Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Aracajuano vai se mudar para a cidade da propaganda de Edvaldo

Habacuque Villacorte

Este colunista insiste na teoria de que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), em mais de sete meses de gestão, conseguiu apenas desenvolver uma grande ação a frente do Poder Executivo: regularizou os salários dos servidores municipais, que vinham com atrasos regulares da gestão anterior e que chegaram a ter problemas com a folha de dezembro de 2016. Fora esta ação do prefeito, que merece o reconhecimento da coluna, existem alguns pontos que merecem um destaque aqui ou outro ali, mas nada de muito extraordinário para marcar o ano de 2017.

Assim como aconteceu com João Alves Filho (DEM), esperava-se muito de Edvaldo e, por enquanto, para a grande maioria da população aracajuana, seu mandato é uma verdadeira decepção. O atual prefeito tanto criticou a falta de mobilidade urbana da gestão anterior, mas os engarrafamentos são os mesmos do passado, a gestão deslocou alguns pardais em trechos de avenidas onde o fluxo de veículos é mais intenso e as tão questionadas faixas azuis do BRT que nunca chegou, resistem até hoje e, possivelmente, enchendo os condutores da capital de multas.

Assim como prometeu rever o IPTU, as faixas foram esquecidas, se aumentou a taxa de iluminação pública e até as questionadas cobranças pela utilização de publicidade nas fachadas das lojas comerciais voltaram à tona. É bom frisar que, na gestão anterior, as dificuldades se propagaram do meio para o fim do mandato de João Alves e que até a frota de ônibus da cidade ele conseguiu renovar. Enquanto isso, Edvaldo Nogueira está prestes a conceder um reajuste na tarifa do transporte coletivo que já atormenta os usuários. As empresas querem a passagem próxima dos R$ 4. O prefeito promete o anúncio até o final do mês.

A Prefeitura de Aracaju vende imagem de bom gestor, onde Edvaldo Nogueira estaria economizando muito dinheiro público em vários pontos, dentre eles, no volume de cargos comissionados. Segundo os vereadores da oposição, o quantitativo de comissionados de hoje é o mesmo do final da gestão anterior e que a informação não procede. Pior ainda é a propaganda institucional da PMA que está sendo veiculada. Não pela qualidade do texto, das imagens ou da produção, mas pela mensagem que é transmitida.

Em pouco mais de sete meses de muita decepção, de muitas promessas não cumpridas, de muitos problemas na cidade, a PMA vende a “fantasia”, a ilusão de uma cidade que, pelo visto, só existe na propaganda. Limpeza de ruas e tapar buracos não são grandes ações de uma administração, sobretudo de uma capital. Não se vê uma ação efetiva na Saúde, no Esporte, na Assistência Social, no Turismo. A coleta do lixo sob forte investigação policial, servidores foram afastados por decisão judicial, um secretário de Saúde saiu porque uma diretora mandava mais do que ele, não se viu reajuste dos servidores e muito menos obras estruturantes.

É natural que a gestão municipal tente propagar uma imagem positiva, até para motivar os cidadãos e tentar justificar a aplicação dos impostos. Mas a tão propagada “qualidade de vida” ainda não veio, nos cansamos de ver manifestações dos servidores, as invasões de movimentos sociais na PMA continuam e até os taxistas, que tanto cobraram do prefeito anterior, tiveram que ficar acorrentados na porta do Centro Administrativo para serem atendidos pelo prefeito. Esta é a realidade, “nua e crua” da PMA, sem efeitos, sem brilho, sem cor, ainda sem identidade. Por enquanto, o aracajuano dorme, sonha e acorda na mesma cidade, ansioso para se mudar para a capital da propaganda de Edvaldo…

Oncologia

Os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, participaram de uma reunião, até meados da tarde dessa quarta-feira (09), com os representantes da Clinradi, clínica especializada em tratamento de pacientes oncológicos, sobre a situação dos pacientes oncológicos do Estado e sobre a possibilidade da unidade privada prestar serviços ao Governo de Sergipe no sentido de amenizar o sofrimento dos pacientes do serviço de radioterapia.

