Aracaju, 28 de março de 2024

TEMER NÃO PASSA NA PRÓXIMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Aliados ao presidente Michel Temer estão convictos de que ele passará tranquilo, hoje, com a votação pelo arquivamento da denúncia contra ele. Há cálculos que circulam no Congresso e salas do Planalto que dão considerável vantagem ao presidente. Mas, assusta o número de parlamentares que integram a base do Governo e deseja votar contra Temer.

Pesquisas recentes publicadas no País mostram que até 79% da população desejam ver o presidente denunciado. Também acham que os deputados dispostos a impedir isso são coniventes e devem ser lembrados negativamente nas eleições do próximo ano. Quer dizer, votar com Temer pode ser ‘um grande mico’. O clima não é de já ganhou, mas de que ‘ele se sai dessa’.

O PMDB fechou questão pelo voto a favor. Quem ficar contra pode ser punido. Hora, se o próprio partido do presidente tem que usar da prerrogativa de forçar que seus deputados sejam favoráveis, é um sinal de que Michel Temer sequer serve aos seus correligionários. E tem parlamentar que vai desobedecer e votar de acordo com o que pensa seu eleitor… E a sociedade.

Parlamentares de Sergipe, que votaram pelo impeachment de Dilma Rousseff e integravam a base aliada a Temer, desistiram dele e se afastaram. Resta o líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), que se mantém colado ao Planalto. Até o deputado Fábio Reis (PMDB), que chegou ontem a Brasília, só vai se decidir depois de reunião da bancada e de conversa com o líder do PMDB, Baleia Rossi. Até agora Fábio é só indecisão.

Há apenas um detalhe: Temer deve passar nessa denúncia de hoje, mas não passará se houver outra. O DEM estará fora e vai trabalhar para ter o novo presidente da República por via indireta. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sonha com isso.

Reuniu com equipe

Jackson Barreto vai reunir-se hoje à tarde com secretários e técnicos da equipe econômica. Receberá um diagnóstico sobre a atual situação do Estado.

Em anexo, resoluções para o problema.

QUESTÃO PREVIDÊNCIA

Entre as sugestões para resolver o problema financeiro, estará a de aumento da taxa de desconto da Previdência, que será de mais 1% do salário.

Esse aumento de taxa já se pratica em outros Estados.

TERÃO TOM POLÍTICO

Segundo fonte bem avisada do Governo, apesar de critérios técnicos que serão expostos, as decisões definitivas terão um tom político.

As questões que causem impacto social terão tratamento diferenciados.

TEVE QUEM VIBRASSE

À noite, com a divulgação de condenação de André Moura (PSC) teve gente em seu grupo político que vibrou com a possibilidade dele não disputar o Governo.

E nem integrar a chapa majoritária…

SOBRE A SENTENÇA

Na hora da divulgação da sentença, o deputado André Moura estava no gabinete do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, em Brasília.

Saiu de lá para uma reunião com o presidente Michel Temer.

ALIADOS NÃO MUDAM

Entre os aliados a condenação foi interpretada como uma birra do juiz de Japaratuba, Rinaldo Salvino do Nascimento, com o deputado André Moura.

Os advogados de André vão recorrer da sentença

SERGIPE É CONTRA

Pelas declarações dos deputados federais, a bancada de Sergipe na Câmara vota pela continuidade das denúncias contra o presidente Michel Temer.

Já se pode dizer que está 6 a 2.

FECHA QUESTÃO

O PMDB ontem fechou questão sobre a posição da bancada em favor de Temer e promete punir quem se manifestar contra.

Fabio Reis alegava dúvida, mas vai votar seguindo determinação do partido.

CORTE NA CARNE

O deputado Fábio Mitidieri acha que é preciso acalmar o ambiente político porque ele está desestabilizando a economia. O governo continua gastando mais que arrecada.

– Não fez o corte na própria carne, disse

LANÇA CANDIDATURA

O vereador Vardo da Lotérica, de Itabaiana, lançou-se ontem, da tribuna da Câmara Municipal, candidato a prefeito em 2020.

Diz que não está vendo mais ninguém à sua frente.

REVIU PONTUAÇÃO

O Tribunal de Contas corrigiu a pontuação da transparência do município de Pacatuba. De 3,7 da segunda-feira, o município saltou para 9,5 pontos.

Um erro grave que o TCE sequer justifica.

A REDE E MENDONÇA

O presidente regional da Rede Sustentabilidade, Dr. Emerson, desmentiu ontem que houvesse qualquer entendimento com o ex-deputado Mendonça Prado.

