Aracaju, 28 de março de 2024

Fossa mascarada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O manguezal da Praia 13 de Julho e do Parque Tramandaí funciona, na verdade, como a tampa de uma grande fossa, criada por desleixo do poder público. Embora o bairro 13 de Julho possua esgotamento sanitário, ao longo dos anos a Prefeitura autorizou construções em seu entorno, sem exigir o devido tratamento dos dejetos humanos produzidos pelas novas e luxuosas moradias e casas comerciais. Resultado: as toneladas de excrementos lançadas nos rios Poxim e Sergipe poluem diariamente esses dois corpos d’água. Bem adubado, o frondoso manguezal dá a sua contribuição ao “mascarar” a sujeira e, consequentemente, o forte mau cheiro. Há quem garanta que se não existisse mangue no local para funcionar como a tampa da fossa, ninguém suportaria o forte odor que exala nos bairros 13 de Julho, Garcia e Jardins, onde estão os metros quadrados mais caros de Aracaju.

Fila menor

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) apresentou projeto criando a Lei dos 15 minutos, nos moldes da existente em Aracaju. A ideia é forçar os bancos terem no setor de caixas, número de empregados compatíveis com o fluxo de clientes, visando permitir o atendimento em tempo razoável. Segundo o deputado, em algumas agências bancárias do interior as pessoas chegam a esperar mais de uma hora para serem atendidas. Terrível!

Vida de gado

Por conta da festa em louvor à padroeira Nossa Senhora Santana, Simão Dias reúne hoje o maior número de políticos por metro quadrado. Durante a procissão, todos estarão com um olho na santa e o outro no curral eleitoral, onde o “gado” está em fase de engorda para ser transformado em votos nas eleições de 2018. Ê boi!

Terra de governadores

Falar em Simão Dias, a cidade reverencia hoje, o filho ilustre, governador interino Belivaldo Chagas (PMDB). Antes dele, aquele município já deu a Sergipe outros quatro governadores: Gervásio Prata (PSD), Sebastião Celso de Carvalho (PSD), Antônio Carlos Valadares (PSB) e Marcelo Déda (PT).

Às claras

Encerram-se amanhã, as inscrições para o 2º Fórum Gestão Transparentes. Promovido pelo Tribunal de Contas de Sergipe e tendo como público alvo prefeitos, vereadores e gestores, o evento acontecerá na próxima segunda-feira. O Fórum visa mobilizar e facilitar a condição de ações que promovam administrações públicas mais transparentes. Participe!

Não procede

E o deputado federal Fábio Reis (PMDB) se apressou em negar que tenha tentado tomar o comando do DEM do casal João Alves e Maria do Carmo. Segundo o peemedebista, quem passou tal informação visou, “maldosamente”, causar um mal-estar entre ele e a senadora Maria do Carmo. Então, tá!

Proposta Caracu

Este governo temerário acha que o servidor público é um otário de galocha para aderir a uma tal de “licença incentivada sem remuneração”. Pela proposta indecente, o suplicante suspende o vínculo empregatício por três anos, prorrogáveis por igual período e, como incentivo, recebe o valor equivalente a três meses de sua remuneração. É uma verdadeira proposta Caracu, onde o governo entra com a cara e o servidor com o resto. Cruz credo!

Nova chance

Os produtores rurais afetados pela última seca podem renegociar as dívidas do crédito rural, mesmo as operações que já tenham sido prorrogadas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu ampliar os débitos a serem refinanciados em decorrência da estiagem nos municípios da área de atuação da Sudene. Poderão ser renegociadas as operações de crédito rural de custeio (plantio e manutenção da lavoura) ou de investimentos contratadas de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016. Você tá nessa?

Leitura sobre rodas

Já está circulando o Almanaque do Busão. Editada pela jornalista Célia Silva, a publicação traz, entre outras, informações sobre insegurança dos passageiros, motoristas e cobradores, faixa de pedestre e conservação dos terminais de ônibus. Publicado bimestralmente, o Almanaque é distribuído de graça com os usuários do sistema de transporte coletivo de Aracaju.

Chora miséria

Ao reassumir o governo amanhã, Jackson Barreto (PMDB) vai se deparar com a crescente insatisfação dos servidores estaduais. Sem reajuste salarial há anos e recebendo a ninharia parceladamente, eles ameaçam cruzar os braços a qualquer momento. Alegando que o estado enfrenta grave crise financeira, JB deve recorrer à música do xará Jackson do Pandeiro: “A cantiga da perua é uma só/ É de pió a pió”. Misericórdia!

Ladrão perdoado

O ladrão de ‘penosa’ Afanásio Maximiniano foi perdoado pela Justiça. Acusado de ter afanado um galo e uma galinha do vizinho, o gatuno foi beneficiado pelo princípio da insignificância. Segundo as línguas ferinas de plantão, Afanásio comemorou a liberdade com uma deliciosa galinha à cabidela. Roubada, naturalmente!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também