Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Secult e Cehop iniciam medidas para reforma de espaços culturais

CULTURA

Os projetos de reformas do Teatro Tobias Barreto, do Arquivo Público e da Biblioteca Pública Epifânio Dória começaram a ser discutidos nesta segunda-feira, 14, em uma reunião entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP). A viabilidade de realização das obras foi anunciada pelo Governador Jackson Barreto, no início do mês, tendo como fonte de recursos a empresa Central Elétrica de Sergipe (CELSE), responsável pela construção da usina Termoelétrica Porto de Sergipe.

A reunião, que teve a participação do secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, o presidente da Cehop, Caetano Quaranta Filho e suas equipes técnicas, foi o primeiro passo para alinhar os procedimentos necessários para iniciar as reformas. Inicialmente a Secult apresentou um projeto do Teatro Tobias Barreto, elaborado em 2012, que deverá ser revisto, em termos de necessidades, e atualizado orçamentariamente, para servir de base na obra.

“A Cehop vai disponibilizar a Secretaria de Cultura tudo que for necessário para dar encaminhamento a estes projetos. Hoje nós iniciamos os alinhamentos que serão pertinentes para a reforma dos três prédios, aproveitando os orçamentos e projetos que já existiam e que serão atualizados. Vamos correr o máximo possível para a realização destas obras”, afirmou o presidente da Cehop.

O mesmo garante o secretário João Augusto Gama, em relação ao empenho da Secult. “Estas obras representam um grande ganho para a população, pois qualificam três importantes equipamentos culturais do Estado. Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que estas obras ocorram com a maior celeridade e eficácia possível”, ressaltou.

Desde janeiro deste ano Secult e a Cehop  estão trabalhando nas obras de adequação do Sistema de Combate a Incêndio e do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), no Teatro Tobias Barreto e no Teatro Atheneu. As adequações já serão aproveitadas para o projeto de reforma do Tobias Barreto.

Sobre a usina

A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, que ficará situada na Barra dos Coqueiros, já começou a ser construída e tem previsão de conclusão para 2020. A obra é o maior investimento privado que o Estado já recebeu com um montante de aproximadamente R$ 5 bilhões.

ASN

Leia também