 

Sílvia Fontes

A presidente da Comissão, deputada estadual Silvia Fontes (PDT), valorizou a participação de todos que estão somados para amenizar o sofrimento das pessoas. “Há uma preocupação de todos os deputados em melhor prestar o serviço, em melhor atender esses pacientes oncológicos. Essas pessoas, que já sofrem tanto, ainda precisam se deslocar para outros Estados. E agora nós temos uma Clínica sergipana, com alta tecnologia e que pode auxiliar o Executivo com este serviço”.

 

Maria Mendonça I

Por sua vez, a deputada Maria Mendonça (PP) externou que a questão da radioterapia em Sergipe deve ser uma preocupação de todos. “A gente espera que os debates intensos sobre este assunto tão importante e fica a nossa torcida para que esses pacientes sejam atendidos dentro do nosso Estado, sem necessitar mais desses deslocamentos”.

 

Maria Mendonça II

É fundamental que haja essa assistência e esse apoio durante este momento tão difícil. E a gente fica feliz em ver uma estrutura sergipana pronta e com condições de igualdade para vencer qualquer concorrência e com disposição para ajudar o Estado”.

 

Almeida Lima

O secretário Almeida Lima fez uma avaliação muito positiva da iniciativa dos deputados estaduais e promover um debate tão importante sobre a situação da radioterapia em Sergipe. “Fico feliz em ver o coletivo de deputados preocupados com as questões de Saúde do nosso Estado. Foi muito bem vinda a convocação para que a gente possa fazer vários esclarecimentos para que não reste nenhuma dúvida para a população. Quem ganha é a população, sobretudo os pacientes de câncer”.

 

Clinradi I

O diretor-geral da Clinradi, William Giovanni Soares, agradeceu a oportunidade de fazer uma exposição sobre os investimentos feitos na Clinradi e sobre a necessidade de se ter um acompanhamento mais próximo dos pacientes oncológicos. “Como médico e radioterapeuta eu quero dizer que o tempo urge. Nós estamos com um volume grande de pacientes que precisam urgente de assistência, que precisam ser salvos. Podemos fazer isso no nosso Estado, sem precisar deslocamentos para outras unidades”.

 

Clinradi II

Já o também radioterapeuta, Nivaldo Vieira, destacou os avanços da reunião na Assembleia Legislativa. “A reunião foi excelente através de uma iniciativa da Comissão de Saúde que promoveu este debate. Nós da Clinradi queremos e vamos ofertar este tratamento aos pacientes do SUS. Tivemos uma reunião esclarecedora, fizemos uma exposição ao secretário e aos deputados e ficou claro que esta coisa de preços abusivos praticados por nós é pura falácia”.

Veja essa!

Sem pressa para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo, o presidente da CMA, vereador Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”, literalmente “pisou no acelerador” e confirmou para esta quinta-feira (10) a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019/2020.

 

E essa!

A medida de Nitinho surpreendeu até alguns vereadores que não esperavam por tamanha antecipação, tendo em vista que estamos iniciando apenas o segundo semestre da atual presidência no Legislativo Municipal.

 

Pressa

O que mais chamou a atenção é que o regimento determina que o registro de candidaturas para a Mesa Diretora deveria ocorrer até às 22 horas dessa quarta-feira (9), mas o prédio da CMA já estava fechado desde o final da tarde. É no mínimo curiosa essa pressa…

 

Chapa única

A coluna não teve a confirmação, mas a tendência natural era por uma chapa única na eleição que deverá ocorrer nessa quinta-feira. O vereador Iran Barbosa (PT), que não votou na antecipação da Mesa presidida por Vinícius Porto (DEM), na legislatura anterior, mantém a coerência e já anunciou que não legitimará a reeleição de Nitinho.

