Aracaju, 28 de março de 2024

SEM CULTIVAR A CULTURA DO ÓDIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação que atua com tendências que divergem dentro do partido. É conhecido por se digladiar nas discussões internas e sair unido quando a maioria decide. É um partido que atua na esquerda mais radical, na esquerda mais tolerante e no centro-esquerda. Continua assim e quer levar isso adiante também externamente.

Em Sergipe, a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB) está com o Governo Jackson Barreto, mas a Articulação de Esquerda é contra. E agora põe isso nas ruas tentando macular a imagem de JB e buscando meios para impedir que esteja ao lado do ex-presidente Lula. Nesse momento, em que o PT busca se firmar junto a uma sociedade ainda ressentida, a cultura do ódio deveria ser avaliada pelo partido.

Jackson Barreto foi chamado de oportunista por um militante, porque estará recebendo Lula em Sergipe no próximo domingo. Isso é bobagem. Foi o ex-presidente quem fez convite pessoal para que JB estivesse ao seu lado quando viesse ao Estado. Além disso, Jackson jamais “precisou de muletas para se eleger aos cargos que já disputou”.

Dentro de comparações eleitorais, Jackson sempre foi importante para o PT em Sergipe. Em 2006, quando Lula ganhou a reeleição, no Governo Déda, ele obteve 112 mil votos. Alckmin, seu adversário, ganhou com 155 mil votos. Em 2010, na reeleição de Déda, Dilma obteve 103 mil votos e José Serra 106 mil votos, também ganhando em Sergipe.

Em 2014, já com Jackson governador, a candidata Dilma Rousseff ganhou com 110 mil votos em Sergipe, contra 81 mil de Aécio Neves e, no segundo turno, Dilma teve vitória maior que a de Lula: 601 mil votos, contra 248 mil de Aécio. Mais que o dobro.

Ainda assim, neste momento de crise econômica e social, Jackson decidiu manter a aliança com o PT e vai receber Lula sem subterfúgio, contrariando aliados do PMDB e do bloco aliado, sem se intimidar com restrições que o Governo Federal faz ao Estado, o que coloca Sergipe sem acesso as liberações de recursos do Poder Central.

Não seria esse o perfil de um oportunista que setores do PT tentam expor na mídia e redes sociais.

Retira o “P”

A possibilidade do PMDB voltar a ser MDB é grande. Romero Jucá, presidente da legenda, justifica que é hora de “deixar de ser partido e ser um movimento”.

O ‘P’ foi imposto ao MDB pela ditadura.

AME-O OU DEIXE-O

Romero Jucá rebateu críticas de alguns parlamentares de que o PMDB se tornou o partido do “ame-o ou deixe-o”, frase usada na ditadura.

E foi duro: estilo arrogante de alguns parlamentares, “não vamos admitir”.

JACKSON APROVA

Governador Jackson Barreto (PMDB) é favorável que o partido volte a ser Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como deseja a Direção Nacional.

– Ao ser MDB, voltaremos às raízes…

ATO DA DITADURA

Jackson Barreto lembrou que a colocação do “P” no MDB foi determinação da Ditadura que impôs decreto de que todas as legendas teriam que se iniciar com a palavra partido.

Da Arena saiu o PFL, mas o MDB driblou o golpe e apenas inseriu o P na sigla.

SEM POLÊMICA

Não houve grande discussão na Câmara para comprovação do titulo de Cidadão Estanciano para o ex-presidente Lula (PT). Seria bobagem refugá-lo agora.

O PT no município e no Estado ficou aliviado.

PARECEU PRESSÃO

De qualquer forma, o vereador Sandro de Bibi, que apresentou o recurso de anulação, ainda trouxe para o seu campo cinco colegas: ele e quem se absteve.

Mas, enfim, Lula passará a ser estanciano.

ALGUMAS OPINIÕES

Nas redes sociais algumas manifestações. Um empresário disse que o recurso “tirou o brilhantismo” e um radialista falou: “faltou o bom senso. Melhor assim e pronto”.

Um policial civil postou: “que pena! Continuo seno conterrâneo de Lula”.

MACHADO SUGERE

José Carlos Machado sugere ao ex-presidente Lula (PT) que, ao atravessar o rio São Francisco, veja que nada que ele prometeu de revitalização foi feito.

Dá para ver que o Velho Chico está morto.

ATRAVESSA A PÉ

Lula da Silva vai atravessar o rio de lancha, mas Machado sugere que ele o faça a pé, nas proximidades da foz. Machado considera que “é muito mais fácil”.

Apenas terá que nadar 50 metros, o que não será difícil para o ex-presidente.

ATÉ DOCUMENTO

Luis Garibalde (PMDB) vê Belivaldo Chagas como melhor candidato ao Governo e que se fosse necessário faria um documento de apoio a ele na Assembleia.

