Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Força de André sobe um degrau: “Centrão” quer vê-lo ministro!

Alguns adversários políticos arquitetavam uma espécie de ofensiva contra o deputado federal André Moura (PSC), caso o Congresso Nacional aceitasse a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB). A denúncia, arquivada temporariamente, praticamente inviabilizaria a continuidade do governo atual e fragilizaria bastante o parlamentar sergipano que hoje exerce, pela primeira vez na história de seu Estado, o cargo de líder do Governo no Congresso Nacional. Depois da ofensiva ao senador Valadares (PSB), nas redes sociais, certamente André seria a nova “vítima”.

Está mais do que claro que há um jogo de interesses em pleno andamento: de um lado, André Moura tenta tirar proveito da função e busca transformar o prestígio junto ao governo federal em investimentos para Sergipe, seja para o governo do Estado, seja para as prefeituras municipais; do outro lado, muitos adversários de André se aproximaram dele para não ficarem de fora “na divisão do bolo”, como foram os casos do governador Jackson Barreto (PMDB) e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), por exemplo. Todos querem tirar uma “casquinha” da liderança de André.

Muitos setores da imprensa fizeram uma associação equivocada, lá atrás, dando conta que André Moura poderia fazer uma composição política com Jackson Barreto, por exemplo. Isso não é apenas improvável. Para este colunista, isto seria ruim para ambos. Ninguém sairia ganhando se essa composição fosse concretizada. E, às vésperas da aceitação da denúncia no Congresso, quando muitos achavam que Michel Temer já estava completamente perdido, JB e seus seguidores deram um “tempo” em André, ou melhor, houve um novo afastamento, sem alarde. Já seria a deixa para que os “ataques” fossem retomados…

Como este colunista já colocou logo após aquela decisão da maioria dos deputados federal do País, aquele resultado foi bom para Michel Temer, deu-lhe uma “sobrevida”, mas foi ainda melhor para André Moura. O deputado continua “dando as cartas” no governo federal e tem todo o prestígio nas mãos praticamente assegurado, até meados de 2018. Até lá, muitos críticos históricos estarão em silêncio, não terão muito que dizer. Apesar de adversários do governo federal, em meio a essa crise financeira, nem JB e muito menos Edvaldo Nogueira querem romper politicamente com Temer e companhia.

É um jogo, onde André está sendo usado pelos adversários, mas que também se deixa usar. Se os investimentos vierem para o Estado, não restará outra coisa aos inimigos que “engolir o sapo” e reconhecer o empenho de André, o que acaba “quebrando o gelo” e o discurso de quem pensa em se opor a ele no próximo ano. Como se não bastasse todo esse prestígio, agora André Moura pode subir ainda mais um degrau em sua trajetória política: os parlamentares do “Centrão” agora querem o sergipano como ministro da Secretaria de Governo, para cuidar da articulação política.

Em síntese, não há como se desprezar o potencial político de André Moura. De ex-prefeito da pequena Pirambu, tão contestado por seus adversários locais, hoje o deputado sergipano é cotado para assumir a função de ministro do governo federal. André se fortalece ainda mais, e não apenas para a eleição de 2018, mas especialmente pelo bom trânsito que vem construindo em Brasília (DF). E mais do que bom relacionamento e confiança, ele demonstra liderança, algo fundamental para seu futuro na capital federal, independente de quem estiver na presidência da República. André segue em alta e em plena evolução no cenário nacional.

Falando nele

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, em seu gabinete, o deputado federal André Moura, e solicitou a liberação de emendas parlamentares para a realização de obras em Aracaju. O parlamentar se comprometeu em trabalhar para atender o pleito e destacou que o planejamento e o equilíbrio fiscal desenvolvido pela atual administração serão fundamentais para que os recursos sejam liberados.

 

Edvaldo e André Moura I

Acompanhado dos secretários Jefferson Passos (Fazenda) e Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), o prefeito detalhou os projetos para 15 obras, que juntos têm custo total de R$ 65 milhões, valor correspondente ao percentual autorizado pela União da emenda impositiva de bancada, apresentada no ano passado pelos deputados federais e senadores de Sergipe.