 

Especulações

Nos bastidores da política uma série de especulações foram levantadas sobre a antecipação da eleição da Mesa. A Coluna não vai insinuar nada e apenas torce para que o Poder Legislativo se comporte com um pouco mais de independência em relação ao Executivo e não abra mão de suas prerrogativas, porque o maior prejudicado é o povo.

 

Novo projeto

Uma informação que tem relação com a antecipação da Mesa Diretora: Nitinho teria desistido de candidatar-se a deputado estadual em 2018 e vai focar seu mandato na construção do novo prédio da CMA, que será erguido no Centro Administrativo, com toda estrutura para os vereadores de Aracaju trabalharem.

 

Bomba!

Chega a informação para este colunista que a movimentação financeira já começou a todo vapor visando as eleições estaduais do próximo ano. Tem candidato a deputado estadual oferecendo a “bagatela” de R$ 50 mil para cooptar a liderança alheia. Tem gente de olho já preparando o flagrante para denunciar. Pega fogo!

 

Exclusiva!

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Georgeo Passos (PTC), encaminhou ofício ao Procurador-geral do Ministério Público Estadual, José Rony Silva Almeida, requerendo que apure possíveis atos de improbidade administrativa ou crimes praticados contra o erário, mais precisamente no Ipesaúde.

 

Declaração

O deputado baseia sua denúncia na declaração do atual Diretor Presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, de que os IPES não possui um cadastro efetivo de seus beneficiários e que existiam mais de 35 mil carteiras de beneficiários cadastrados equivocadamente.

 

Solicitação

O parlamentar requer do MPE os devidos esclarecimentos junto ao Ipesaúde, que se averigue se houve dano ao erário público e, por fim, identificar os possíveis responsáveis. “As declarações representam grandes indícios de gestão desidiosa e de que ocorreu grave lesão ao patrimônio público”.

 

Relembre

Em junho passado, na Alese, Christian Oliveira revelou que “descobrimos que 35 mil carteiras estavam cadastradas equivocadamente no Ipesaúde! Reformamos todo o serviço de pronto-atendimento e centralizamos no Hospital da Polícia Militar, garantindo a ampliação da oferta, aumentando a eficiência e garantiu uma redução dos custos, e os procedimentos de baixa complexidade a gente resolve na unidade”.

 

Feiras I

Depois de muitos questionamentos sobre a realidade das feiras livres de Aracaju, a coluna destaca as mudanças empreendidas pela Prefeitura Municipal, através da Emsurb, e da empresa responsável pela tradicional feira do conjunto Augusto Franco.

 

Feiras II

Quem foi à feira do Augusto Franco nessa quarta (9) sentiu os efeitos da mudança, com mais higiene, boa iluminação e espaço satisfatório nos corredores para a circulação dos clientes e comercialização pelos feirantes, além da padronização de todas as bancas com lonas novas (saias).

 

Feiras III

As mesmas mudanças adotadas pela Prefeitura já foram percebidas nas feiras de outros bairros da capital, como na 13 de Julho (Batistão), Suissa, Médici e Dom Pedro I. Este colunista visitou a feira do Augusto Franco e só ouviu elogios dos feirantes e consumidores.

 

Sugestão

A coluna reconhece o esforço da administração municipal e o investimento das empresas responsáveis pelas feiras e sugere que a mesma transformação seja aplicada nos demais bairros de Aracaju, da Zona Sul e, principalmente da Zona Norte, onde se concentram as maiores feiras da cidade.

 

Tapa buraco

Outro serviço realizado pela PMA e já cobrado neste espaço por este colunista se refere aos serviços de tapa buracos. Em alguns trechos do Conjunto Augusto Franco, por exemplo, que aguardavam reparos desde o ano passado, finalmente foram contemplados pela Emurb.

 

Augusto Bezerra

O deputado estadual Augusto Bezerra (PHS) entregou pessoalmente, em Brasília, nas mãos do líder do Governo Federal, o deputado André Moura (PSC), a Moção de Apelo de sua autoria direcionada ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), e ao próprio André solicitando dois “castramóveis” para Sergipe.

