Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SEGREDOS ESTRATÉGICOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As conversas estão acontecendo com o timbre de ‘segredos estratégicos’ em todos os lados. Lógico, tudo à base de ‘pé de ouvido’. Já houve até uma reunião com uma chapa a governador e vice, para não oferecer chance de recusa pelo grupo. Talvez seja exagero [ou se imagine que seja], mas nem tanto. Esses encontros estão sendo realizados em almoços aparentemente simples em Brasília.

O último deles aconteceu na semana passada. Três nomes fortes participaram e saíram ‘muito felizes’. A impressão é que pode dar certo, porque agrada ao grupo que integram em parte. Nada que se possa comemorar, mas dá para imaginar que a cartada é decisiva e o outro pretendente a governador pode ‘se sentir a rainha comida pelo rei (êpa!)’, nesse tabuleiro complicado do xadrez político.

Dá para perceber que ninguém está parado. Todos têm intenção ‘no coveiro’ [e como tem!], mas o silêncio se impregnou nos dois lados. Trabalha no mais absoluto silêncio e deixam passar o mínimo que dá apenas para fazer uma análise sem base sólida, como esse que os senhores estão lendo. Mas, se por acaso toda esse montagem de quebra cabeça aconteceu na oposição, talvez seja fácil identificar os nomes.

Ns coluna do final de semana havia a informação de que aconteceria uma reunião entre o governador Jackson Barreto, Belivaldo Chagas e Edvaldo Nogueira e que tratariam de questões administrativas, sem deixar passar a articulação política. Houve o desmentido. A reunião aconteceu, ‘mas Edvaldo não estava presente’. Carlos Cauê teria sido seu representante.

Apenas para levantar a lebre: Cauê é um dos melhores marqueteiros de Sergipe… E pronto.

Nem da reunião de Brasília e nem no encontro em Aracaju, não vazou nada. Repito: nem um ‘espirro’. Apenas uma coisa se poder afirma: pretensos candidatos já podem colocar suas barbas de molho.

BANESE AMPLIA

O presidente do Banese, Fernando Mota, avisa que a informação de que o banco vai fechar agências em cidades do interior não procede.

– Na realidade nós estamos ampliando e ficando mais fortes, disse.

É VERDADE OU NÃO?

Levantamento feito pelo “O Antagonista” revela que dos 81 senadores existe a real possibilidade de 27 deles – um terço – se candidatarem ao governo em 2018.

Cita que Eduardo Amorim (PSDB) já está em campanha ao governo de Sergipe.

MAS HÁ UM ERRO

Em Sergipe, nos bastidores, comenta-se sem desmentidos que o senador Valadares (PSB) também estaria disposto a disputar o Governo.

Talvez tanto ou mais do que Amorim…

NAS PESQUISAS

As pesquisas que têm sido realizadas, inclusive para consumo interno, ao Governo do Estado, o nome do senador Valadares (PSB) aparece em primeiro lugar.

Assim como para a reeleição.

MEIO EMBOLADO

Valadares não está a uma distância muito grande dos demais e já se pode dizer que a disputa estaria embolada para a sucessão de Jackson Barreto.

Inclusive com os nomes de Belivaldo Chagas, André Moura e Eduardo Amorim.

TEMER TELEFONA

O presidente Temer teria ligado ao senador Valadares (PSB) para pedir que interferisse junto ao seu partido e votar contra a continuidade da investigação.

Viu-se pelo resultado que Temer não conseguiu.

ÚLTIMO A LIGAR

Um assessor de gabinete do presidente Temer teria sido o último a ligar para  senador Valadares, falando até em liberação de emenda para Simão Dias.

– Por que agora, se já fazem seis meses? – teria perguntado Valadares.

FABINHO NA ÁREA

O vice-presidente da Câmara, Fabinho Ramalho (MG), também ligou para o colega Valadares Filho (PSB) e insistiu para que o voto fosse a favor de Temer.

Os dos são amigos de Pré-Cajú, mas Valadares Filho votou contra.

GAGUINHO CONFUNDE

O vereador Gaguinho, de Glória, se entusiasmou, sexta-feira, quando Jackson anunciou que taparia os buracos de todas as rodovias do sertão.

Gaguinho não se conteve e falou: “é por isso que voto em você para senador”.

PELA MAJORITÁRIA

O ex-deputado Jerônimo Reis (PMDB) agita a política ao anuncia que não ficará em chapa majoritária composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

MÉDICO INDIGNADO

De um dos melhores médicos de Sergipe: Sinto-me indignado com o País e em especial com o Estado que vivemos. Se fosse jovem com certeza tentaria um outro País.

E conclui: Digno, justo e que respeitasse o cidadão.

