Aracaju, 28 de março de 2024

Roda de Conversa aborda a história da Praça São Francisco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
abb

Em continuidade às homenagens ao aniversário da Chancela da Praça São Francisco, em São Cristovão, o Museu Histórico de Sergipe promoveu uma roda de conversa com os alunos da Escola do Lar Imaculada Conceição (Elic), mediado pelo historiador Thiago Fragata, na última quarta-feira (02). O objetivo do evento foi incrementar o conhecimento da história local, de forma lúdica e dinâmica.

A atividade, que contou com a participação dos alunos do 4º ano do ensino fundamental, abordou assuntos como a história das construções antigas que rodeiam a praça, a vinda do antigo rei ao município e a biografia do pintor Horácio Hora, que pintou vários dos quadros encontrados no entorno do Museu.

“Eu acredito no potencial destas crianças que participaram da roda de conversa. É preciso plantar essa sementinha que vai nos render bons frutos lá na frente. Tenho certeza que depois desta nossa conversa, eles irão sair com mais orgulho da cidade que residem”, disse o historiador Thiago Fragata.

“Estou muito satisfeita com esta aula que as crianças receberam hoje. Eles conhecem o lugar que vivem, mas precisavam descobrir como ele surgiu. Além de aprenderem sobre a história da Praça São Francisco, ainda receberam orientações para conservá-la. Foi um dia bastante importante”, ressaltou a professora da turma, Dagmar Cerqueira.

A programação do Museu Histórico de Sergipe seguiu nesta quinta-feira (03), às 10h, com a apresentação de outra sessão de cinema no Museu, com o filme “A Orquestra dos Meninos”, de Paulo Tiago.

História

A Praça São Francisco representa o coração da parte alta de São Cristóvão, abrigando as estruturas políticas, judiciais e religiosas do centro da cidade. O espaço foi construído no final do século XVI e início do século XVII e permanece ao longo desses mais de quatrocentos anos uma referencia da história e também da identidade sergipana.

ASN- Agência Sergipe de Notícias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também