Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Instituto Banese realiza programação para comemorar o mês da cultura

BANESEEEE

No Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, a celebração da cultura popular é um acontecimento diário. As instalações, o acervo, as atividades culturais e as ações educativas estão naturalmente focadas na cultura popular. Mas é no mês de agosto que a celebração dessa cultura se intensifica através de uma programação especial e totalmente gratuita em alusão ao dia oficialmente dedicado ao folclore, 22 de agosto.

Dessa forma, o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, traz música, dança, mesas redondas, jogos educativos e até concurso para celebrar esse mês. No dia 17 de agosto, em parceria com o Sesc Sergipe, acontecerá o Aldeia Sesc, com a apresentação da Orquestra Jovem do Sesc Sergipe, às 17h, e a mesa ‘O fazer cultural do Sesc no país’, às 18h30. Em seguida, às 20h, acontecerá o Sonora Brasil – Na Pisada dos Cocos, com apresentação do grupo Coco do Iguape, do Ceará. No dia 24, a programação incluirá brincadeira no museu, com apresentação do Samba de Coco da Barra dos Coqueiros, às 15h, e espetáculo musical ‘Sergipe amor e forró – É proibido cochilar’, com o grupo vocal Vivace, às 16h.

A ação educativa realizada todas as quartas de agosto, às 14h, tem como tema ‘Nossa identidade cultural’ e conta com a presença de representantes dos grupos Chegança, de Itabaiana, e Lambe-Sujo x Caboclinhos, de Laranjeiras. A atividade é composta pela exibição de vídeos do projeto As aventuras de Mestre Euclides, roda de conversa com os representantes dessas duas manifestações culturais, visita guiada pelo museu, encerrando com batalha entre os mouros e marujos através do jogo de pebolim, também conhecido como totó, personalizado pelos educadores do museu.

A programação também inclui o concurso ‘Vídeo Culturas da Gente’, realizado em parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju, para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O concurso consiste na escolha dos três melhores vídeos de cada uma das etapas de ensino que melhor abordarem manifestações e/ou personagens da cultura popular de Sergipe, atendendo aos critérios de originalidade, coerência e criatividade. O prazo máximo para a entrega dos vídeos é dia 31 de agosto. O regulamento e a ficha de inscrição do concurso devem ser solicitados pelo email concurso.mgs@gmail.com.

Mais informações sobre a programação, entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.

ASN

Leia também