Aracaju, 29 de março de 2024

“Sobrevivência” de Temer fortalece ainda mais André em Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A decisão da maioria dos 513 deputados federais de rejeitar a denúncia da Procuradoria da República contra o presidente Michel Temer (PMDB) “esfriou” os ânimos da militância de esquerda no País e, sobretudo, em Sergipe. A “sobrevivência” do peemedebista tem reflexos diretos aqui no Estado: seu líder no Congresso Nacional e um dos principais articuladores de sua vitória, o deputado federal André Moura (PSC), pelo menos por enquanto, seguirá “dando as cartas” nas relações governo federal/municípios e governo federal/Estado.

Diferente de outros processos, desta vez não se ouviu qualquer manifestação do governador Jackson Barreto (PMDB). Aliado e amigo de Michel Temer, o líder do PMDB sergipano preferiu se resguardar e não se posicionou, não deu nenhuma orientação pública para seus aliados da bancada federal. Certamente JB não quis assumir o ônus de apoiar um presidente da República com forte rejeição nas ruas, o que pode ser positivo para “agradar a torcida”, mas que é muito ruim para quem precisa de recursos federais e para quem anda fragilizado do ponto de vista político.

A vitória de Michel Temer mantém André Moura, hostilizado por pessoas próximas ao governador, como o principal interlocutor do governo federal com a gestão de Jackson Barreto. Secretários de Estado, a bancada federal e o próprio governador terão que recorrer ao líder do governo no Congresso em busca de acessos na capital federal. E, depois do que foi dito e publicado nos últimos dias, certamente André Moura já sabe “quem é quem” e quais as reais intenções.

Grande articulador, André seguirá sendo fundamental para prefeitos e vereadores do Estado, viabilizando recursos e investimentos e se fortalecendo cada vez mais, tanto para a sua reeleição quanto para possíveis projetos políticos que possa encarar ou apoiar. Com as recentes quedas de arrecadação e com o risco de parcelar os salários já atrasados, Jackson não tem o que fazer e terá que recorrer ao desafeto por mais vezes, para o desespero de alguns aliados.

Se Michel Temer conseguir se fortalecer na presidência, pelo menos até meados de 2018, isso certamente terá reflexos políticos muito fortes em Sergipe, ou seja, se ele conseguir estabilizar a economia do País e se as reformas derem certo, André Moura entrará fortíssimo no processo eleitoral do próximo ano. E, como não é bobo, é possível que cobre este reconhecimento de JB e de alguns governistas da ajuda que dará ao Estado até lá. A política é realmente com uma nuvem. Condenado em uma decisão judicial de 1º grau na véspera e bastante fortalecido no cenário nacional no dia seguinte…

 

Veja essa!

Além de André Moura, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) seguiu a orientação de seu partido e votou contra a denúncia sobre Michel Temer. É outro que também seguirá com bastante prestígio no cenário nacional e pode se fortalecer ainda mais para 2018.

 

E essa!

Com o voto de Fábio Reis a favor de Temer e, para não ficar tão “refém” de André Moura, tudo se encaminha para o governador Jackson Barreto repetir a articulação de 2014 e “eleger” o deputado lagartense como sua opção para a Câmara Federal no próximo ano. Na eleição passada JB apoio Fábio para federal e Róbson Viana (PEN) para estadual.

Adelson Barreto

O deputado federal votou contra o presidente da República e contra a orientação de seu partido (PR) que fechou questão pela continuidade de Michel Temer. Está entre os 10 “infiéis” em uma bancada de 39 parlamentares. Pode passar por dificuldades…

 

Fábio Mitidieri

O deputado também não seguiu a orientação da Executiva do PSD e votou contra a legenda. Tem mantido uma posição coerente em BSB, apostando no reconhecimento do eleitorado sergipano, mas como “inimigo do governo federal” terá que lutar muito para viabilizar grandes investimentos para o interior sergipano.

 

Jony e Laércio

Situação nada confortável também para os deputados Jony Marcos (PRB) e Laércio Oliveira (SD), que também votaram contra a orientação de seus partidos. Dos 23 parlamentares do PRB, Jony ficou entre os sete “infiéis”. Já Laércio ficou entre os “seis” de um total de 14.

