31/07/17 - 2:37:53

Tarifa de ônibus intermunicipal terá aumento de 15,08% nesta terça-feira

Como reflexo da queda do número de passageiros pagantes, aumento dos custos e a falta de reajuste tarifário em dezembro/16, só de janeiro a junho deste ano as empresas de ônibus perderam R$ 30 milhões. Com este déficit as empresas não conseguiram renovar frota e estão enfrentando dificuldades para quitar seus compromissos, inclusive pessoal.

Conforme cálculo da planilha de custo apresentada em dezembro, a tarifa de ônibus precisaria sofrer um reajuste de 29% para se equiparar a defasagem que perdura os últimos anos e se agravou com a falta de reajuste tarifário e consequente desequilíbrio econômico financeiro do sistema.

A partir desta terça-feira (01/08) o preço da tarifa no transporte intermunicipal ficará 15,08% maior. O reajuste foi aprovado pelo Conselho Estadual de Transporte da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra). *O reajuste acumulado de 2016 e 2017 foi de 23,40%.*

Enquanto isso, o transporte coletivo em Aracaju e região metropolitana permanece com o déficit gerado com a falta de reajuste técnico nos últimos anos, com uma defasagem na tarifa de 29%, pontuada entre a  queda do número de passageiros e elevação dos custos para operação do serviço. Tal defasagem tem prejudicado a qualidade do transporte e rendido dificuldades econômicas nas empresas de ônibus.