11/08/17 - 3:18:32

Morre aos 70 anos aposentado que simulou o próprio velório em Caçapava

O aposentado Ruy do Pandeiro, que simulou o próprio velório, morreu aos 70 anos na manhã desta sexta-feira (11) em Caçapava (SP). Ele estava internado desde domingo (6) por complicações renais e não resistiu. Segundo a família, o velório e enterro serão como Ruy planejou.

Ruy Macedo planejava há anos como seria velado e enterrado. Em 2005, ele distribuiu convites aos amigos para o ensaio do próprio velório. O evento contou com cerca de 500 pessoas em um clube da cidade, entre amigos e familiares, e teve até samba. A ideia do aposentado era que ele também pudesse participar do evento ainda em vida.

A família afirmou que Ruy era diabético e teve de ser internado no domingo (6). O aposentado teve complicações renais e faleceu às 9h30 desta sexta-feira (11). Apesar de ter planejado suas últimas palavras, Ruy foi mantido inconsciente durante o tratamento.

Em entrevista ao G1 em maio deste ano, ele contou que queria que duas caixas de som fossem colocadas próximo ao túmulo para que seja declamado um texto que ele escreveu. Ao final, a família deve lançar um samba inédito chamado ‘Ruy’ feito por amigos dele. No enterro, ele ainda pediu que CDs com a música fossem vendidos para reverter a verba à viúva.

A família garantiu que ele deixou tudo planejado para que fosse como queria e que vão manter a vontade do aposentado. “O velório vai ter samba, já temos os amigos que tinham se comprometido a tocar. Não importa que estejam velando outro defunto no cemitério. E também vai ter a cerveja, que ele falou que não podia faltar. Estamos unindo esforços para fazer tudo ao gosto dele”, conta a filha Érica Amaral Macedo.

O corpo será velado no velório municipal a partir das 15h. O enterro ainda não tem horário definido.

Por G1 Vale do Paraíba e Região