09/08/17 - 00:01:06

A CHAPA PRONTA DA OPOSIÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Na dá ainda para avaliar o que possa acontecer, mas as conversas excedem entre o senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado federal Valadares Filho (PSB), para a formação da chapa majoritária de oposição. O esboço do cenário foi produzido pelo senador Valadares (PSB) já há algum tempo e vem sendo silenciosamente construído em conversas de bastidores.

Nos encontros, que acontecem em Sergipe e em Brasília, o deputado Valadares Filho seria o vice-governador de Eduardo Amorim, em uma chapa que estaria nos palanques a partir de agosto do próximo ano. O deputado mantém o foco de disputar à Prefeitura de Aracaju em 2020 e, para isso, em caso da chapa sair vitoriosa, assumiria uma Secretaria que, paralelamente, administrasse a Capital.

Nas conversas, Eduardo Amorim já teria dito que cuidaria do interior e Valadares Filho  de Aracaju, exatamente para realizar o sonho de ser prefeito.

Mas não termina aí o projeto astucioso para o pleito do próximo ano. O nome para a Câmara Federal, em lugar de Valadares Filho, seria o do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), que já esteve com Eduardo, durante encontro em Brasília, para tratar do assunto. Amorim teria dito a um político do grupo que Pimentel havia saído muito animado para disputar o novo mandato.

O senador Valadares (PSB) vai bem nas pesquisas de momento para Governo ou reeleição. Prefere a segunda opção pela tranquilidade e tempo do mandato.  Mas cabe uma pergunta: e o deputado André Moura?

Talvez esteja sendo o último a saber neste momento. Teoricamente seria o outro candidato ao Senado, mas no fundo, os Valadares acham que ele deve se garantir disputando a reeleição, porque não haveria risco de perder a Câmara Federal.

Seria essa a trama para um final feliz… ou infeliz.

SOBRE TELEFONEMA

O senador Valadares (PSB) desfez ontem a informação sobre um telefonema de Michel Temer para ele, durante o período de votação sobre a continuidade da denúncia.

– Nem Temer, nem nenhum dos seus assessores, disse.

A BEM DA VERDADE

“Para contribuir com a verdade dos fatos: o presidente Michel Temer não me fez qualquer ligação para pedir minha interferência sobre a investigação na Câmara”.

– Eles conhecem minha conduta ética, escreveu o senador Valadares.

PARA FAZER JUSTIÇA

Valadares insiste: “Quero fazer justiça: não houve qualquer ligação do palácio fazendo esse pedido. Se o fizessem eu teria rechaçado com veemência”.

E conclui: “e levaria o assunto para a tribuna do Senado”.

ANDRÉ E O PMDB

Um prefeito do PSC falou ontem em off  que ainda não há previsão para que o líder do Governo no Congresso desembarque no PMDB apesar de convites e pressões.

Garantiu que André não se empolga sobre isso.

GRUPO NÃO QUER

O prefeito disse ainda que aliados de André também pressionam, do outro lado, para que ele não deixe a legenda e dispute o mandato que quiser em 2018.

– Acho que ele está em dúvida se sai ou fica, disse.

DOIS PREFEITOS

O senador Eduardo Amorim (PSDB) disse ontem que o seu grupo tem pelo menos dois prefeitos que podem ser candidatos ao Governo do Estado.

Valmir Monteiro, de Lagarto, e Valmir de Francisquinho, de Itabaiana.

PARA ANÁLISE

Segundo Eduardo Amorim, o candidato a governador pela oposição sairá de consenso do grupo, que se indicar um dos dois prefeitos poderá ser o candidato.

Há quem discorde disso.

SERIA O FRANCISQUINHO?

O prefeito Valmir de Francisquinho (PR) já teria manifestado desejo em disputar o Governo. E, segundo pessoas ligadas a ele, “seria o seu sonho”.

E isso não lhe parece tão impossível.

TAMBÉM ACHA

Aliás, o senador Eduardo Amorim também acha que é possível Valmir disputar o Governo e não descarta a possibilidade de apoiá-lo caso seja de consenso.

Analisando o momento, não há chances políticas para isso.

SOBRE PATRIOTA

O deputado estadual Robson Viana (PEN) confirmou que há zum-zum-zum sobre a troca de nome do seu partido para Patriota.

Já seria o Bolsonaro mexendo os pauzinhos.

PPS SE REÚNE

Sábado o diretório estadual do PPS faz reunião com todos os diretórios municipais para tratar do congresso nacional e das eleições de 2018.

Novidade: Clóvis Silveira convidou todos que vão se filiar à sigla em setembro.

JB EM BRASÍLIA

O governador Jackson Barreto (PMDB) viajou ontem a Brasília e hoje vai ao Ministério da Indústria e Comércio para audiência com o ministro Marcos Pereira (PRB).

Jackson terá outras agendas importantes durante o dia.