 

Servidores

Vários sindicatos que representam os servidores públicos estaduais foram até a Assembleia Legislativa para pedir apoio dos deputados na luta pelo pagamento em dias de seus respectivos salários. Eles cobram também do Governo a recomposição salarial – algo que não acontece a quase 5 anos.

 

Georgeo Passos I

O deputado Georgeo Passos cobrou uma posição do Governo. “São famílias que estão sofreando, pagando um preço muito caro pelo desgoverno que Sergipe vive atualmente. Compreendemos o porquê da insatisfação dos servidores públicos estaduais. Não deve ser fácil chegar no final do mês e não ter nem ideia de quando vai sair o salário. Não gostaríamos de estar passando por esse momento bastante trágico para a economia do nosso Estado”.

 

Georgeo Passos II

“Não adianta olhar o retrovisor, buscar um culpado, e não fazer nada para sair desse buraco. O Governo sequer tenta um diálogo com esses servidores que estão a 54 meses sem a recomposição da inflação. A grande maioria está passando dificuldades. E pior: não sei se nessa legislatura veremos um projeto de lei que dê uma recomposição salarial para a grande massa de servidores públicos estaduais”, completou Georgeo.

 

Matos

O deputado Moritos Matos (PROS) reclamou sobre a situação das rodovias estaduais na Alese. O parlamentar mostrou fotos e vídeo que comprovam a precariedade das rodovias. “A estrada que liga as cidades de Tobias Barreto, Poço Verde e se estende até Itabaianinha está em péssimas condições”.

 

Queixa

Em seguida, ele explicou que “um trabalhador que transita todos os dias por essa rodovia encaminhou essas imagens que mostram a situação dessa rodovia, que não tem condições nenhuma de segurança, principalmente a noite. O risco de acidente é muito grande, por causa da buraqueira”, expõe o deputado Moritos Matos.

 

ONG

A revista ÉPOCA desta semana traz entre as suas principais matérias a primeira edição de um guia que relaciona o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), sediado em Santa Luzia do Itanhy, entre as 100 Melhores Organizações Não Governamentais (ONGs) do Brasil. O objetivo do guia, organizado pelo Instituto Doar e a revista ÉPOCA, é reconhecer boas práticas de gestão e transparência nas ONGs e incentivar a cultura da doação.

 

Laranjeiras I

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretária Municipal de Saúde, promoveu uma campanha de conscientização sobre as Hepatites Virais na Petrobras Distribuidora S.A, localizada no município, para identificar e tratar os possíveis casos de Hepatite B e Hepatite C, além de promover a prevenção.

 

Laranjerias II

Atendendo a uma orientação do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e da vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”, a secretária Cristina Hagenbeck tem como meta controlar os registros de hepatite no município e buscar a cura dos pacientes com a medicação adequada.

 

Testes rápidos

As equipes dos postos de Saúde dos povoados Pedra Branca e Bom Jesus se somaram e promoveram testes de glicemia, aferição da pressão arterial, aplicação de vacinas, além do teste específico para a hepatite B e hepatite C.

 

Palestras

Além disso, foram realizadas palestras sobre Hepatites Virais e Doenças Sexualmente Transmissíveis (ministrada pela enfermeira Sheila), sobre Alimentação Saudável (pela nutricionista Jainara do Nasf), e sobre Práticas Corporais (pela professora de Educação Física).

 

Cristina Hagenbeck

A secretária Cristina Hagenbeck fez uma avaliação positiva da ação dizendo que “o primeiro passo para identificar se tem hepatite ou não é procurar um posto de Saúde e solicitar o exame específico para a hepatite B e hepatite C. A hepatite C tem cura assegurada. Já a hepatite B nós conseguimos o controle dela com medicamentos. Nossa campanha hoje foi bastante positiva”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também