10/08/17 - 00:01:09

ESCORREGANDO NA MAIONESE

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Como todos os pleitos, a formação de chapas majoritárias sempre tem algum desarranjo dentro de qualquer grupo. É comum. Como ainda há lastro para discussões, não se está exagerando na medida, mas que isso chegará a acontecer, quando das convenções e limite máximo para formações de majoritários e proporcionais que vão à disputa. A 14 meses do pleito os desejos afloram, mesmo que estejam fora da realidade.

Quem optar pela calma, nos primeiros passos, pode chegar ao final sem capengar e até surpreender. Mas quem parte agora, com todos os atropelos, vai se perder na estrada e acordar do sonho de chegar ao Poder. Na Assembleia Legislativa, desde o início dessa semana, os comentários são direcionados exatamente a quem já pôs o time em campo. Alguns deputados acham que nenhum deles está aprovado, faltando um quê de povo para incrementar as evoluções.

Comentário exposto aqui neste espaço, ontem, serviu que se fizessem todas as elucubrações possíveis. Teve até mentes extremamente criativas e engenhosas que deram o carimbo da mentira e decretando que determinadas lideranças políticas não conversavam. O que mexeu foi o já conhecido “só eu tenho”, que jamais chega ao que está se montando nos bastidores, porque despreza a fonte.

Riu-se muito com isso. Rimo-nos todos…

Mas entre esses momentos de diversão proveniente de arrogâncias firmadas, nada impede que a realidade das estratégias seja exposta, porque elas servem até para desmentidos um tanto quanto fajutas da verdade absoluta em razão da busca que pode até antecipar fatos. É assim que se faz para montar um quebra-cabeça que, consolidado, se torna impossível de ser destruído.

As eleições do próximo ano ainda terá muito disso, até que se chegue à visão do eleitor de forma concreta, quebrando os devaneios daqueles que “escorregam na maionese”.

JACKSON ACOMPANHA

Segundo fonte bem avaliada do PT, o governador Jackson Barreto (PMDB) vai acompanhar a caravana do ex-presidente Lula em todos os atos no Estado.

O PT é um aliado do Governo em Sergipe.

HÁ VOTO CONTRA

Gente do próprio PMDB fala com cautela sobre esse assunto. Acha que Jackson deve recepcionar o ex-presidente em Aracaju, “afinal o PT é da base aliada”.

Mas percorrer os municípios… Sei não!

CONVITES A ALIADOS

O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, vem fazendo convite a lideranças políticas da base aliada ao Governo, para acompanhar a caravana de Lula.

Heleno Silva (PRB) foi convidado e vai participar.

ALGUNS SENÕES

A candidatura de Rogério Carvalho (PT) ao Senado, pela chapa majoritária liderada por Jackson Barreto (PMDB), encontra barreiras em segmentos peemedebistas.

Inclusive de dois deputados estaduais do partido.

ROGÉRIO RESPONDE

O presidente do PT, Rogério Carvalho, e o ex-deputado Jerônimo Reis trocam farpas em razão de entrevista do ex-parlamentar, que não sobe em palanque com o PT.

Rogério diz que Jerônimo trata Temer como se fosse maior presidente da História.

MUITA CONVERSA

O governador Jackson Barreto terá muita conversa com lideranças da base aliada, para montar a chapa majoritária com o PT. Mesmo que isso seja para o futuro.

Existe realmente muita reação…

DOS DOIS LADOS

O PT também não está totalmente satisfeito com a aliança com o PMDB. A Articulação de Esquerda resiste em manter-se aliada a Jackson Barreto.

Essa já é uma decisão tomada pelo bloco.

NÃO SOBE COM ANDRÉ

Em entrevista à radio Aperipê, o líder do Governo na Assembléia, Francisco Gualberto (PT) diz que não subirá no mesmo palanque com André Moura (PSC).

E há algum movimento para André integrar a base aliada?

JACKSON E RENAN

Jackson Barreto teve agenda movimentada de trabalho ontem em Brasília a busca de recursos. Sobre política teve apenas uma conversa com o senador Renan Calheiros.

Foi no Senado e o encontro teve o “nível de bom”.

OPOSIÇÃO SE REÚNE

O bloco da oposição na Assembleia se reuniu, essa semana, no gabinete da deputada Maria Mendonça, para discutir atuação e falar em política.

Demonstrou necessidade de encontro com lideranças do grupo.

CONVERSA COM ANDRÉ

De Brasília, ontem, o deputado Pastor Antônio (PSC) telefonou para Georgeo Passos, marcando encontro do grupo de oposição com o deputado André Moura.

