Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

2018 é logo ali sim, mas dezembro ainda é acolá!

Habacuque Villacorte

Nós estamos a mais de um ano das eleições estaduais e o que mais se vê em alguns setores da imprensa do Estado são especulações e projeções das mais diversas sobre quem serão os candidatos a governador, a senador, deputado federal e estadual em Sergipe no próximo ano. Todo esse previsionismo é saudável, sim senhor, mas até certo ponto. O comunicador pode fazer uma viagem ao infinito quando das suas reflexões e análises, mas antes de estabelecer um “ponto final” em sua narrativa, ele tem por obrigação ética se colocar no lugar do leitor e impor uma “razão” para o seu pensamento.

Ainda falta muito tempo para o pleito, apesar de já anunciarem 2018 como “logo ali”, por exemplo, nós ainda estamos em julho de 2017 e até chegarmos ao final de dezembro próximo muita coisa irá acontecer no mundo político sergipano. O cenário que está se desenhando agora, por exemplo, mudará completamente se modificarem as regras do jogo, por exemplo; se as regras da campanha eleitoral forem alteradas e já valerem para o pleito do próximo ano, muitos nomes “especulados” sequer serão cogitados.

Há ainda outro aspecto relevante: a permanência de Michel Temer (PMDB) na presidência da República interfere diretamente nas composições que serão constituídas em Sergipe. Pode até não decidir a eleição estadual, mas do ponto de vista dos partidos políticos é um hipótese que também muda completamente os cenários “fantasiados” por alguns comunicadores. E se o ex-presidente Lula (PT) reunir condições legais para disputar a presidência, eis aí outro ponto que terá peso importante nas decisões políticas do próximo ano.

A previsão é boa quando é feita com os “pés no chão”, sem paixões ou ilusionismos. Far-se-á projeções com números científicos ou simplesmente ouvindo os adágios populares, sentindo e captando as mensagens que são transmitidas dos corações e mentes. Uma candidatura não se constrói da noite para o dia, mas em poucos dias uma projeção por si só se destrói. É hora de dar tempo ao tempo, de perceber as “mudanças nas nuvens”.

Em síntese, nem os políticos que são detentores de mandatos estão cientes se irão disputar a eleição de 2018, se reúnem condições éticas, morais, legais e financeiras para tanto. Muitos, inclusive, irão avaliar se ainda vale apostar na vida pública. A política moderna está rompendo barreiras, afastando os conservadorismos, descobrindo novos talentos e resgatando algumas promessas.

Pobre imprensa, que ainda faz a leitura errada do jogo que está sendo configurado. Não, este colunista não é o dono da verdade e, vez ou outra, também arrisca seus palpites, faz suas apostas e projeções, tem sentimentos e concepções. Tem opções! Mas tão vago quanto este raciocínio, um tanto lógico, diga-se de passagem, é a sensação de que o cenário continua em aberto, sem definições, mas repleto de ilações. Seguimos em frente, ora, pois, devagar e divagando, não necessariamente nesta ordem…

 

Veja essa!

Mais dois homicídios registrados em Itabaiana e a violência continua imperando em Sergipe. Este colunista já disse várias vezes que a Polícia não é onipresente, mas a sensação que se passa é que os bandidos perderam completamente o receio com a SSP.

 

E essa!

As drogas continuam “dando as cartas” em Sergipe, sobretudo no interior do Estado e na Grande Aracaju. Apesar de a SSP não confirmar, mas sempre que há um assassinato, na maioria das vezes os rumores têm relação com o consumo e/ou tráfico de drogas.

 

Marcelo Déda

No princípio do governo de Marcelo Déda (in memoriam), em 2007, o crack estava ganhando espaço no Estado. Tentou-se implantar uma política de combate à droga, que findou sendo eficiente apenas para os veículos de comunicação, ou seja, não passou da publicidade e propaganda governamental.

 

Não acompanhou

O governo Déda, através de sua Secretaria de Assistência e Inclusão Social, até demonstrou uma intenção de melhorar, mas os avanços foram tímidos (se existiram) e hoje o crack tomou conta do mercado e segue destruindo as famílias e desviando alguns futuros promissores…

 

Governo do Estado

Não é nada positivo o cenário de 2018 para Jackson Barreto. Hoje Sergipe é o Estado mais violento do País, temos indicadores muito ruins, perspectivas financeiras abaixo da média, salários atrasados, além de ausência de reajustes para os servidores. Terá que preparar um bom discurso…

 

Prefeitura de Aracaju

Outro gestor que também não empolga é o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB): eis aí um exemplo clássico de quem promete demais e faz de menos! Brada pelos quatro cantos que mantém os salários em dia, mas o máximo que consegue otimizar é a doação de uma praça ou rua para a “adoção” da iniciativa privada.

 

Pensionistas

Uma informação que surgiu entre os aposentados e pensionistas deixou a turma em polvorosa: o governador Jackson Barreto busca a autorização para utilizar novamente parte dos recursos do Funprev, fundo previdenciário criado em 2008, para pagar os salários dos aposentados e pensionistas. O Sergipeprevidência confirma apenas estudos, mas não há nenhuma definição neste sentido ainda.

 

Exclusiva!

Chega a informação que mais uma vez o aparelho de radioterapia do Hospital Cirurgia está quebrado, prejudicando a fila dos pacientes que buscar o tratamento do câncer. Sabe-se que o equipamento está sem funcionar a uns quatro dias.

