Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SERGIPE ESTÁ NA OPOSIÇÃO

 

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O presidente Michel Temer (PMDB) passa por essa. Conseguiu superar a primeira investigação. Ninguém sabe como será em caso de um novo processo. O procurador geral da República, Rodrigo Janot, já sinalizou que deve acontecer. ‘O futuro a Deus pertence’, é praticamente um jargão usado por políticos, mas as perspectivas é que novos obstáculos serão enfrentados pelo Planalto.

E haja liberação de emendas e agrados a deputados para se manter no Poder.

Em Sergipe, percebe-se um fato: o Estado é de oposição ao Governo Federal. E, nessa posição, estão políticos que são aliados ou não ao governador Jackson Barreto. A bancada de 11 parlamentares tem certo apenas um deputado – André Moura – e uma senadora – Maria do Carmo – que se mantêm apoiando Temer e seu Governo. Os nove restantes estão contra, embora não necessariamente à esquerda.

Mas, e o deputado Fábio Reis também votou favorável? É verdade, mas ele não queria e resistiu muito a ceder. Terminou ouvindo o pai, Jerônimo Reis, a exclamou um “sim” chocho e sem entusiasmo.

Percebe-se que o grupo político liderado pelo governador Jackson Barreto tem posição mais à esquerda, tanto que o presidente Lula virá a Sergipe e terá uma imensa recepção de setores da base aliada, pelas cinco cidades que visitará. Lula está em campanha e sempre teve boa votação em Sergipe, principalmente na Capital.

O grupo de oposição ao governador hoje não deseja Lula e ainda não mostrou de que lado ficará na disputa pelo Planalto em 2018. Talvez com algum nome do PSDB, como aconteceu nas eleições de 2010.

Mas, também entre peemedebistas, tem deputado, como Zezinho Guimarães, que não acredita na candidatura de Lula a presidente da República e acha um risco levar o Estado a adotar uma posição antecipada. Admite que Michel Temer pode até ‘não ter moral’ para continuar comandando o País, “mas tem a caneta cheia”.

Sergipe vai precisar dele, assim como o fez Alagoas e está bem…

TUDO EM SILÊNCIO

A reunião do governador Jackson Barreto com secretários e técnicos da área econômica aconteceu ontem à tarde, mas com pedido de sigilo absoluto.

Não vazou nem um espirro…

TUDO NO PREVISTO

Mas foi apresentada uma série de propostas e ideias para aumentar a arrecadação e dar uma solução ao problema causado com o ‘buraco’ na Previdência.

Outros encontros foram marcados.

VOTOU A PEDIDO

O deputado Fábio Reis (PMDB) votou favorável ao relatório, atendendo a pedido do pai, ex-deputado Jerônimo Reis, que lhe fez esse apelo. Fábio disse um ‘sim’ rápido…

O deputado estava disposto a votar contra Temer.

MANTEVE O VOTO

Laércio Oliveira (SD) votou contra o relatório e manteve o mesmo voto que deu na CCJ, pela continuidade do processo contra Temer.

Não acompanhou a decisão do seu partido.

TEMER TELEFONA

Laércio recebeu telefonema de Temer, que lhe pediu: “faça uma reflexão sobre o seu voto”. Laércio disse que era aliado, mas nesse caso não.

O deputado também recebeu pressão do partido e manteve o voto.

RESULTADO PEQUENO

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), previu que Temer continuaria, mas com uma diferença de voto pequena.

E foi o que se deu…

PARTIDOS FRACASSAM

Partidos políticos estão perdendo a força juntos a parlamentares. Mesmo com alguns deles fechando questão, a favor ou contra o presidente, não adiantou.

Ontem os deputados votaram por sua consciência ou para a plateia.

A SE ANALISAR

Caso o presidente Temer resista a outros processos e fique para concluir o mandato, o deputado André Moura pode ser o candidato ao Senado ou Governo em 2018.

André disputará a reeleição se Temer saísse.

EDUARDO SILENCIA

O senador Eduardo Amorim (PSDB) silenciou sobre eleições estaduais de 2018. Está mais focado em fazer o papel de oposição no Estado.

A tendência de Amorim é disputar a reeleição.

POR QUE RAZÃO?

Aliado muito próximo a Eduardo Amorim disse que ele também pretende resolver todas as questões do partido em Sergipe e depois partir para discutir política.

– Não é momento de se descabelar para fixar candidatura, disse o aliado.

QUESTÃO DE GRUPO

Também no grupo de oposição, no mais ‘divino silêncio’, há comentários sobre recuo da candidatura de André Moura, depois da condenação publicada ontem.

Um deputado do bloco diz que isso dificulta o discurso de campanha.

NEM UM POUCO

André Moura, entretanto, não deu importância à sentença do juiz de Japaratuba, porque se diz perseguido por ele já há alguns anos.