Será confirmada a hora para o final de semana.

AMORIM E O PSDB

O senador Eduardo Amorim (PSDB), em razão de decisão da maioria tucana, continua na base aliada do Governo Temer, de onde defendia o desembarque

Eduardo entretanto só vai votar no que considerar correto para o País.

NÃO ANTECIPA CHAPA

O senador Valadares (PSB) disse ontem que sempre é claro, “interna e publicamente”, sobre antecipação de chapas pelo seu partido e seus integrantes.

– Temos um longo tempo pela frente, avisou.

SEM PROBLEMAS

Heleno Silva (PRB) diz que o seu partido não tem problema com ninguém e acha muito cedo para falar em definições de nomes.

Por ele isso fica para mais adiante.

PASSOS LARGOS

Heleno diz que o PRB decidiu continuar caminhando a passos largos e que o seu nome cresceu também na Região Sul e “o sertão já nos conhece”.

– Agora vamos ficar no baixo São Francisco…

QUER REELEIÇÃO

Deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) avisou ontem que o seu objetivo é disputar a reeleição no pleito do próximo ano.

Não passa por sua cabeça candidatar-se a deputado federal.

SOBRE PESQUISA

Uma bem ouvida emissora de rádio de Aracaju, que já teve e ainda tem nomes famosos do radialismo sergipano, deve mudar a sua programação.

Através de pesquisa, a emissora admitiu que estava no caminho errado.

COMPROVA BAIXA

A pesquisa feita no Estado revela que há 12 emissoras de rádio em Aracaju. Desse total, 11 fazem programas políticos das 6 às 9 horas, todas ao mesmo tempo e no mesmo tom.

No horário, uma única toca música e registra 70% de audiência.

Notas

Lula sempre solto – Segundo o “Antagonista”, ‘o presidente Lula nunca será preso’. É o que garante o ministro do Supremo Gilmar Mendes, subvertendo a decisão do STF que permitiu a prisão de condenados em segunda instância. Seu caso jamais será julgado pelos tribunais superiores.

0x0

Aumenta pena – Passados seis meses da guerra entre a prefeitura de São Paulo e os pichadores, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o aumento da pena para a pichação de monumentos históricos. O texto do senador Antonio Anastasia (PSDB) propõe que o infrator cumpra de um a três anos de prisão.

0x0

Tucano no ninho – Segundo informa o Estadão, o presidente licenciado do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse ontem que a divergência interna do partido em relação ao apoio ao governo Michel Temer é uma questão superada. Aécio diz que o objetivo do partido são as reformas anunciando que não haverá desembarque.

0x0

Menor resultado – Após registrar queda no mês passado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, variou 0,24% em julho e atingiu alta de 2,71% nos últimos 12 meses. Esse é o menor resultado nessa base de comparação desde 1999. O Governo comemora.

0x0

Temer vaiado – O presidente Michel Temer foi vaiado, na manha de ontem, no fim do seu pronunciamento durante a solenidade de abertura da 36ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior, no Centro do Rio de Janeiro. No pronunciamento, um dos espectadores levantou uma placa com os dizeres “Fora Temer Golpista”.

Conversando

Mudanças futuras – As divergências internas na oposição e na situação começam a aflorar e sinalizam para mudanças em composições futuras.

Sem afinação – Em entrevistas diárias tanto o pessoal da oposição quanto o da situação demonstram que não estão afinados com um e outro partido.

Para reeleição – O deputado Gilmar Carvalho, na opinião de alguns políticos, pode ser o mais votado de 2018 para a reeleição.

Sargento Edgard – Os conselhos de ética da Câmara e do Senado Federal deveriam ser suspensos até 2018. Conselho de ética aonde não tem ética, não faz sentido.

Muito claro – Zezinho Sobral diz estar muito claro que Belivaldo Chagas deve disputar o Governo e Rogério Carvalho vai para o Senado.

CPI do Lixo – Elber Batalha fala sobre necessidade do início dos trabalhos da CPI do Lixo. Lembra que resultado pode ser encaminhado para Polícia Federal.

Fala da alegria – Valmir de Francisquinho, de Itabaiana, fala da alegria das famílias dos marchantes após confirmação da Justiça da reabertura do mercado.

Ida ao Podemos – Zezinho Sobral diz que vai esperar definições sobre regras da campanha eleitoral para definir ida ao Podemos.

O que mais falta – O que mais falta neste País é tornozeleira. Um produto que quase não se negociava no Brasil se tornou de primeira necessidade.