SOBRE CARGOS

Temer vai se reunir hoje com os líderes André Moura e Aguinaldo Ribeiro para definir quem perderá os cargos que mantém no Governo.

E quais ao parlamentares que merecem uma segunda chance.

ESTEVE COM SUKITA

Belivaldo Chagas conversou com Manuel Messias Sukita ontem e trataram de política – também. Belivaldo é pré-candidato e faz contatos sobre 2018.

– Belivaldo quer manter o grupo bem unido, disse Sukita.

VAI PARA FEDERAL

Manuel Messias Sukita (Podemos) é pré-candidato a deputado federal e já está andando e falando com o seu grupo na região que lidera sobre isso.

Mas diz que ainda depende do bloco.

IGGOR TRANQUILO

Prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira (PSC), está tranquilo. A Secretaria de Segurança colocou um policial para acompanhá-lo em suas andanças pelo município.

O polícia continua investigando o incidente que houve em frente a sua casa.

ROTEIRO OFICIAL

Marcio Macedo anuncia que será publicado hoje o roteiro oficial, logomarca e nome da caravana do ex-presidente Lula ao Nordeste.

Lula vai passar por Sergipe dia 20 deste mês.

AUGUSTO FRANCO

O vice-governador Belivaldo Chagas participou de entrevista, domingo pela manhã, e em seguida foi tomar café com amigos na feira do Augusto Franco.

Para quem o viu por lá não foi surpresa. Belivaldo faz isso sempre.

REUNIÃO TUCANA

O PSDB reúne-se hoje em Brasília no Gabinete do presidente Tasso Jereissati, para discutir a posição do partido e traçar estratégias.

O senador Eduardo Amorim participa.

NOME À DISPOSIÇÃO

Eduardo Amorim confirma que está trabalhando em silêncio e conversa com as pessoas, mantendo seu nome à disposição do grupo para disputar o Governo.

Amorim tem expandido o diálogo dentro do bloco.

Notas

Intriga palaciana – O Relatório Reservado publica que o Palácio do Planalto tem feito mal à imagem do general Sergio Etchegoyen, ministro do GSI, junto a seus pares no Alto Comando do Exército. Há quem diga que Michel Temer e seus ministros próximos estão tirando proveito da integridade do general.

0x0

Janot lamenta – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, classificou de “inaceitável” e “abominável” o tratamento dado pelo governo da Venezuela à ex-procuradora-geral daquele país, Luisa Ortega Díaz. Ela foi destituída do cargo por decisão da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela.

0x0

Sem preparo – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou ontem que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, “não tem preparo jurídico nem emocional” para dirigir o Ministério Público Federal.

0x0

Propina a Cabral – Fernando Cavendish confirmou, em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, pagamento de propina para Sérgio Cabral, na reforma do Maracanã, informa O Globo. O empresário teria procurado Cabral, então governador do Rio, em 2014, com o objetivo de incluir a Delta Construções no consórcio da reforma.

0x0

Timóteo no PT – O cantor e ex-vereador Agnaldo Timóteo disse ontem que pretende trocar o PMDB pelo PT para defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que considera perseguido pelo juiz Sergio Moro. A ida de Timóteo para o PT foi antecipada pela coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO.

0x0

Reforma do código – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) faz hoje audiência pública para instruir a votação do PLS, que trata da reforma do Código Penal brasileiro. O requerimento foi apresentado pelo vice-presidente da comissão, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), atual relator da matéria.

Conversando

Mais violência – A violência continua crescendo em cidades do interior, com assassinatos nas madrugadas. Itabaiana se mantém à frente no índice.

Entrega obras – Governador Jackson Barreto voltou a circular entregando obras, tendo sempre ao seu lado o vice Belivaldo Chagas.

Sobre Laranjeiras – Eduardo Amorim dá parabéns a Laranjeiras pelos 185 anos. Uma das poucas cidades onde ainda se pode ver a força da arquitetura colonial.

Rombo na Previdência – Sargento Edgard diz que servidor público não é responsável pelo rombo do Ipês-Previdência. Nossa contribuição é descontada em folha.

Preso e algemado – Clovis Barbosa diz que num país civilizado, Michel Temer deveria ter sido preso e algemado.

Desmonte do País – Ana Lucia critica situação de desmonte do país e do fechamento das universidades públicas federais.

Servidor Inativo – Economista do Dieese diz que não é possível responsabilizar o servidor inativo pelos problemas de financiamento do Governo do Estado.

Estão firmes – As discussões sobre as eleições proporcionais e majoritárias de Sergipe continuam firmes nos bastidores em todas as áreas.

Faltam 12 dias – O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, diz que “já estamos em contagem regressiva para a chegada do Lula em Sergipe!”

Leia também