O juiz também teria antecipado a condenação para se divulgar.

TERÁ DIFICULDADES

O deputado federal Jony Marcos disse, ontem, que Michel Temer terá dificuldades para continuar à frente da Presidência, porque não tem apoio do povo.

– Sua ilegitimidade agora aumenta e é real, disse.

PRESSÃO GRANDE

Segundo Jony Marcos o Parlamento que manteve Michel Temer vai sofrer uma pressão popular muito grande, que pode influenciar nas próximas eleições.

– O povo não vai entender essa blindagem, disse.

POVO ESQUECE

A questão de que o povo não vota, no próximo ano, em quem apoiou Temer é ‘balela’. O eleitor esquece fácil e dar o voto pelas ‘vantagens’ do momento.

Geralmente não se vota na qualidade, mas na ‘condição’.

BEM ANTIPÁTICAS

O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) disse ontem que virão medidas antipáticas para a Assembleia apreciar e votar, como o aumento da contribuição à previdência.

– Estas medidas já deveriam ter sido adotadas antes, acha.

SOBRE LULA

Zezinho acha que o ex-presidente Lula (PT) não será candidato a presidente e isso provocará um “Deus nos acuda”. O Governo não se recupera e a imagem vai sair mal.

A resposta precisa convencer ao povo.

UM SÓ A FEDERAL

A Assembleia Legislativa tem apenas um deputado que vai disputar a mandato federal: Gustinho Ribeiro, que já trabalha abertamente a sua candidatura.

Lagarto pode ter dois parlamentares em Brasília.

Notas

Operação abafa – Segundo relata o colunista Lauro Jardim, de ‘O Globo’, de um ministro do STF após tornar-se pública a indicação de Marco Aurélio de que não aceitará o pedido de prisão do senador Aécio Neves: “A ‘operação abafa’ ainda não foi bem-sucedida, mas encontra-se no seu auge”.

0x0

Deu no Globo – Com o dinheiro que está investindo para comprar Neymar do Barcelona, o Paris Saint-Germain poderia ‘fazer a festa’ no mercado brasileiro. O clube francês vai pagar € 222 milhões (cerca de R$ 820 milhões) na multa rescisória para tirar o atacante do Barça e levá-lo a Paris.

0x0

Josias de Sousa – Freguês de caderneta da Lava Jato, Lula foi enviado pela sexta vez ao banco dos réus na terça-feira. O juiz Sergio Moro aceitou a denúncia da Procuradoria no caso do sítio de Atibaia. A novidade ganhou as manchetes um dia depois de um encontro de Lula com dirigentes do PT para tratar de 2018.

0x0

Lado é da ética – Segundo ‘O Antagonista’, o deputado Jair Bolsonaro, como foi antecipado, votou pelo prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer. “Quero Temer investigado e Lula na cadeia”, disse. Para o deputado Bolsonaro, a denúncia da PGR é contundente. “Meu lado é o da ética”.

0x0

Não deu certo – Cinco deputados de oposição protocolaram ontem, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança pedindo que a Corte garanta, por meio de uma liminar com efeito imediato, a manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no plenário da Câmara.

0x0

Correição parcial – A 8ª Turma do TRF4 aceitou recurso da defesa do ex-presidente Lula da Silva sobre a correição parcial que questionava a ordem das testemunhas a serem ouvidas no processo envolvendo o tríplex no Guarujá. Correição parcial é um recurso que visa a corrigir um erro de procedimento cometido pelo juiz.

Conversando

Sargento Edgard – Defesa diz que nova denúncia contra Lula atenta contra Estado de Direito. Esse elemento solto, atenta contra os princípios da moralidade.

Caos político – Deputado Luciano Bispo (PMDB) lembra que caos político no Brasil aumentou o desemprego com a saída de Dilma Rousseff.

Sobre atrasos – Servidores públicos estaduais começam a fala sobre manifestação contra atraso dos salários pelo Governo.

Processos julgados – Márcio Conrado chama a atenção para número de processos julgados de forma antecipada pela Comarca de Japaratuba contra André Moura.

Lamenta ação – Radialista Carlos Ferreira lamenta ação de marginais que depredam o poder público. Ouvinte cobra Guarda Municipal nos mercadores centrais

Destaca avanço – Vereador Gerson Taxista destacou ontem avanços conseguidos após encontro da classe com o prefeito Edvaldo Nogueira.

Boa pesquisa – Dr. Emerson (Rede) acha que a boa pesquisa é aquela que a sociedade indica o nome de liderança que não se declara candidato a nada.

Gestão de Clovis – Não dá para desconhecer que a gestão de Clovis Barbosa tem colocado um rumo nos trabalhos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Eleições de 2020 – Algumas cidades do interior já estão começando a falar sobre as eleições municipais que acontecem em outubro de 2020.

 

Leia também