16/08/17 - 00:01:09

NOS BASTIDORES VÃO ALÉM

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Só nos bastidores é que as conversas sobre sucessão estadual vão além. Publicamente, todos estão ‘internos em colégios de freiras’. Falam que ‘é cedo’, que ‘deixa a reforma passar para ver como fica’, mas intimamente as eleições do próximo ano não saem da cabeça de nenhum deles. Todos começam a traçar caminhos e a temer ‘apanhar sabonete no banheiro, para o outro não se aproveitar da ocasião’.

Belivaldo Chagas (PMDB), por exemplo, recomeçou a surgir em meio à multidão. Tem ido a assinaturas de obras no interior e procissões. Fica indócil quando vê um microfone. Só ontem concedeu duas entrevistas. Uma pela manhã ao deputado Gilmar Carvalho e outra à noite em uma emissora de Glória, sempre acompanhado de lideranças políticas. Antes esteve em Campo do Brito, onde participou da procissão da padroeira, ao lado de Venâncio Fonseca (PP) e Fábio Henrique (PDT).

O trio da oposição, senador Valadares, deputado Valadares Filho (ambos PSB) e senador Eduardo Amorim (PSDB), também circulou e participou de festas no interior, como ocorreu ontem em Tobias Barreto. O deputado André Moura, que anda meio desligado do bloco, estava em Brasília com prefeitos de Sergipe. Agradou a maioria deles ao conseguir liberação de recursos para custeio da Saúde.

Os prováveis pré-candidatos circulam. E muito. Mesmo que ainda finjam que estão apenas esperando setembro chegar. Fatos novos estão começando a se identificar, ainda que lentamente, criando a expectativa de que o pleito de 2018 terá “muito rei brocha e pouca rainha comida”, nesse intricado jogo de xadrez em que adversários de agora podem se tornar, facilmente, aliados de amanhã, liquidando um grupo que não soube se manter unido.

Pelo que vem acontecendo e sendo dito, a previsão é de turbulência para uns e céu de brigadeiro para outros…

SOBRE ESTÂNCIA

O CCJ da Câmara Municipal de Estância deixou para hoje a decisão sobre os recursos de anulação da sessão que outorgou ao presidente Lula, título de Cidadão Estanciano.

O outro recurso contesta a intempestividade do que anula a sessão.

CITA A FILHA

O vereador Sandro de Bibi, autor do recurso para anular a sessão, votou no título para Lula, mas quando chegou a sua casa a filha se mostrou indignada com o voto.

E lamentou que ele tivesse votado “em um condenado para receber o título”.

FALA DE HELENO

Sandro de Bibi citou o ex-prefeito Heleno Silva (PRB) pela divulgação de uma nota em que contesta a apresentação dos recursos para anular a sessão.

– Pastor Heleno é contra. Problema dele!

GENTE GRANDE

Lideranças políticas acham que tem “coisa grande por trás desse movimento sobre anulação da sessão”. Cita nomes, mas pede para não publicá-los.

O PT no município está otimista quanto à manutenção do título.

EM ASSENTAMENTO

A caravana do ex-presidente Lula, que vem de Salvador a Estância no domingo (20), para em um assentamento da cidade de Jandaíra, na Linha Verde.

É com os assentados que Lula vai almoçar.

NÃO TOCA EM ANDRÉ

Circulou a informação de que o senador Valadares (PSB) faz questão de não se encontrar com o deputado André Moura (PSC), nas caminhadas em Sergipe.

Quer evitar comentários de que esteja com Michel Temer.

SOBRE JOEL ALMEIDA

Aliados do governador Jackson Barreto acham que o professor Joel Almeida (PT) não fala pelo partido quando se dirige a JB e à recepção a Lula.

– A sua voz representa o pensamento só do Síntese, disse um deles.

ROGÉRIO AO SENADO

Presidente regional do PT, Rogério Carvalho, já admite que seu nome para a majoritária seja para disputar o Senado e não o Governo.

A pressão de partidos da base aliada funcionou.

BOM HAPPY HOUR

Rogério Carvalho anuncia a satisfação de receber, em sua residência, membros do PT nacional e estadual para um happy hour.

Papo sobre a passagem de Lula por Sergipe.

IVAN CONCORDA

O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB), independente da situação política atual, reconhece que o ex-presidente Lula tem fatos concretos para receber o título.

– Entre outras coisas Estância obteve o IFS e o Hospital Regional.

TAMBÉM POÇO VERDE

Quinta-feira passada, o presidente da Câmara de Poço Verde, vereador Alexandre Dias, apresentou projeto para outorga de título de Cidadão Poçoverdense a Lula da Silva.