 

Edvaldo e André Moura II

Edvaldo ainda solicitou a liberação dos recursos das obras do loteamento Moema Mary e Japãozinho, que já foram iniciadas, mas cuja verba ainda está pendente na Caixa Econômica Federal. Outra demanda apresentada pela atual gestão diz respeito a um projeto para ações de melhoria no Centro da capital, que se encontra paralisado no Ministério da Integração Nacional.

 

Veja essa!

O líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Elber Batalha Filho (PSB), em conversa com este colunista, denunciou que o prefeito Edvaldo Nogueira “tem empreendido esforços por todos os meios políticos e jurídicos ao seu alcance para abortar a CPI do Lixo”.

 

E essa!

Elber explica: inicialmente a estratégia foi fazer com que a instalação da CPI fosse condicionada à aprovação do plenário, o que é flagrantemente inconstitucional, e, em face disso, impetramos um mandado de segurança para que a CPI fosse instalada. Eles recorreram da liminar, nós agora no início de agosto tivemos a sentença de mérito a nosso favor, e novamente eles recorreram ao Tribunal de Justiça”.

 

Elber Batalha

Para o vereador a CPI terá grande importância para esclarecer os desmandos nos contratos de limpeza pública de Aracaju dos últimos 20 anos. “As articulações para barrar a CPI existem, é um fato. E com a aproximação da data de sua instalação, essas manobras tornam-se cada vez mais desesperadas”.

 

Mais lixo

Elber Batalha entende que somente com a instalação da CPI o acesso da comissão e, consequentemente, da sociedade a todos os documentos, e sobretudo às provas e interceptações telefônicas da Operação Babel, serão possibilitadas. “Aí sim saberemos o que se está tentando proteger barrando a CPI”.

 

Oposição na CPI

Por fim, o vereador assegurou que a oposição terá seu espaço na CPI. “Até porque fomos nós que lutamos, política e juridicamente, para que ela fosse instalada. Compor uma CPI somente com vereadores que eram contra a sua instalação seria esvaziá-la totalmente, e deixar claro para população que o propósito é esconder as irregularidades dos contratos do lixo de Aracaju. Não acredito que o presidente Nitinho tome essa atitude, nem mesmo que os colegas vereadores se prestem a esse papel”.

 

Acordão?

Na publicação anterior, este colunista alertou para os rumores de um suposto acordão entre a Prefeitura de Aracaju e TORRE EMPREENDIMENTOS para que todo o passivo pendente com a empresa fosse negociado com o pagamento em parcelas.

 

Bomba!

Diante desta informação, a coluna recebeu outra informação: o acordão entre a PMA e a TORRE teria sido costurado e aprovado por uma espécie de “Comitê de Gestão” da Prefeitura de Aracaju.  Muitos fornecedores, investidores e prestadores de serviços que acreditaram na gestão atual para também receberem seus passivos estão na fila de espera…

 

Exclusiva!

O interessante é que esse mesmo “Comitê de Gestão”, que ficou famoso desde o início do ano por “estudar” a cobrança do IPTU de Aracaju e nunca ter apontado uma solução, teria “batido o martelo” rapidamente para resolver os débitos com a TORRE que estão sendo cobrados conforme todos os compromissos assumidos.

 

E aí Clóvis?

Como perguntar não ofende jamais, o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Clóvis Barbosa, ou alguém do TCE poderia explicar: se existem passivos com vários empresários, antes de definir qualquer pagamento a Prefeitura de Aracaju não tem que observar a tala da “ordem cronológica”, conforme determina o Tribunal?

 

Zezinho Guimarães I

Mudando de assunto, ninguém chame a diretoria do Banese e o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) para conversar que vai pegar fogo. Aliado do governo, o parlamentar externou sua preocupação com o risco do fechamento de mais agências no interior do Estado e até na capital.

