09/08/17 - 14:55:47

Obra da Edise que discute questões sobre o folclore brasileiro é lançada

O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda foi palco de mais um lançamento da Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise). O evento que aconteceu na tarde desta terça-feira marcou a chegada no mercado literário da obra ‘Celebrações e Estudos do Folclore Brasileiro’, de autoria da doutoranda em Antropologia, Luciana Aguiar.

Fruto de uma intensa pesquisa de mestrado que contou com pesquisa de campo, entrevistas e um extenso referencial teórico, o livro retrata o Encontro Cultural de Laranjeiras, a consolidação do folclore no evento e a caracterização da devoção festiva a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, tendo um dos objetos de estudo as Taieiras, um dos grupos folclóricos pertencentes à cidade de Laranjeiras.

A obra é a primeira produção literária da autora, sendo resultado de sua dissertação de mestrado defendida em 2011, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Feliz com o resultado alcançado, Luciana Aguiar explicou que um dos principais objetivos ao lançar o livro é devolver para a população o material para o qual contribuíram. “Estar devolvendo o que as pessoas me deram como material para construção do meu livro na forma das entrevistas é muito gratificante. Estou muito feliz, e agradeço a Edise por disponibilizar esse espaço”.

Para o gerente da Edise, Jeferson Melo, esta é mais uma contribuição importante para a cultura sergipana. “A obra de Luciana é sem dúvida uma grande colaboração para os estudos culturais do nosso país, e discutir um tema como nosso folclore, tendo um dos pontos principais a cultura da cidade de Laranjeiras é algo muito significativo. Nós da Edise agradecemos pela confiança em nosso trabalho”, declarou.

Representantes da cultura

Presente no evento, o assessor Executivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Irineu Fontes, celebrou o lançamento da obra. “É sempre importante ter um trabalho de uma escritora com temáticas como a cultura popular. A Edise está de parabéns por esta produção que só valoriza a cultura e deixa um registro para os novos pesquisadores”, afirmou.

O lançamento também reuniu diversos estudiosos da área cultural, dentre eles a renomada escritora e professora Beatriz Góis Dantas.  Para ela, o estudo de Luciana merece destaque na medida em que traz a visão de alguém de fora do Estado para discutir questões ligadas à cultura sergipana. Beatriz ainda complementa afirmando que a “Edise cumpre o papel de uma Editora Oficial ao assumir a responsabilidade de divulgar os pesquisadores que vem de fora do Estado, revelando não só os autores sergipanos, mas tudo aquilo que se refere a Sergipe”, declarou.

ASN