ZEZINHO ALERTA

O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) vem adotando um discurso duro de oposição ao Governo, em relação à questão da economia e planejamento.

Nos bastidores da Assembléia os comentários é que o deputado está insatisfeito.

TRANSITA BEM

Não é nenhum ‘furo’ a informação de que Zezinho transita bem na oposição e conversa com todos os integrantes de partidos adversários.

Atualmente tem trocado idéias com o deputado federal André Moura.

UMA NOVIDADE

O vice-prefeito de Carmópolis, Beto Caju (SD), ficou animado com a política e agora estaria pensando em disputar vaga na Assembleia Legislativa.

Vem sendo assediado por vários partidos, inclusive o PT.

FICOU ANIMADO

O secretário de Turismo, Fábio Henrique (PFT), ficou animado com o resultado de pesquisa divulgada por Gilmar Carvalho em Aracaju.

Para Federal está entre os quatro mais votados.

FAZ AS CONTAS

O presidente do PSDB, Cicinato Jr faz as contas e calcula: se Fábio disputar a Câmara Federal sairá da grande Aracaju com 70% dos votos necessários para eleger-se.

O nome de Fábio surge também para vice de Belivaldo.

GUSTINHO TRABALHA

O deputado Gustinho Ribeiro (PRP) tem conversado com lideranças políticas de algumas regiões e trabalha intensamente para conquistar vaga de deputado federal.

Gustinho também trabalha para seu partido fique com sua vaga na Alese.

Notas

Tom ríspido – Relatório Reservado informa que no jantar com Michel Temer, no último sábado, no Palácio Jaburu, Aécio Neves notabilizou-se pelo tom ríspido com que se referiu a Tasso Jereissati e outras lideranças do PSDB. Por mais de uma vez, o senador disse que renunciar à presidência do partido “está fora de cogitação”.

0x0

Tipo português – O Antagonista relata que o presidente Michel Temer disse ontem que o Brasil deveria adotar um sistema “do tipo português ou do tipo francês”, em que o presidente divide poderes com o primeiro-ministro. A mesma fala de Gilmar Mendes. Já temos um presidente e um primeiro-ministro.

0x0

O novo Patriota – Segundo informa a coluna de Lauro Jardim, em O Globo, após o anúncio da filiação de Jair Bolsonaro e a realização de enquete na página do Facebook do Partido Ecológico Nacional, o comando da legenda decidiu mudar de nome: será “Patriota”. Toque nosso: a sigla terá um quê de ufanismo.

0x0

Nome mais factível – Segundo a revista Voto, apesar das investidas de João Doria (PSDB-SP), prefeito de São Paulo, em uma agenda positiva por todo o Brasil, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), mantém-se no posto tucano como o nome mais factível para a disputa presidencial de 2018.

0x0

Melhora no emprego – Indicador Antecedente de Emprego, da FGV, avançou 1,5 ponto em julho. Alcançou 98,4 pontos, depois de quedas consecutivas. É calculado em escala de zero a 200, com base na expectativa de consumidores e de empresários da indústria e dos serviços em relação ao mercado de trabalho nos próximos meses.

0x0

Refis prorrogado – A medida provisória (MP) que institui regime de refinanciamento de dívidas das empresas com o Fisco (Refis) foi prorrogada ontem por mais 60 dias. A prorrogação é praxe quando uma MP não é votada no prazo inicial de 60 dias nos quais tem de ser analisada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Conversando

Presença de Lula – O ex-presidente Lula (PT) começa caravana pelo Nordeste na quinta-feira (17) por Salvador e chegar a Sergipe domingo (20).

Márcio à frente – O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo é que coordena da caravana de Lula pelo Nordeste.

Com desânimo – A candidatura de Sukita a deputado federal desanima Gustinho Ribeiro e Fábio Mitidieri que contavam com seu apoio em Capela e região.

Sobre a Câmara – A disputa por uma vaga na Câmara Federal em Sergipe será muito acirrada Pelo menos dois deputado podem sair para disputar mandato majoritário.

Corre risco – E tem mais: ainda na renovação da bancada em Sergipe, pelo menos mais dois federais correm o risco de não se reelegerem.

Sargento Edgard – Gualberto lembra que Lula foi o retirante que desmoralizou a elite brasileira. “Meu nobre deputado, Lula desmoralizou foi o Brasil e seu povo”.

Pedem socorro – Eduardo Amorim diz que sergipanos pedem socorro por causa do apagão administrativo do Governo do Estado.

Dor de cotovelo – Almeida Lima diz que Eduardo Amorim sofre de dor de cotovelo das últimas derrotas eleitorais. Afirma que apagão existe na mente do senador.

Sobre matadouro – Luciano Bispo (PMDB) cobra que Valmir de Francisquinho respeite as pessoas e nega ter interesse no fechamento do matadouro de Itabaiana.