 

Zezinho Guimarães II

“Sou aliado do governador, mas meu papel é alertá-lo quando está errando e eu asseguro que este não é o momento para o fechamento de agências. Nós temos é que fortalecer o Banco aqui no Estado, torna-lo ainda mais sólido e competitivo”, cobrou o parlamentar.

 

Banese Card

Zezinho alertou que a diretoria do Banco simplesmente entregou o operacional do Banese Card para uma empresa de Lagarto, sem licitação. “O terceirizado pegou os melhores pontos e está operando. Essa empresa está trabalhando como correspondente do Estado sem licitação e isso é grave. Cabia a diretoria promover uma concorrência pública para este fim, até para verificar quem era mais eficiente. E o pior: as pessoas estão sendo atendidas nestes pontos onde não existe segurança”.

 

Privatização

O deputado ainda alertou para o risco de privatização do Banese num futuro próximo. “Se não há nenhuma ação de fomento, se não existe nenhuma ação desenvolvimentista, se o Banese é apenas um banco comercial, que busca lucro fácil através de consignados, não tem sentido e pode sim acabar privatizado! Hoje o Banese limita-se a pagar a folha de pagamento do Estado e isso desvaloriza o banco!”.

 

Dispensável

“Tenho receio que o Banese torne-se um banco comercial como qualquer um. Sem crédito rural, sem crédito industrial e até empresarial. Vai ficar trabalhando apenas com pessoa física e isso é um risco porque, a qualquer momento, o governo de plantão pode entender que ele é dispensável”, avalia o deputado.

 

Perde mercado

Para ele, o Banese perde mais espaços no mercado sergipano de negócios. “Da forma como atua, cada vez mais o Banese perde participação na economia e, logicamente, se desvaloriza. Para quem já teve mais de 60% do mercado local, hoje tropeça entre 20% e 25%, no máximo”, completou Zezinho, insistindo no risco de privatização.

 

Outro lado

Este colunista também ouviu o gerente de Marketing do Banese, Edivam Ferreira, que negou que o Banese esteja com planejamento de fechar agências na capital e no interior. Ele também explicou o processo de credenciamento público para a contratação da empresa correspondente do banco.

 

Contrassenso

Segundo Edivam, o Banese é uma empresa que tem mais de R$ 4,6 bilhões em ativos e tem mais de 900 mil clientes em sua carteira. “Seria um contrassenso pensar em redução da rede de atendimento. Seria até contraditório. O Banco tem hoje um plano claro de expansão de sua rede de atendimento. É preciso dar suporte a grande estrutura que o banco tem e que cresce a cada mês. Temos uma média de cinco a oito mil novos clientes por mês. Seria contraditório reduzir a rede de atendimento”.

 

Sem privatização

Mais adiante, Edivam disse que o banco está apresentando várias soluções inovadoras, como os caixas eletrônicos, por exemplo, para modernizar-se e tornar-se competitivo. “Basta consultar os balanços do banco. Estamos melhorando seus resultados. Não existe substância alguma para falarmos em privatização. O Banese é muito viável, é rentável e o governador já colocou isso reiteradas vezes”.

 

Tudo legal

Sobre a questão dos pontos Banese, o gerente de Marketing explicou que “essa rede de pontos Banese é inovadora no mercado e ela está acessível para o cliente em cada esquina. É o mesmo modelo dos outros bancos. O Banese é uma instituição altamente fiscalizada pelo Banco Central e nada é feito em desconformidade com a legislação”, explicou.

 

Edivam Ferreira

“Promovemos um processo de credenciamento e tornamos ele público, com veiculação em jornais. Qualquer empresa que quisesse podia se credenciar. Nós estudamos muito neste processo. O edital exigia muito do parceiro. Era bem rigoroso e ninguém aqui faria nada irresponsável. A empresa vencedora foi a SE Promotora, sergipana e que tem sede em Lagarto”, explicou o gerente.

