Aracaju, 18 de abril de 2024

Braços cruzados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Perderá tempo quem procurar, amanhã, atendimento nas repartições estaduais. É que os servidores vão cruzar os braços em protesto contra o estranho silêncio do Executivo sergipano sobre reposição salarial e o retorno do pagamento em dia da folha de pessoal. A população precisa ser alertada que a paralisação dos órgãos públicos será culpa única do governo que, há anos, trata os coitados dos servidores a pão e água, maltrata aposentados e pensionistas, além de nada fazer para reduzir as despesas com os apadrinhados aboletados em milhares de cargos comissionados. Em vez de procurar outras alternativas para a grave crise econômica em que meteram Sergipe, o governo prefere punir ainda mais os servidores. Para tanto, está elaborando um projeto que aumenta ainda mais a contribuição previdenciária. Portanto, a paralisação desta quarta-feira é mais do que justa e deve ser repetida até que se respeite quem verdadeiramente toca a máquina pública estadual.

Índices da discórdia

Motoristas e cobradores de ônibus da Grande Aracaju discordam dos índices da Secretaria de Segurança Pública apontando redução no número de assaltos a coletivos. Enquanto a SSP jura ter este tipo de crime caído 49% nos últimos seis meses, o Sindicato da categoria afirma o contrário. Ouvido pelo Jornal da Cidade, o sindicalista Valtenes Porto disse que só no último final de semana foram 11 assaltos a ônibus: “Além de o delito não ter diminuído, os bandidos estão cada vez mais violentos”, frisou. Cruz credo!

E tome promessa!

Este governo temerário está prometendo duplicar o trecho da BR-101, entre os municípios de Estância e Cristinápolis. Para tanto, fez publicar no Diário Oficial da União aviso de licitação, que só deverá ocorrer lá pra outubro. Não acreditem muito nessa lorota oficial, pois da concorrência ao início das obras, avaliadas em mais de R$ 350 milhões, muita coisa pode acontecer, inclusive nadica de nada. Aff Maria!

Bem na fita

E quem teve uma boa participação, ontem, no horário eleitoral do PP foi o prefeito de Canindé, Ednaldo da Farmácia. O partido lhe garantiu um bom espaço na televisão para ele falar aos canindeenses sobre a grave crise vivida pela prefeitura e dizer de sua disposição em atender as reivindicações do povo. Ednaldo, que assumiu a prefeitura em março passado, após a morte do titular Orlandinho Andrade (PSD), vem trabalhando duro para tirar Canindé do enorme buraco financeiro deixado pelo ex-prefeito Heleno Silva (PRB).

Novas cotas

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) estuda a hipótese de adotar política de reserva de vagas (cotas) para negros, indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado. Os cursos de pós-graduação da UFS têm cerca de 1,5 mil alunos. Existe a possibilidade de as cotas atingirem 20% das vagas a serem oferecidas. Legal!

Comícios petistas

O PT e partidos agregados estão ultimando os preparativos para os grandes comícios fora de época que Lula da Silva fará em Sergipe. De 20 a 22 deste mês, o líder petista vai subir em palanques montados pela militância em Estância, Aracaju Lagarto, Itabaiana e Glória. Como tem feito no resto do país, o “Barba” vai jurar inocência, meter a madeira no juiz Sérgio Moro, desqualificar o inquilino do Palácio do Planalto e, naturalmente, pedir votos para presidente da República. Fôlego e lábia não lhe faltam!

Pensar Sergipe

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: “Na gestão do ex-reitor da UFS, professor Hermínio Fernandes de Lima, aquela instituição de ensino promoveu o Programa Pensar Sergipe. Na ocasião, personalidades e políticos apresentaram propostas para o Estado crescer. Agora, um ano e dois meses antes do próximo pleito, o programa ressurge com um cunho eleitoreiro”. Marminino!

Tarifa cara

O reajuste das passagens dos ônibus velhos e fedorentos de Aracaju, prometido pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), está sendo duramente criticado pelo Movimento Não Pago. Segundo seus integrantes, o preço da tarifa subiu 37,78%, nos últimos quatro anos, enquanto a qualidade do serviço despencou, “além de parte do dinheiro da passagem ser usada para pagar propina”. Misericórdia!

A casa caiu

Agentes da Polícia Federal bateram, hoje cedinho, na porta de um apartamento no luxuoso edifício Parque da Sementeira, zona sul de Aracaju. O assustado morador foi conduzido à sede da PF para explicar, tim-tim por tim-tim, qual seu envolvimento com uma milionária fraude praticada na Secretaria da Saúde de Alagoas. Segundo a Controladoria Geral da União, o crime ocorreu entre 2015 e 2016, causando ao SUS prejuízo superior a R$ 230 milhões. Crendeuspai!

Deu bode

Nem mesmo aliados têm poupado o governo sergipano. Prova disso é o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB), para quem o executivo queima dinheiro visando aumentar a população de caprinos. Segundo ele, “estão endividando o estado, fazendo empréstimos, para comprar cabritos e bodes. E isto lá é política estruturante?”. Homem, vôte!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também