 

Valadares Filho

Depois de votar contra a Reforma Trabalhista, o deputado Valadares Filho (PSB) seguiu a orientação deu seu partido e votou contra a permanência de Michel Temer. O difícil é entender como ficará a relação com André Moura, líder do governo no Congresso.

 

João Daniel

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, tem sido um dos mais coerentes dos deputados sergipanos, fazendo oposição ao governo federal e marcando sempre sua posição em plenário. Para muitos terá uma votação bastante expressiva em 2018, sobretudo no Sertão.

 

Pode custar caro

A instabilidade nos seus votos em BSB pode ter um peso “devastador” na campanha à reeleição do deputado federal Laércio Oliveira. O parlamentar assumiu o desgaste de defender a Reforma Trabalhista do governo Temer, mas votou contra a permanência do presidente no cargo. Para quem viu seu nome ser cotado para o governo ou Senado, terá que “soar” um pouco mais para seguir com um mandato na Câmara.

 

Amorim I

O senador Eduardo Amorim foi designado líder do Bloco Social Democrata (PSDB/DEM). O bloco é o segundo maior do Senado, composto por 15 parlamentares. Isso demonstra o crédito e a confiança das lideranças desses dois partidos pela atuação parlamentar sempre firme do senador Eduardo Amorim, que em seis meses de integrante do PSDB, já foi reconhecido e indicado para este importante posto de liderança do Senado Federal. A designação foi assinada pelos senadores Paulo Bauer, Líder do PSDB e Ronaldo Caiado, Líder do DEM.

 

Amorim II

Eduardo Amorim fez indagações ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a Audiência Pública Interativa, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O parlamentar argumentou que a “ineficiência, sobretudo, na área da Saúde resulta em sofrimento e inúmeras mortes. Essas causas são antigas, não precisa ser especialista para fazer essa observação”.

 

Cobrança

O parlamentar acredita que falta uma política de recursos humanos. Para ele, enquanto essa falha histórica não for resolvida a Saúde não será operacionalizada. Eduardo destacou, por exemplo, que o País possuí mais de 300 mil agentes de saúde e endemias, muitos deles ainda andando com uma prancheta e um colete desbotado. “Era hora ministro de qualificá-los conceber tecnologia a esses profissionais”, disse Amorim.

 

Ministro

O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, estará em Aracaju para participar de duas audiências públicas sobre a reforma da Previdência. Os eventos ocorrerão nesta quinta (3) e na sexta-feira (4). O convite para Gabas foi feito pelo vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, que atendeu a uma solicitação do Diretório do PT de Aracaju e de sindicatos do Estado. “O que temer com a Reforma da Previdência” é o mote principal dos debates.


Agenda I

Nesta quinta, o ex-ministro estará, às 19h, na Universidade Federal de Sergipe, no auditório da Didática VI. A audiência pública tem o apoio do Departamento de Administração da Universidade e da Central Única dos Trabalhadores.


Agenda II

Na sexta-feira (4), a partir das 8h30, Gabas participará de outra audiência pública, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. O PT de Aracaju, a CUT e os sindicatos Sindipema, Sinergia, Sinteel, Sindiminas, Sindtic, Sintect são os responsáveis pelo evento.

 

Cobrança

O vereador Isac Silveira (PCdoB) fez duras cobranças ao correligionário e prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) na CMA. Ele citou que esteve no Hospital Nestor Piva conversando com os trabalhadores que estão em greve há 17 dias, e cobrou atitudes da prefeitura. “Nós já começamos esse segundo período legislativo tendo que buscar com o executivo a abertura imediata de diálogo com os trabalhadores que estão em greve. Os enfermeiros já estão em greve, os técnicos de radiologia já estão em greve, os técnicos de enfermagem, toda essa gama de categorias”, desabafou.

 

Isac Silveira I

“É algo assustador saber que em pleno século XXI, as categorias estejam ainda pleiteando reunião para discutir pauta de negociação”, falou o parlamentar. Para Isac a Câmara deve ser a interlocutora entre servidores e o poder executivo.

