Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Ipesaúde terá ambulatório para tratar pé diabético Com média de 5 mil procedimentos

IPES

O tratamento de diabetes no Ipesaúde será ampliado com a instalação de ambulatório para tratar pé diabético no Centro de Promoção a Saúde Luciano Barreto Júnior. Com média de atendimento de 5 mil procedimentos ao mês, o Espaço passará por algumas adaptações na sua estrutura física.

“É uma pequena reforma, pois o ambulatório não é tão simples, precisa de instalação de pias para os pés dos pacientes e readequação do espaço. Além disso, teremos a sala de coleta de sangue, mais uma sala para atendimento de emergência, no caso dos pacientes descompensados, e também auditório para ações de educação”, explicou a coordenadora do centro, Clea Dionisio.

A coordenadora do Núcleo de Endocrinologia, que disponibiliza a equipe médica, Karla Resende, afirma que a implantação do ambulatório é uma conquista há muito esperada pelos profissionais e pelos pacientes “Um dos maiores temores de quem tem diabetes é a amputação. Para prevenir isso, é preciso duas coisas: controlar a doença e cuidar dos pés. Esse cuidado é regular, a gente tem que examinar o paciente sempre, mesmo que não esteja sentindo nada, para prevenir. Nós percebemos que, aqui no Centro, há um número alto de pessoas com tendência ao aparecimento de feridas e também pacientes já ulcerados, então, esse ambulatório servirá para prevenir os pacientes que não têm e tratar os que já tem, que farão o curativo aqui”, explicou.

Laboratório

Outra novidade será o laboratório para exames de sangue. “ O sangue será colhido aqui, processado e o resultado sairá bem rápido, sem a necessidade de sair do Centro para a realização da coleta e do exame”, explicou Karla.

A paciente Gisélia Santos aprovou todas as mudanças ocorridas. “Frequento o Centro de Diabetes há dez anos e mudou muito. Basta eu chegar que as meninas passam um monte de informação e de novidade. É bom porque, às vezes, a pessoa não tem conhecimento e fica com vergonha de perguntar, eu agora já sei de tanta coisa”, diz.
O Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Júnior é uma unidade do Ipesaúde voltada à promoção de hábitos saudáveis, programas de educação com foco na abordagem de enfermidades como o diabetes e a hipertensão arterial. O Centro possui endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais para adultos e crianças, especialistas em diabetes, cardiologistas, serviço de enfermagem e demais profissionais para atendimento aos beneficiários.

ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Leia também