 

Pastoral Carcerária

Na próxima sexta-feira (18), será realizado um seminário para a debater a situação do sistema prisional no estado e celebrar a passagem dos 30 anos da Pastoral Carcerária em Sergipe. O evento é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado federal João Daniel (PT/SE) e aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e acontece no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, às 9 horas. O seminário é também uma realização da Pastoral Carcerária.

 

Iran Barbosa I

O mandato do vereador Iran Barbosa (PT) realiza uma campanha, através de ações de panfletagens, contra a proposta de aumento da tarifa do transporte coletivo, nos Terminais de Integração e locais de grande fluxo de passageiros do Sistema. A campanha tem como objetivo dialogar com os usuários do Sistema de Transporte sobre o possível aumento no valor da passagem dos ônibus.

 

Iran Barbosa II

“O meu posicionamento é de que o pedido de aumento do valor da tarifa é inoportuno e sacrifica ainda mais a vida do povo trabalhador. Com material explicativo, estou dialogando com a população e mostrando porque sou contra o aumento do valor da tarifa”, explicou Iran.

 

Nossa Senhora do Socorro

O prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PCdoB), recebeu em seu gabinete a visita da dirigente nacional do PCdoB, Nádia Campeão, que participou da reunião do Comitê Estadual de seu partido em Sergipe. No encontro, os dois tiveram uma longa e aprofundada avaliação do cenário político estadual e nacional.

 

Pesar

O plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou Votos de Pesar à família do jovem Flávio Mendonça. O itabaianense tinha 25 anos e faleceu no último final de semana vítima de um acidente de trânsito. A iniciativa foi dos deputados Maria Mendonça (PP), Goretti Reis (PMDB) e Augusto Bezerra (PHS), e recebeu a aprovação unânime dos parlamentares presentes a sessão.

 

Maria Mendonça

A deputada Maria Mendonça, tia de Flávio, lamentou a partida precoce do jovem e externou seu pesar aos seus familiares. “Nosso Pai Celestial o presenteou com a oportunidade de, antes da partida, poder mais uma vez demonstrar o quanto amava, respeitava e admirava todos os seus familiares, em especial, seu pai Carlito, um homem que com muita simplicidade o ensinou a trilhar sua trajetória, pautado nos princípios que dignificam o ser humano, quais sejam: amor, honestidade, respeito, valorização da família e das raízes e, assim ele o fez, pois fazia questão de, a cada oportunidade externar seus sentimentos”, disse.

 

Energia mais barata 

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, protocolou um Projeto de Lei que deverá beneficiar os consumidores de energia elétrica em Sergipe. A proposta veda a cobrança de ICMS sobre outros valores que não sejam o do consumo efetivo na conta de luz.

 

Georgeo Passos I

Caso o projeto seja aprovado e se torne Lei, a conta de energia poderá diminuir em até 25%. Segundo o deputado, a justificativa para o projeto é o fato da cobrança do ICMS sobre este serviço não ter amparo legal e tida como ilegal por vários tribunais do País. “Queremos promover uma verdadeira justiça tributária”, explicou o autor do PL.

 

Georgeo Passos II

“Atualmente, os consumidores de energia elétrica têm sido tributados excessivamente com relação ao ICMS em suas contas mensais, eis que na base de cálculo para o referido imposto tem incidido os valores de gastos com transmissão, distribuição e encargos setoriais, e não apenas o valor do que foi efetivamente consumido pelos cidadãos. Cada cidadão pode pegar sua conta e pode perceber que o Governo faz isso. E isso não está correto”, completou.

Luciano Bispo I

O deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) recebeu a visita dos dirigentes do futebol amador de Itabaiana, nessa segunda-feira (14), além do deputado federal, Fábio Mitidieri (PSD) e do secretário do Esporte e Lazer, Antônio Hora Filho. O objetivo da reunião foi para solicitar o apoio para a realização da Copa Tonho Cabaré de Futebol Amador de Itabaiana. O campeonato, em sua segunda edição, terá a participação de 36 clubes, com início marcado para a 1ª semana de setembro, com duração de quatro meses.