– Desconheço qualquer contato de alguém do partido com ele, disse.

VALADARES E REELEIÇÃO

Conversa entre aliados: o senador Valadares (PSB) tem um nome forte para disputar o Governo do Estado. “Mas não fará disso um cavalo de tróia”.

Valadares prefere a reeleição e mais oito anos de mandato.

APENAS UM DETALHE

Caso o deputado Valadares Filho (PSB) não seja candidato a vice-governador, o senador Eduardo Amorim (PSDB) não será candidato ao Governo.

A presença do deputado como vice é que decide sua candidatura.

BELIVALDO É CERTO

No grupo de oposição há certeza de que Belivaldo Chagas é o candidato à sucessão de Jackson Barreto em 2018. Quanto a isso não existe dúvida…

Para o Senado estão conscientes que enfrentarão Jackson Barreto.

ANA NAS PESQUISAS

Em algumas pesquisas realizadas em cidades do interior, inclusive para proporcionais, o nome de Ana Alves (DEM) aparece, como aconteceu em Tobias Barreto.

É citada como Ana, a filha de João Alves Filho.

VAI DEPENDER MUITO

Um deputado fez levantamento ontem do percentual de renovação na Alese. Acha que vai depender muito do resultado do processo das subvenções.

Nos seus cálculos a renovação será de até 30%.

QUADRO COMPLICADO

O ex-prefeito de Dores, José Américo, está internado na UTI do Hospital Cirurgia com um quadro de septicemia, provocado por infecção urinária.

Os médicos tentam reverter esse quadro.

Notas

Fecha questão – O líder do Governo no Senado, Romero Jucá, disse ontem que o PMDB fechou questão para votar contra a admissibilidade da denúncia contra o presidente Temer  e qualquer ato em oposição à decisão do partido terá consequências. O deputado que votar pela denúncia pode sofre punição.

0x0

Gilma critica Janot – Ao sair da primeira sessão plenária do STF após o recesso de julho, o ministro Gilmar Mendes criticou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao ser questionado sobre o novo pedido de prisão do Ministério Público contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). A informação é de Valor.

0x0

Governo errou – Segundo Andréia Sady, da Globo News, dois dias após Temer receber o senador Aécio Neves para jantar, a avaliação de aliados do presidente é de que o governo errou ao dar papel central ao tucano na operação para convencer indecisos do PSDB a votarem contra a denúncia da PGR.
0x0

Votação rápida – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer no plenário da Casa será concluída já na tarde de hoje. O parlamentar fluminense disse acreditar que haverá o quórum mínimo de 342 deputados em plenário para que a votação de fato possa ocorrer.

0x0

Produção recua – O faturamento industrial acumulado no primeiro semestre de 2017 é 5,9% menor que o registrado no mesmo período de 2016, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). As horas trabalhadas na produção recuaram 3,3%, o emprego teve queda de 3,9% e a massa real de salários encolheu 3,5%.

0x0

Pré-sal supera – Pelo segundo mês seguido, a produção de petróleo nacional cresceu 0,8% em junho frente a maio e chegou a 2,675 milhões de barris por dia. O resultado foi puxado pela extração da matéria-prima no pré-sal, que pela primeira vez superou o pós-sal em termos de produção.

Conversando

Mendonça Prado – As principais reformas para o país são as dos sistemas tributário e político. Eu não entendi a motivação da inversão de prioridades.

Titulo de Cidadã – Ana Lúcia informa que a grande lutadora do povo, Irmã Francisca, recebeu o Título de Cidadã Pacatubense na manhã de ontem.

Melhoras no Huse – Grupo Mulheres do Peito cobra explicações por problemas no atendimento oncológico no Cirurgia, mas reconhece melhoras no Huse.

Quer disputar – Zezinho Sobral, diz que Belivaldo Chagas deve ser mesmo o candidato ao Governo e ele também deseja disputar mandato em 2018.

Quer Valmor – Ex-prefeito Sukita diz que vai querer Valmor Barbosa como seu secretário quando for governador de Sergipe.

Sobre eleições – Vice-governador Belivaldo Chagas diz que o Governo de Sergipe não trabalha pensando nas eleições de 2018.

Sobre transporte – Elber Batalha diz que mais uma vez o sistema de transporte começa a não funcionar e Edvaldo Nogueira não faz nada a respeito.

Venda da sede – Advogado do PT explica negociações do partido com credores. Admite possibilidade de venda da sede do partido para quitação de dívidas.

E nós passarinho – O Brasil de olho na Câmara Federal para ver que o Temer passará e ‘nós passarinho’ (lembrando de longe Mario Quintana).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também