Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Belivaldo apresenta potencialidades econômicas ao embaixador Moçambique

BELO

O vice-governador e secretário de estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas, se reuniu na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, na sala da situação do Palácio dos Despachos, com o embaixador de Moçambique, Manoel Tomás Lubisse, para discutir um possível intercâmbio comercial entre empresários sergipanos e do País africano. Secretários estaduais e empresários participaram do encontro.

“Moçambique é um País que está precisando de apoio e está abrindo portas para nós. Esse intercâmbio é importante, no final do mês, um grupo de empresários deverá ser formado para participar de uma Feira Internacional em Moçambique. São oportunidades de negócios que serão mostradas não só para o Brasil, mas para todos os países que participarão dessa importante evento”, relatou o vice-governador.

Belivaldo Chagas falou ainda que a ação é a oportunidade de apresentar os investimentos já realizados no estado e atrair novos negócios. “Nós vamos entrar em uma nova era em Sergipe com a instalação da termoelétrica e Moçambique está prestes a aplicar US$ 90 bilhões só na área de petróleo e gás. Se unirmos forças, teremos grandes oportunidades de desenvolvimento mútuo entre os países”, destacou.

Para o embaixador de Moçambique, Manoel Tomás Lubisse, a visita significa uma oportunidade de crescimento. “Esta visita tem dois objetivos fundamentais: o primeiro de conhecer Sergipe e que o estado tem a oferecer. E o segundo é apresentarmos aquilo que nós somos. Sendo assim, a partir dessa identificação das potencialidades das duas localidades, vamos estudar um caminho que possamos trabalhar juntos”, declarou.

Ao longo da reunião, o conselheiro Econômico para o Comércio da Embaixada de Moçambique, Jaime Nicolas, e o conselheiro Econômico para o Turismo, Romualdo Johnam, explanaram sobre o potencial, características físicas e econômicas do País.

Visita 

O embaixador e sua comitiva estão no estado desde o dia 31 de julho. A visita decorre de um convite formulado pelo governo do Estado de Sergipe, tendo em vista o interesse existente demonstrado por grupos empresariais sergipanos de investir no País e, em especial, de se enviar uma missão à Feira Internacional de Moçambique (FACIM), que será realizada entre os dias 29 de agosto a 03 de setembro de 2017.

Nesta segunda, 31, o embaixador de Moçambique reuniu-se com o governador Jackson Barreto. Na ocasião, o gestor colocou a equipe de técnicos do governo à disposição do embaixador e ressaltou o entusiasmo que terá em facilitar os negócios entre Sergipe e Moçambique. “Estamos ao dispor. Somos irmãos. Sou um torcedor da independência de Moçambique e sempre apoiei a luta moçambicana por liberdade. Queremos ser útil ao país”, enfatizou.

Presenças 

Acompanharam a reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, José Américo Pereira; de Turismo, Fábio Henrique; de Agricultura, Esmeraldo Leal; a superintendente da Casa Civil; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), Eugênio Dezen; representantes das Federações das indústrias (FIES); da Federação de Comércio; Federação da Agricultura e Pecuária , do Sebrae e empresários.
ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Leia também