 

Luciano Bispo II

De acordo com o presidente do Poder Legislativo, a cidade de Itabaiana tem destaque no futebol, seja ele profissional ou amador, inclusive ganhando títulos representando o Estado. “Essa reunião de somação de esforços para a realização da copa tem o objetivo de fortalecer o esporte amador”, disse Bispo. Segundo Augusto César (Dedão), a Copa “Tonho Cabaré”, é o primeiro campeonato intermunicipal realizado dentro da cidade, entre as equipes da sede e dos povoados.

 

Garibalde Mendonça I

Diante do fechamento parcial da Agência do Banco do Brasil (BB), no município de Salgado, o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), alertou que a unidade apenas funciona parcialmente. “Só serve para liberação do cartão e conferência de extrato bancário. Esse fechamento vem prejudicando o Comércio local”.

 

Garibalde Mendonça II

O deputado alertou que foi procurado pela população, por algumas lideranças, comerciantes e vereadores para tentar solucionar essa situação. Diante desse cenário, de acordo com o deputado, haverá uma reunião, dia 16, às 10 hs, com a superintendência do Banco do Brasil em Aracaju. Lideranças e vereadores de Salgado participarão desse momento. “O povo de Salgado não merece o que está passando”, reclamou Garibalde Mendonça.

 

Robson Viana I

O deputado estadual Róbson Viana ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (14), para negar com veemência as especulações sobre uma possível saída do PEN (Partido Ecológico Nacional), legenda que ele preside há nove meses em Sergipe.

 

Robson Viana II

Ao fazer seu pronunciamento, o deputado disse que “quero reafirmar aqui da tribuna o mesmo que já fiz no rádio: ventilaram algo que eu estava saindo do PEN e para ‘cortar o mal pela raiz’, quero negar com veemência qualquer notícia neste sentido”.

 

PEN organizado

Em seguida, Róbson Viana disse que liderou todo o movimento para organizar o partido em Sergipe e que não tem razões para qualquer mudança. “O PEN já conta com 73 Diretórios formados pelo Estado e após nove meses na presidência não temos nenhum motivo para sair até porque o partido está crescendo”.

 

Tranquilizou

“Estamos trabalhando para a consolidação do nosso partido em 2018 e quero deixar meus companheiros bem tranquilos. Fala-se na filiação ou não de Jair Bolsonaro. Eu confesso que não tenho nada contra a filiação e vou aguardar o comunicado da Executiva Nacional”, completou o deputado.

 

Lula

O vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, visitou o prefeito Edvaldo Nogueira, quando fez o convite oficial para ele participar dos atos da caravana Lula pelo Brasil, que ocorrerão em Sergipe entre os dias 20 e 22 de agosto. No encontro, eles ainda falaram sobre a conjuntura nacional, o cenário político para 2018 e a administração municipal. O dirigente petista elogiou as ações dos primeiros seis meses de gestão em Aracaju.

 

Duodécimo I

O governador Jackson Barreto, acompanhado do vice Belivaldo Chagas, foi até o Ministério Público de Sergipe, onde foram recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida, por Procuradores de Justiça e Diretores do MPSE.
Duodécimo II

A pauta da reunião foi a situação financeira do Estado e a mudança da data do repasse do duodécimo ao Ministério Público de Sergipe, do dia 20 para o dia 28 ou 30 de cada mês. Segundo JB, o objetivo da reunião foi pedir a compreensão do Ministério Público para a questão dos repasses ao Órgão.