– Tenho certeza que a maioria dos deputados assinaria, disse.

NOVA CHAPA

A militância petista influente – e não a cúpula – trabalha abertamente para que Rogério Carvalho (PT) seja o nome para governador.

Montaram até uma chapa com o deputado Luciano Bispo a vice.

FAZER A FEIRA

Luciano Bispo (PMDB), que é favorável à candidatura de Belivaldo, até já disse, em tom de brincadeira, que se fosse o vice, sua mulher disputaria a Assembleia.

– Se ela não for deputada, quem vai fazer a feira?

SOBRE DESVIOS

O deputado federal Valadares Filho (PSB) denuncia que estão desviando água do Velho Chico para irrigação e propõe audiência pública para discutir o assunto.

Valadares quer que seja responsabilizado os acusados.

CANDIDATO À REELEIÇÃO

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) não vai disputar – de jeito nenhum – vaga na Câmara Federal. Está decidido que tentará a reeleição.

Já tem suas bases firmadas e quer se manter na Assembleia.

ESTARÁ COM LULA

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), disse ontem que estará na primeira fila para receber o ex-presidente Lula e desfilar ao seu lado em toda cidade.

Enquanto isso, o grupo dos Reis radicaliza contra o PT.

SOBRE ANDRÉ MOURA

De Brasília, o jornalista Genésio Araújo Jr, da Política Real, informa que André Moura está bem cotado para ocupar o lugar de Antônio Imbassahy na articulação política.

Artur Lira, do maior partido do centrão, ainda não fechou com André.

SÓ UMA CERTEZA

Segundo ainda Genésio Araújo, só existe uma certeza nisso tudo: “Antônio Imbassahy terá que sair da Secretaria do Governo de Michel Temer”.

– Mas o Planalto ainda não sabe como fazer isso.

Notas

Provedor grátis – A CCJ da Câmara aprovou, em caráter conclusivo, proposta que coloca na lei a proibição de cobrança, pela empresa de acesso à internet, de serviço de provedor. Esse serviço, segundo o texto, deverá ser oferecido gratuitamente pela empresa que prestar o serviço de conexão à internet em banda larga.

0x0

Prioridade no IR – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou ontem, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 1465/11, do Senado, que concede aos professores prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

0x0

Crime de obstrução – Procuradores Anselmo Lopes e Sara Moreira denunciaram Geddel Vieira pelo crime de obstrução de Justiça no âmbito das operações Sépsis e Cui Bono?.  A acusação tem como base suposta pressão exercida para que Lúcio Funaro ficasse em silêncio e não partisse para acordo de colaboração premiada.

0x0

Base sólida – O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse ontem, em Brasília, que o governo espera que a reforma da Previdência seja aprovada até a primeira quinzena de outubro na Câmara dos Deputados, para depois ser encaminhada ao Senado. Governo quer construir base sólida para aprová-la.

0x0

Começa percurso – Primeira parada, Salvador, Bahia. É de lá que o ex-presidente Lula dará início, hoje, a viagem pelos nove estados do Nordeste, no projeto Lula Pelo Brasil. O grande percurso será encerrado no dia 5 de setembro, no Maranhão. Durante 20 dias, Lula percorrerá a região de ônibus e passará por 25 cidades.

0x0

Terá resistência – O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), prevê que o aumento do déficit vai enfrentar resistência entre os parlamentares. A base argumentou que a alteração mostra que o governo está agindo com transparência e aponta a queda de receitas como culpada, como afirma Efraim Filho, líder do Democratas.

Conversando

Sessão quente – Acirrada a discussão na Câmara Municipal de Estância sobre a anulação da sessão que concedeu título de cidadão estanciano ao ex-presidente Lula.

Tudo pronto – Já está tudo preparado em Sergipe para receber a caravana do ex-presidente Lula, que chega ao Estado no próximo domingo.

Problemas pontuais – Albertho Jorge fala de grande número de atendimentos da Saúde em Aracaju e pede ajuda a Gilmar Carvalho para resolver problemas pontuais.

Como entender? – Difícil entender como um assessor de área como a Saúde pede ajuda a um radialista para resolver problemas da área no município.

Sobre projeto – Deputado Georgeo Passos fala sobre projeto que regulamentaria cobrança do ICMS no boleto das contas de energia.

Pintura de meio-fio – Radialista J. Pereira denuncia suposto contrato superfaturado para pintura de meio-fio em Aquidabã e questiona fiscalização do TCE.

Sargento Edgard – Essa coisa de racismo é para imbecis, os animais têm cores diversas e quase sempre nós os admiramos. Torço pelo fim dessa idiotice humana.

Restringe minorias – Distritão impede renovação, favorece aos políticos já conhecidos e restringe minorias, dizem especialistas.

Atividade essencial – Presidente Michel Temer (PMDB) assinou ontem decreto que reconhece supermercados como atividade essencial.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também