 

Isac Silveira II

“Há um tempo dissemos ao prefeito Edvaldo Nogueira que precisávamos instalar uma mesa de negociação, e que essa mesa tivesse um espaço para que os vereadores que de dispusessem, pudessem contribuir para as negociações, mas parece que a mesa ainda não surgiu. Temo que isso dificulte as relações com os servidores”, alertou Isac.

 

Postura

Por fim, o vereador que é aliado, provou que tem personalidade e compromisso. “Se a PMA entender que não deve abrir pauta de negociação, nós vamos recorrer a todas as instituições que podem defender esse processo, a exemplo do Ministério Público. Chegou a hora da Secretaria de Planejamento negociar com todas as categorias, apontar as dificuldades, mas também apontar as soluções”, concluiu o Isac.

 

Iran Barbosa I

Mais uma vez, o vereador Iran Barbosa (PT) posicionou-se contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Aracaju. No Parlamento Municipal, Iran expôs dados para defender o caráter inoportuno deste aumento. “O pedido de aumento do valor da tarifa, feito pelos empresários, faz parte da busca pela ampliação dos lucros para as empresas”.

 

Iran Barbosa II

“É preciso lembrar que há outra parte neste processo, é preciso lembrar do povo, que usa e financia o Sistema de Transporte Coletivo e é necessário refletir como o resultado do aumento irá interferir nas condições de vida do povo, que já está sufocado pelas medidas antipopulares do governo federal”, afirmou Iran Barbosa.

 

PT é contra

A Secretaria de Comunicação do PT de Aracaju divulgou Nota de Repúdio à tentativa de aumento abusivo da tarifa do transporte público em Aracaju. “Firmamos, com isso, nossa posição do lado do trabalhador que usa diariamente o sistema de ônibus em nossa capital, cientes de que o trabalhador não pode e não deve pagar pelos desmandos da atual política econômica ou pelos acordos firmados pelo alto empresariado”.

 

Falando nisso

O descaso de algumas gestões da Grande Aracaju é tão grande que, com certa frequência, tratores estão sendo utilizados para auxiliar na retirada de ônibus do transporte coletivo que estão ficando atolados em vias precárias de povoados próximos da capital, nos dias chuvosos. Em São Cristóvão, por exemplo, os “resgates” já são comuns…
Fábio Meireles I

O vereador Fábio Meireles (PPS) se reuniu com o secretário municipal de Meio Ambiente, Augusto César Viana, para buscar informações sobre a liberação do canal do loteamento Jardim Bahia. “A informação inicial era que a liberação dependia da Adema, mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente chamou a responsabilidade para si e já deu o aval para que a Emsurb faça o projeto”.

 

Fábio Meireles II

Outra demanda apresentada por ele diz respeito à criação de uma força tarefa visando conscientizar, inicialmente, a população que reside entre o Bairro Industrial e o Conjunto Bugio para que não jogue lixo em locais impróprios. “As pessoas devem ser orientadas para entender que o ato de jogar lixo à toa, traz sérias consequências não só para o ambiente, mas para elas mesmas”, ponderou Fábio.

 

Redução de gastos

Na última semana, o jornal Valor Econômico divulgou um levantamento feito a partir de relatórios fiscais de 21 capitais brasileiras enviados à Secretaria do Tesouro Nacional. O estudo aponta que, em 12 delas, a despesa aumentou, gerando um desequilíbrio orçamentário. Aracaju, de forma surpreendente, aparece na lista como a primeira capital do Nordeste e a terceira do país que mais reduziu despesas.

 

Bittencourt

Na avaliação do vereador Professor Bittencourt (PC do B), líder do prefeito na Câmara Municipal, esse avanço é o reflexo do trabalho organizado, bem planejado e responsável do prefeito Edvaldo Nogueira e de toda a equipe durante os primeiros seis meses de gestão.

 

Vinícius Porto

“A atual gestão da prefeitura de Aracaju diminuiu em 11,7% as despesas. Foi feito um saneamento em diversas pastas, o que prova o compromisso com a busca do equilíbrio fiscal. O índice de Aracaju é bem superior à média nacional (3,6%)”, ressalta o também vereador Vinícius Porto (DEM).