 

Revolta

Os pacientes oncológicos revelam indignação porque além de atrasar o tratamento com frequência, as quebras do equipamento são contínuas. “O pior é que toda vez quebra sempre a mesma coisa. Se ainda fossem peças diferente, a gente tentaria entender. Confesso que não sei o que acontece com este equipamento”, denuncia um paciente que prefere não se identificar…

 

Capela I

Um mês depois de mobilizar a mídia do Estado para os festejos do tradicional São Pedro, a realidade em Capela: a população reclama, e com razão, da falta de medicamentos nas unidades de Saúde. A reclamação é que também está deficiente a cobertura médica e odontológica.

 

Capela II

Outra triste realidade de Capela: a marcação de exames ainda é bastante confusa e é preciso ter muita sorte para conseguir uma vaga no carro para vir se consultar ou fazer um tratamento de hemodiálise em Aracaju. Na Educação houve até conflito pela suspensão do transporte dos universitários para a capital esses dias. Pelo jeito a “carruagem” virou “abóbora”…

 

Novos rumos 1 

Durante entrevista à emissora Juventude FM 104,9, em Lagarto, o senador Eduardo Amorim (PSDB) afirmou que Sergipe precisa se recuperar administrativamente. Segundo ele, os vários empréstimos feitos pela atual gestão fizeram com que o Estado quebrasse. “Infelizmente, levaram Sergipe para o fundo do poço. São inúmeros empréstimos que serão pagos pelas gerações futuras”, afirmou.

 

Novos rumos 2

Para Eduardo Amorim, o atual governo ainda faz com que os trabalhadores sejam penalizados. “Temos caos na Educação, Segurança Pública e na Saúde. Em todas as áreas temos péssimo índices. Além disso, os servidores têm salários fatiados e pagamentos atrasados. Sergipe precisa de um gestor sério e comprometido com seu povo”, disse Eduardo.

 

SSP

Um amplo debate sobre segurança pública foi travado em uma emissora de rádio da capital, com a participação do doutor em segurança pública, coronel da Polícia Militar Henrique Rocha, líderes comunitários e agentes públicos. O coronel deu nota sete para a segurança pública em Sergipe e 10 para o desempenho dos policiais militares do Estado. “O policial é um profissional bem formado dentro dos limites possíveis”, disse.

 

Violência

Na avaliação do coronel, a impunidade e a falta de investimentos públicos em diversas áreas são forças desencadeadoras da violência. “A segurança não é um problema de polícia, é uma questão complexa, um problema social que requer um debate amplo envolvendo a sociedade civil e os poderes Legislativo, Executivo e o Judiciário, enfim, um esforço conjunto na construção de um plano a fim que a violência volte a patamares aceitáveis”, analisou”, disse.

 

Avaliação

Agora, com todo respeito ao especialista, apesar de reconhecer o esforço da SSP em tentar conter o crescimento da violência no Estado, mas com Sergipe sendo o mais violento do País, dar nota “7” a nossa política de segurança chega a ser inusitado…

 

CRESS I

A Diretoria do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 18ª Região/SE, gestão “Vamos Lá Fazer o que Será” (2017/2020) convoca todas/as Assistentes Sociais para participar da Assembleia Geral da Categoria. Este, que é o principal espaço de deliberação do regional, será realizado no próximo dia 11, às 14h, no Auditório da Central Única dos Trabalhadores – CUT, localizado na Rua Porto da Folha, 1039, Bairro Cirurgia, em Aracaju.

 

CRESS II

Na assembleia será apresentado o resultado dos dois primeiros meses da atual Gestão, bem como a composição das Comissões Administrativo-financeira (COFI); Fiscalização; Ética e Direitos Humanos; Comunicação; Políticas Públicas e Formação Profissional. A pauta também inclui a eleição dos Delegados para o 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que ocorrerá em Setembro, em Brasília.

 

Laranjeiras I

A Prefeitura Municipal de Laranjeiras, através de ações da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu nessa quarta-feira (26) a “tarde de beleza” no Centro de Convivência com o Idoso, uma homenagem pelo Dia dos Avós. Foram desenvolvidas várias atividades socioeducativas.

 

Laranjeiras II

A iniciativa atendeu a uma orientação do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”. Segundo a secretária de Assistência Social, Lícia Aguiar, para celebrar o Dia dos Avós a ação da prefeitura contou com a colaboração da diretora do Centro, Fátima Ribeiro, e dos profissionais de beleza de Laranjeiras Suzane de Lima, Luís Diego, Aldênia, Augusto Sérgio e Gusta Fashion.

 

Lícia Aguiar

“A satisfação dos idosos com esta ação é algo incomparável. Sempre dentro da nossa preocupação de manter a interação dessas senhoras. Esse tipo de atividade eleva a autoestima delas”, avalia a secretária.

 

Tarde de beleza

Os profissionais de beleza de Laranjeiras atuaram, de maneira voluntária, na ação com as idosas que puderam fazer, gratuitamente, cabelo, maquiagem, sobrancelha dentre outros serviços como corte e costura. “É um dia diferente e as avós merecem esse atendimento especial no dia dedicado a elas”, afirmou a secretária Lícia Aguiar.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES – habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Leia também