispositivo constitucional da reposição inflacionária dos servidores públicos”.

Enfim, seria salvação da crise na arrecadação.

Notas

De Lauro Jardim – Disse um graúdo do Ministério da Fazenda ao ler anúncio da Fiesp, ontem, descendo a borduna na equipe econômica por causa do aumento de imposto: “Se a Fiesp não tivesse trabalhado para manter a desoneração e para aumentar vantagens dos devedores do Refis não ia precisar de aumento de imposto algum”.

0x0

Já terá morrido – Segundo ‘O Antagonista’, o juiz Sergio Moro vai interrogar o ex-presidente Lula no processo sobre a propina da Odebrecht em 13 de setembro, às duas da tarde. Até lá, segundo os petistas, o amigo que embolsou 35 milhões de reais da empreiteira já terá morrido de fome.

0x0

Anda preocupado – Segundo a coluna Radar, de Veja On-line, “Michel Temer anda preocupado com a possibilidade de Rodrigo Janot criar novos problemas ao Palácio do Planalto por conta da liberação de emendas a parlamentares durante a apreciação da denúncia contra o presidente na CCJ da Câmara”.

0x0

Sobre meta fiscal – Segundo O Antagonista, “Na verdade, quando todos entenderem o motivo, que esse imposto é fundamental para incentivar o crescimento, para manter a meta fiscal, para alcançar a estabilidade do país, essa matéria logo será superada. Nós estamos dialogando, e creio que todos compreenderão”.

0x0

Ainda sem crédito – A assessoria da Polícia Federal (PF) informou de ontem que a corporação ainda não recebeu o crédito suplementar de R$ 102,3 milhões aprovado pelo Congresso Nacional para retomar a emissão de passaportes. Enquanto isso, turistas que têm viagens marcadas para o exterior não podem viajar.

0x0

Flerte com PEN – Candidato a presidente Jair Bolsonaro, hoje no PSC do Rio, está flertando com o nanico PEN. Ele marcou uma conversa com o comando do partido para a semana que vem. Trata-se de mais uma legenda a entrar na briga para levar Bolsonaro, que já recebeu sondagens de PSDC, PR e PRB. (de Radar)

Conversando

Aumenta preço – Radialista Magda Santana flagra um frentista reajustando o preço da gasolina em um dos postos de Aracaju.

É muito duro – Samarone acha que é duro gastar uma fortuna aliciando votos para impedir o julgamento de Temer e em seguida aumentar impostos para tapar o buraco.

Grande dilema – Clovis Silveira diz que o grande dilema é quando você tem que escolher entre o que você quer e o que é melhor pra você!

Impactar gastos – Aumento da gasolina pode impactar em 300 reais por mês nos gastos de uma família classe média.

Novo capítulo – Para o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, bloqueio dos bens de Lula por Sérgio Moro é novo capítulo da condenação

Café reforçado – Rogério Carvalho (PT) tomou café reforçado em Cristinápolis. Foi recebido pelo ex-prefeito Padre Raimundo e lideranças da região.

Reconhecer firma – Ninguém precisa mais autenticar ou reconhecer firma em documentos expedidos no Brasil para usá-lo em órgão público.

Sargento Edgard – Não me refiro nem à classe média, a pergunta é sobre ricos. Qual é o rico que mantém R$ 600 mil em conta corrente? Tem que ter muito dinheiro.

Está arrependido – O Brasil que foi às ruas contra Dilma está arrependido. Tanto que nunca saiu a favor de Temer. O Temer foi uma grande ilusão. Ou enganação.

Leia também