 

Jackson Barreto

“Nós já discutimos com o Poder Judiciário e Legislativo, e achamos importante tratar no mesmo patamar com o Ministério Público. Viemos pedir uma maior flexibilização nessa questão dos repasses em função da crise financeira. Foi uma reunião muito boa, trocamos ideias, discutimos propostas e ouvimos sugestões do MP para ajudar a incrementar a receita do Estado, principalmente, na área tributária”, explicou o Governador.
Rony Almeida

“Os Órgãos e os Poderes não são ilhas e também sofrem as consequências da baixa arrecadação. O Governador veio pedir a compreensão do MP quanto à nova data dos repasses do duodécimo e concordamos, assim como fez o Judiciário e o Tribunal de Contas. Foi tudo bem explicado e acertado e, ao longo dos meses, nós vamos conversando para que a situação possa melhorar e se adequar a data prevista na Constituição”, frisou Dr. Rony.

 

Acese

O professor José Pastore foi o convidado da nova edição do Ciclo de Diálogos Empresariais, promovido pela Federação do Comércio, que dessa vez aconteceu durante o Almoço com Negócios da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Na oportunidade, Pastore proferiu uma palestra para cerca de 200 empresários, advogados, profissionais liberais, jornalistas e estudantes sobre a reforma trabalhista, sob a temática “Desafios com a nova legislação trabalhista”.

 

José Pastore

O doutor em direito trabalhista destacou em sua palestra pontos como relações do trabalho, trabalho e emprego, desigualdade social, cotidiano da economia sob a luz do direito, aumento da renda e ampliação do número de vagas no mercado de trabalho. Pastore também falou sobre as regulamentações de profissionais com contratos de trabalho intermitentes e sua valorização, bem como a regulamentação da terceirização e como ela tem gerado milhares de novos empregos, por meio da contratação de profissionais especializados para o mercado de trabalho em funções específicas.

 

Garis

Em nota divulgada nessa segunda-feira (14), o Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana e Comercial do estado de Sergipe (Sindelimp) anunciou greve dos trabalhadores de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira, 17.  A paralisação dos agentes de limpeza, fiscais e motoristas foi decidida pela maioria em assembleia geral realizada na última sexta-feira (12).

 

Machado

O ex-deputado José Carlos Machado (PSDB) recebeu em seu escritório o vereador de Aracaju, Seu Marcos (PHS), o ex-vereador Dr. Agnaldo e o amigo Carlos Augusto, quando trataram de vários assuntos relacionados à política e aos vários problemas enfrentando em Aracaju.

 

Hebert Pereira I

Suplente de vereador em Aracaju, o advogado Hebert Pereira (REDE) celebra a publicação da Lei que institui o Piso Salarial do Advogado em Sergipe. “Isso é fruto de uma luta de cerca de dois anos, de que tive a honra de participar ativamente desde o início, junto ao mandato do deputado Georgeo Passos, quando em fevereiro de 2015, em sua assessoria, ajudei a construir sua primeira propositura na Alese, que foi justamente proposta do Piso Salarial do Advogado em Sergipe”.

 

Hebert Pereira II

“De lá para cá, interagimos e contribuímos com a Ordem dos Advogados do Brasil, participando de audiências públicas, apresentamos o Projeto de Lei 03/2017 e realizamos constantes cobranças no parlamento estadual, até que, finalmente, o Piso Salarial foi aprovado no último dia 13 de junho”, celebra o advogado.

 

Emília Corrêa

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), cobra mais iluminação na Avenida Heráclito Rollemberg, destacando os trechos de acessos aos bairros Santa Maria e Augusto Franco. A comunidade e comerciantes do local esperam mais atenção dos responsáveis pela iluminação pública daquelas entradas.

 

Escuridão
Segundo Emília, quando chega à noite os moradores e comerciantes ficam preocupados com a falta de iluminação na extensão da avenida, que dá acesso a importantes núcleos habitacionais e que estão convivendo com a escuridão.

 

Risco de acidentes

“A Avenida Heráclito Rollemberg, na Zona Sul da capital é uma importante artéria e quem trafega pela avenida estão preocupados com a situação de escuridão. São vários postes com as luzes apagadas, o que coloca em risco a segurança das pessoas.  Diversos acidentes também são registrados todos os dias”, pontuou.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também