02/08/17 - 18:45:20

Governo lança projeto de arborização nas escolas públicas estaduais

A Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, em Aracaju, foi a unidade escolar escolhida como piloto para início das atividades do Projeto Plante Uma Árvore, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Educação e desenvolvida em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe e Instituto Vida Ativa. O projeto foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 2.

Idealizado pelo Serviço de Educação em Direitos Humanos/ Núcleo da Diversidade e Cidadania/ Educação Ambiental (SEDH/Nedic/DED/Seed), o projeto Plante Uma Árvore, iniciado na Diretoria de Educação de Aracaju, será executado até o final de 2018 em todas as demais diretorias regionais de Educação (DREs/Seed), objetivando promover o Programa Estadual de Formação Continuada em Educação Ambiental e revitalizar a composição paisagística das áreas verdes das escolas estaduais, e dos seus entornos, com o plantio de árvores frutíferas e nativas da região.

“Pretendemos com essa ação ocupar todas as áreas de terreno que existem nas escolas da rede pública estadual para criar bosques e pomares, a fim de tornar os ambientes escolares mais saudáveis, e contribuir para que o microclima do espaço escolar seja mais agradável”, afirmou Jorge Carvalho, após plantar uma muda da espécie Pau-Brasil e declarar lançado o projeto.

De acordo com o secretário estadual de Educação, paralelo a essa iniciativa, o governo está difundindo, também em toda rede pública estadual de ensino, o programa de estímulo à plantação de hortas escolares, “também como forma de aproveitamento desses terrenos e ainda para contribuir com a formação complementar dos estudantes e consequentemente trazer benefícios para a comunidade escolar”.

Para o secretário Olivier Chagas, o problema ambiental, para ser resolvido, tem que necessariamente passar pela educação. “Essa iniciativa da Seed, por intermédio do secretário Jorge Carvalho, é louvável e nós viemos aqui para cumprimentá-lo e apoiá-lo. A ação tem tudo a ver com a Secretaria de Meio Ambiente. O caminho é fazer com que as nossas crianças criem consciência de que o meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós. Plantar uma árvore é, na verdade, uma virtude, uma riqueza”, declarou Olivier, que, na oportunidade, plantou uma muda de aroeira.

Desenvolvimento

Inicialmente, o Plante Uma Árvore coordenado pela técnica Cristiane Barreto irá efetivar o plantio de 1.000 mudas de árvores nas áreas de terreno das escolas estaduais. Para isso, a Seed contou com o envolvimento e a parceria de técnicos da Emdagro, da UFS, da Semarh e do Instituto vida Ativa, doador de mudas para o projeto.

Segundo a técnica Referência em Educação Ambiental da Seed e coordenadora do Projeto, Cristiane Barreto, assim como na Escola Alceu Amoroso, unidade piloto da iniciativa em Aracaju, será formada em cada DRE um Comitê de Arborização, com representantes dos segmentos da comunidade escolar. “Esses comitês serão responsáveis pelo cuidado com as árvores, pelo monitoramento do viveiro temporário das mudas e ainda pela realização de atividades de mobilização e divulgação da educação ambiental”, explica.

“O projeto consiste na realização de visitas técnicas para diagnóstico das áreas a serem plantadas e seleção adequada de mudas, capacitação de professores e gestores sobre educação ambiental e arborização, além da formação dos Coletivos de Jovens Ambientalistas e dos Comitês de Arborização e do Plantio, com assessoria da Emdagro”, completa a técnica, ao destacar que no lançamento do projeto foram plantadas 50 mudas na Escola Alceu Amoroso Lima.

Protagonismo

A iniciativa é desenvolvida utilizando uma metodologia participativa, na qual são mobilizados todos os atores que fazem parte da comunidade escolar das unidades de ensino da rede pública estadual, e os estudantes são protagonistas do processo. Aluna do 4º ano do ensino fundamental, Emile Cavalcante participa do Comitê de Arborização e também plantou uma árvore. “É um muito interessante, pois precisamos de um ar mais puro e mais áreas arborizadas, não só na escola, mas em toda cidade”, disse.

Rosali Medeiros Santana, professora do 3º ano A, aprovou a ideia. “A nossa escola tem uma vasta extensão e essa área estava improdutiva. O projeto é bom e incentivará as crianças para os cuidados com o meio ambiente”, sintetizou ela.

O estudante Luan Costa, de 9 anos, também gostou do projeto. “Árvore é vida. Ela faz sombra e alimenta os animais. Eu gostei muito”, disse, com um sorriso largo no rosto.

Após plantar uma muda de Pau-Brasil, ao lado do secretário Jorge Carvalho, o pequeno Luís Yuri, aluno do ensino fundamental do “Alceu Amoroso Lima”, aprovou a iniciativa. Para ele, “além dos conhecimentos sobre as questões ambientais, o projeto é bacana por nos ensinar a ser mais responsáveis com o meio ambiente”.

Educação ambiental

Segundo o assessor técnico do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH/DED/Seed), Pedro Santana, o projeto Plante uma Árvore busca fomentar e fortalecer as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Seed nas escolas públicas estaduais, promover o protagonismo juvenil e prover o cumprimento das metas definidas no Plano Estadual de Educação.

ASN- Agência Sergipe de Notícias.