Foi recusado por 7 a 2 em plenário.

NÃO SÓ PELO CENTRÃO

Além de deputados do Centrão, que gostaria de ver André no Ministério do Governo em lugar de Antônio Imbassahy, houve também acenos do Palácio do Planalto.

André não aceita porque terá que se desincompatibilizar no início de abril.

CANETA “VADIA”

Um dos prefeitos que está em Brasília disse, ontem, que a “caneta para quem votou contra Michel Temer na Câmara já está vadiando”.

Em Sergipe, quem votou contra e tiver cargo no Governo, a canetada virá forte.

UM BOM ALMOÇO

Prefeitos almoçaram com o deputado Fábio Mitidieri (PSD), em Brasília. Ouviram dele que seu partido vai estar com quem tratá-lo bem.

Tratar bem significar uma vaga na chapa majoritária.

FALA DE DIFICULDADE

Mitidieri falou para os prefeitos que a dificuldade que tem com André Moura é porque ele vota com Michel Temer e nós votamos com o ex-presidente Lula (PT).

– Mas, dependendo dos entendimentos…

NÃO VÊ FORA

O deputado Fábio Mitidieri diz que não consegue imaginar o seu partido fora de uma chapa majoritária nas eleições do próximo ano.

Mas vamos trabalhar porque falta um ano ainda…

VIGILANTES CHATEADOS

O Sindicato dos Vigilantes está chateado com o deputado Capitão Samuel que sugere o retorno do pessoal aposentado da Polícia a ser vigilante das escolas públicas.

A PGE está sugerindo concurso público.

MAIORIA TERCEIRIZADA

A maioria dos vigilantes das escolas é terceirizada e isso irritou muito ao Sindicato, que quer preservar o emprego da classe nas escolas.

Em nota o sindicato diz que o projeto de Samuel “tira o emprego de nossos irmãos”.

Notas

Falta de Verba – Renegociação de contratos, redução nos cardápios em restaurantes universitários, falta de recursos para manutenção, atraso no pagamento de contas. Essa é a realidade de algumas universidades federais, que reclamam da falta de verbas e do contingenciamento de recursos feito pelo governo federal.

0x0

Danos morais – A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, decisão da primeira instância que condenou o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais causados à também deputada Maria do Rosário (PT-RS).

0x0

Moro nega – Segundo divulga a agência Reuters Brasil, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação  Lava Jato na primeira instância, negou ontem a possibilidade de ser candidato à Presidência da República no ano que vem, e argumentou que não tem perfil para a função.

0x0

Fundo público – Após reunião com líderes de partidos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) decidiu pautar para hoje a votação da PEC que institui o Distritão e o fundo público de 3,6 bilhões de reais para financiamento das campanhas. A sociedade é contra a todo esse recurso para ser gasto na campanha política.

0x0

PSDB no Governo – O presidente licenciado do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse ontem, após reunião com o presidente Michel Temer, que o partido seguirá no governo, mesmo que perca ministérios, enquanto houver por parte do Palácio do Planalto o compromisso em aprovar reformas como a da Previdência.

0x0

Governador nega – Principal alvo da Operação Anteros, deflagrada na manhã de ontem pela Polícia Federal (PF), o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), negou ter participado de qualquer irregularidade durante o período em que atuou como deputado estadual. A PF apreendeu documento na casa do governador.

Conversando

Entorno do Huse – O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, explicou ontem a necessidade de retirada de ambulantes que estão localizados no entorno do Huse.

Caso haja greve – O presidente da Emsurb também falou sobre alternativas já adotadas caso ocorra greve dos trabalhadores da limpeza.

Sem receituário – Presidente do Sindmedse, médico José Menezes, diz que falta receituário na maior parte das unidades da Saúde do Estado.

Elite podre – O radialista George Magalhães anunciou que não vai defender em seu programa a elite podre desse País.

Devolver valor – Radialista Carlos Ferreira diz que nem Energisa, nem o Governo de Sergipe têm interesse de devolver valor do ICMS cobrado indevidamente.

Fé cristã – Rogério Carvalho diz que na Assunção de Nossa Senhora é importante ressaltar o valor da fé cristã como algo mais que mero fenômeno religioso.

Não admite – “O PT não vai admitir qualquer tipo de manifestação contra o Lula”, disse Jeferson Lima, presidente do PT Municipal no Aperipê Notícias.

Nova inauguração – André Moura avisa que vai inaugurar em Malhador, sexta-feira, com o presidente do FNDE Sílvio Pinheiro, a Escola Dona Eleuza.

Precisa se indignar – O povo também precisa se indignar, reagir, não permitir que esse vandalismo com o dinheiro público aconteça impunemente.