 

Ninguém entende

Está dando o que falar a postura de alguns vereadores de Aracaju, sobretudo aqueles que eram bem ligados ao ex-prefeito João Alves Filho (DEM) e que hoje são aliados de primeira hora do prefeito Edvaldo Nogueira. A população está acompanhando o exercício de alguns mandatos e não está gostando do que vê. O reflexo disso pode demorar, mas chega…

 

Maria do Carmo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) é favorável às propostas de reformas tributária e política, que tramitam no Congresso e que devem começar a ser apreciadas ainda este mês. “Assim como as demais, essas duas reformas são extremamente importantes e têm considerável impacto social”, disse.

 

Reforma trabalhista

Esta, no entender da senadora, deve acontecer de forma urgente por ser um instrumento capaz de sanar um sistema antigo e ineficiente de arrecadação de impostos, que eleva a carga tributária e aumenta os custos das empresas. “O modelo que está aí é um entrave para a recuperação econômica que o país precisa e que impede que as empresas brasileiras possam competir com igualdade no mercado internacional”.

 

Gilmar Carvalho I

O deputado Gilmar Carvalho disse que é urgente a formação de uma comissão suprapartidária, para discutir a questão de recursos governamentais para a Universidade Federal de Sergipe – UFS. Gilmar explicou que devido a política econômica do governo federal, a UFS só terá recursos até setembro deste ano.

 

Gilmar Carvalho II

O parlamentar enfatizou que essa situação não pode ser aceita, porque muitos serão prejudicados e a universidade é prioridade. “Precisamos, sim, realizar uma sessão especial, inclusive com a presença da bancada federal. Não podemos adiar o problema. O reitor Angelo Antoniolli apresentou contas a UFS e expôs a gravidade do problema”, ressaltou.

 

Maria Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) anunciou que vai promover uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa com as presenças dos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Luiz Rogério de Camargo e Wagner Nóbrega, autores do Anuário Socioeconômico de Sergipe, apresentado recentemente.

 

Anuário

A parlamentar quer debater os dados referentes aos municípios sergipanos em áreas como: economia, saúde, educação, entre outras. O economista Luís Moura do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de Sergipe também está sendo convidado.

 

Capitão Samuel

O deputado estadual Capitão Samuel, acompanhado por uma comissão de Policiais Militares, foi recebido pelo vice-governador do estado de Sergipe e chefe da casa civil, Belivaldo Chagas. A audiência teve o objetivo de discutir o código disciplinar do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

 

Código

O Código Disciplinar para Militar dispõe sobre o comportamento ético dos militares, onde estabelece os procedimentos para apuração da responsabilidade administrativo-disciplinar dos militares estaduais e dá outras providências. Com o novo código as penas serão justas e segmentadas.

 

Belivaldo Chagas

Segundo o Capitão Samuel a corporação tem uma luta antiga pelo código disciplinar e hoje saem com uma resposta concreta. “Belivaldo se comprometeu em encaminhar o código da PM e BM ainda esta semana, para que assim tenhamos o final tão esperado. Quero agradecer a inciativa e  a atenção que o vice-governador teve em atender o nosso pedido”, afirma.

 

Augusto Bezerra

O deputado estadual Augusto Bezerra (PHS) protocolou uma Moção de Apelo ao presidente da República, Michel Temer, e ao líder do Governo Federal no Congresso Nacional, o deputado sergipano André Moura (PSC), solicitando para Sergipe dois “castramóveis” (centros cirúrgicos móveis para a prestação do serviço de castração gratuita de cães e gatos). O deputado explica que, como os animais, normalmente, não são castrados pelos seus donos, os filhotes são abandonados em qualquer lugar.

 

OAB

Em combate à mercantilização da advocacia e ao exercício ilegal da profissão, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, instituiu a Comissão Especial de Fiscalização do Exercício Profissional. Em defesa da advocacia e dos cidadãos, a Comissão tem o propósito de apurar fatos que configurem exercício ilegal da profissão e captação indevida de clientela.

 

Fiscalização

Após o conhecimento da propagação de serviços jurídicos através de panfletos, nos quais são anunciados a consultoria e a orientação jurídicas para análise de revisão de juros e cobranças indevidas, foi delegado ao presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SE, Valmir Araújo, o poder de instaurar, de ofício, processo administrativo ou ético disciplinar.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também